O que é lesão aguda e crônica?

Perguntado por: Margarida Baptista de Matias  |  Última atualização: 22. März 2022
Pontuação: 5/5 (54 avaliações)

Quanto às feridas agudas, a principal causa no nosso meio são os traumatismos, seguido de feridas térmicas, infecciosas, químicas, vasculares, alérgicas e radioativas. As feridas crônicas têm um processo de cicatrização complicado por processos infecciosos ou em decorrência de outras doenças existentes.

O que é lesão aguda?

Feridas agudas

Em geral, a cicatrização ocorre dentro do período esperado e sem complicações. As principais causas são traumatismos, mas também podem ser feridas térmicas (queimaduras), infecciosas, químicas, vasculares, alérgicas e radioativas.

O que é uma lesão crônica?

As feridas crônicas são feridas que demoram muito a cicatrizar e podem, inclusive, não fechar, caso o curativo ideal não seja realizado e se a causa da ferida não for tratada. O maior exemplo são as lesões ou úlceras por pressão, conhecidas popularmente como “escaras”.

Como cuidar de uma ferida crônica?

Limpe: toda ferida precisa ser higienizada. Portanto, remova toda impureza, corpos estranhos, secreções e elementos presentes sobre a ferida e ao seu redor. Prefira o uso de soro fisiológico, água destilada ou filtrada. Na falta dessas opções, use água limpa fervida.

Quais são os tipos de lesões?

Confira, a seguir, as 10 lesões mais comuns em praticantes de esportes.
  • Entorse. ...
  • Contusão. ...
  • Cãibra. ...
  • Luxação. ...
  • Fratura por estresse. ...
  • Estiramento e distensão muscular. ...
  • Tendinite. ...
  • Bursite.

Insuficiência Renal AGUDA ou CRÔNICA

45 questões relacionadas encontradas

Quais os 4 estágios da ferida?

FERIDA qualquer lesão na integridade da pele e tecidos adjacentes . Classificação da UP pelo comprometimento tecidual: • Estágio I: comprometimento da epiderme; Estágio II: comprometimento até a derme; • Estágio III: comprometimento até o subcutâneo; • Estágio IV: comprometimento do músculo e tecido adjacente.

Qual é a classificação das feridas?

As feridas podem ser classificadas de três formas diferentes: de acordo com a maneira como foram produzidas, de acordo com o grau de contaminação e de acordo com o comprometimento tecidual. Quanto ao mecanismo de lesão as feridas podem ser descritas como incisas, contusas, lacerantes ou perfurantes.

O que é fase aguda subaguda e crônica?

A fase aguda dura aproximadamente sete dias, podendo variar de três a dez dias, já a fase subaguda pode haver ausência da febre e persistência ou agravamento da artralgia. Para ser classificada como fase crônica, é preciso que os sintomas persistam por mais de três meses, após o início da doença.

O que é uma doença subaguda?

Define-se como sub-aguda um estágio um pouco mais avançado da doença, quando a infecção se desenvolve por cerca de um ou dois meses, devido à falta de tratamento adequado. Nos casos em que a infecção persiste por mais de dois meses ou até anos, é caracterizado como osteomielite crônica.

Quanto tempo dura a fase subaguda?

Fases da doença

Alguns pacientes evoluem com persistência das dores articulares após a fase aguda, caracterizando o início da fase subaguda, com duração de até três meses. Quando a duração dos sintomas persiste além dos três meses atinge a fase crônica.

O que significa a palavra subaguda?

[ Patologia ] Ligeiramente agudo, entre agudo e crónico (ex.: doença subaguda; inflamação subaguda).

Qual a classificação das feridas em relação à contaminação?

Grau de contaminação:

A probabilidade de infecção da ferida é baixa, em torno de 1 a 5%. Limpas-contaminadas ou potencialmente contaminadas: não há contaminação grosseira. O risco de infecção é de 3 a 11%. Contaminadas: há reação inflamatória.

Como caracterizar uma ferida?

Quanto ao grau de abertura, as feridas podem ser: • Abertas, feridas em que as bordas da pele estão afastadas; • Fechadas, feridas em que as bordas da pele estão justapostas.

Como descrever uma ferida?

Ferida é qualquer lesão que interrompa a continuidade da pele. Pode atingir a epiderme a derme, tecido subcutâneo, fáscia muscular, chegando a expor estruturas profundas.

Quais as fases de cicatrização das feridas?

O processo de cicatrização é dividido didaticamente em três fases: inflamatória, proliferação ou granulação e remodelamento ou maturação.

O que é fibrina e esfacelo?

O esfacelo é o tecido reconhecido como inviável. Ele é um tecido não vascularizado, de modo que se apresenta numa cor amarelada e com uma consistência macia. Em sua composição são encontrados microrganismos, leucócitos, elastina, fibrina e colágeno.

O que é fricção e cisalhamento?

Fricção e Cisalhamento: Fricção é quando a pele se move contra a superfície de suporte; Cisalhamento a pele, tecidos profundos e a proeminência óssea deslizam uma sobre a outra.

Como descrever uma ferida na enfermagem?

Veja o que você deve anotar:
  1. Tipo de lesão (úlcera por pressão, ferida operatória, escoriações etc.)
  2. Localização da lesão;
  3. Caractererização do leito da ferida: aspecto do tecido (tecido de granulação, fibrina, necrose etc);
  4. Presença do Exsudato: registrar aspecto, quantidade e odor;

O que é uma ferida?

Feridas são lesões que podem ter diferentes tamanhos e surgir em pontos como a pele, as mucosas do corpo e até mesmo na camada superficial dos órgãos.

Como avaliar uma lesão?

Ao avaliar e registrar as características da LP, atentar para os seguintes aspectos:
  1. Localização anatômica;
  2. Estágio;
  3. Tamanho (comprimento, largura e profundidade);
  4. Tipo(s) de tecido;
  5. Cor;
  6. Condição da pele ao redor da lesão;
  7. Bordas da ferida;
  8. Presença de túneis e cavidades;

Como as feridas são classificadas quanto ao conteúdo bacteriano?

As feridas podem ser classificadas de acordo com a sua causa, tempo de cicatrização e conteúdo bacteriano: -causa: as feridas podem ser de causa cirúrgica (finalidade terapêutica), traumáticas (acidentes) ou ulcerativas; -tempo de cicatrização: agudas ou crônicas; -conteúdo bacteriano: limpa, contaminada, infectada.

O que é uma ferida infectada?

Feridas infectadas são as feridas que sofrem a invasão de microorganismos patogênicos que causam Infecção.

O que é sub ramo?

Parte secundária que sai do ramo propriamente dito; braço.

O que é a subcategoria?

Significado de Subcategoria

substantivo feminino Divisão de uma categoria. Etimologia (origem da palavra subcategoria). Sub + categoria.

Como escrever quanto?

Quando usar em quanto? Em quanto é uma sequência formada pela preposição em e pelo pronome quanto, que pode ser indefinido, relativo ou interrogativo. Esta sequência é usada para obter informação sobre a quantidade, o preço e a intensidade de algo.

Artigo anterior
Quais são as principais ideias de Wallon?
Artigo seguinte
O que significa o olho do Boruto?