O que é jurisprudência e para que serve?

Perguntado por: Joel Ivo Amaral  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.4/5 (71 avaliações)

Jurisprudência é o resultado de uma série de decisões proferidas por tribunais que versam sobre uma matéria em determinado sentido. É a aplicação da lei ao caso concreto e tem o papel de uniformizar o entendimento de todos os tribunais, garantindo segurança jurídica e auxiliando advogados e advogadas em suas petições.

O que é jurisprudência exemplo?

Jurisprudência é um importante termo jurídico que se refere ao conjunto de decisões e entendimentos que os tribunais têm acerca de um tema. Ou seja, é uma espécie de histórico de decisões tomadas pelos tribunais, sobre temas semelhantes que apontam para uma mesma direção.

Para que serve uma jurisprudência?

Serve para pacificar os conflitos, com conteúdo decisório que, como resultado, produz uma sentença. Pode condenar ou absolver o réu e reconhecer ou não o direito do reclamante. Neste caso entendemos decisão judicial em sentido amplo, ou seja, a sentença que estabeleça um sentido sobre determinada matéria.

O que faz virar jurisprudência?

A jurisprudência surgiu no direito inglês que foi desenvolvido para ir contra os costumes locais que não eram comuns. Para combater isso, o rei enviava juízes que presidiam o júri e constituiu um sistema de regras em tribunais separados.

O que é a jurisprudência no Direito?

Jurisprudência é um termo jurídico, que significa o conjunto das decisões, aplicações e interpretações das leis A jurisprudência pode ser entendida de três formas, como a decisão isolada de um tribunal que não tem mais recursos, pode ser um conjunto de decisões reiteradas dos tribunais, ou as súmulas de jurisprudência, ...

O que é jurisprudência?

20 questões relacionadas encontradas

Como explicar uma jurisprudência?

Jurisprudência é o resultado de uma série de decisões proferidas por tribunais que versam sobre uma matéria em determinado sentido. É a aplicação da lei ao caso concreto e tem o papel de uniformizar o entendimento de todos os tribunais, garantindo segurança jurídica e auxiliando advogados e advogadas em suas petições.

Como entender o que diz uma jurisprudência?

A melhor forma de estudar jurisprudência é ler os informativos disponibilizados pelo STF e STJ. Portanto, os estudantes precisam acompanhar as publicações dos tribunais superiores constantemente. Os informativos, por si só, contêm muita informação.

Qual o papel da jurisprudência nos dias atuais?

A jurisprudência apresenta relevância cada vez mais acentuada no Direito[1]. Ela pode ser entendida como o conjunto de decisões uniformes e constantes dos tribunais, proferidas para a solução judicial de conflitos, envolvendo casos semelhantes[2].

Qual a diferença entre acórdão e jurisprudência?

Jurisprudência é o conjunto de acórdãos (decisões judicias), englobada de um todo (prevalece à ideia de um conjunto com diversas causas julgadas). Enquanto Súmula é o resultado decorrente do conjunto de decisões judiciais, sendo assim, uma parte haurida da jurisprudência.

Quanto à jurisprudência como fonte do Direito?

Costuma-se dizer que a jurisprudência é fonte secundária ou subsidiária do direito, porque o juiz julga segundo a lei vigente, não lhe sendo lícito inovar a legislação a pretexto de interpretar.

Como faço para pesquisar jurisprudência?

Para isso, basta acessar o site do tribunal em questão e procurar o link “Jurisprudência”, digitar o assunto desejado e pesquisar tudo o que estiver relacionado ao tema. Todos os tribunais possuem esses mecanismos de buscas.

Como citar jurisprudência no corpo do texto?

Para citar uma jurisprudência em seu trabalho, a ABNT considera elementos essenciais:
  1. Jurisdição: país, estado ou cidade (em letras maiúsculas).
  2. Órgão judiciário: é o nome da corte ou tribunal.
  3. Turma e/ou região: colocar entre parênteses, se houver.
  4. Tipo de documento: nome do documento (Ex: Súmula).

O que acontece quando é publicado o acórdão?

Quando se tratar de acórdão, tem-se como publicada a decisão no momento em que o presidente do órgão julgador anuncia publicamente o resultado do julgamento. A proclamação do resultado encerra o julgamento,2 estejam ou não as partes presentes. A lavratura do acórdão é mera documentação do que foi decidido.

O que vem depois de publicado o acórdão?

Quando há o julgamento de um recurso por exemplo, embargos de declaração após a publicação do acórdão relativo ao julgamento de um processo, os procedimentos acima descritos se repetem, ou seja, há publicação de novo acórdão, que retrata o entendimento da Corte quanto ao tema objeto do recurso.

O que é um acórdão em um processo?

Acórdão é a decisão do órgão colegiado de um tribunal (câmara, turma, secção, órgão especial, plenário, etc.), que se diferencia da sentença, da decisão interlocutória e do despacho, que emanam de um órgão monocrático, seja este um juiz de primeiro grau, seja um desembargador ou ministro de tribunais — estes, ...

Qual a importância da jurisprudência na advocacia?

4. Qual a importância da jurisprudência na advocacia? O papel da jurisprudência, então, é uniformizar e balizar a aplicação do Direito em um tribunal. Contudo, não deve ser o único fator determinante para uma decisão, ainda que vincule, em certo nível, a sentença.

Qual a importância da jurisprudência na qualidade de fonte para o direito Administrativo?

A jurisprudência é a fonte mais geral e extensa de exegese, indica soluções adequadas às necessidades sociais, evita que uma questão doutrinária fique eternamente aberta e dê margem a novas demandas: portanto diminui os litígios, reduz ao mínimo os inconvenientes da incerteza do Direito, por que de antemão faz saber ...

Qual a importância da uniformização da jurisprudência?

A uniformização de jurisprudência enseja uma pacificação dos precedentes jurisprudenciais quanto ao tema e, por essa razão, fortalece a segurança jurídica e a credibilidade do Poder Judiciários junto aos jurisdicionados, a par que evita decisões conflitantes para idênticas situações que ameaçam a confiança no princípio ...

Como ler os informativos do dizer o Direito?

Aqui, uma alternativa em vez de retroagir seria ler uma das revisões gratuitas do próprio dizer o direito.
...
Então a regra é:
  1. Abram a versão completa.
  2. Leiam somente a conclusão.
  3. Se não entenderem a conclusão, aí sim leiam a fundamentação.
  4. Se o julgado for muito importante, também leiam a fundamentação.

Como se lê uma ementa?

No âmbito da União as ementas costumam ter um preâmbulo, em caixa alta, e depois um ou mais itens, em letra minúscula, separados por algarismos romanos. Nas Cortes Estaduais é comum que a ementa consista em apenas um parágrafo que, sinteticamente, resume a conclusão do acórdão. O relator do acórdão é o autor da ementa.

Quando sair o acórdão quanto tempo demora para empresa pagar?

O relator do recurso especial, ministro Marco Aurélio Bellizze, explicou que, conforme os artigos 523 e 525 do CPC/2015, iniciado o cumprimento de sentença, a requerimento do exequente, o executado será intimado para pagar em 15 dias.

Quanto tempo leva o recurso após publicação do acórdão?

Não é possível determinar em quanto tempo um processo será julgado a partir de sua distribuição. Os conselheiros têm o prazo regimental de 180 dias para encaminhar o recurso para a pauta de julgamento.

Qual o prazo para cumprir o acórdão?

3. Decorrido o prazo de quinze dias sem o cumprimento espontâneo da obrigação, torna-se impositiva a aplicação da multa prevista no art. 475-J do CPC e o arbitramento dos honorários advocatícios.

Como citar jurisprudência no corpo do texto ABNT?

A norma que regulamenta a citação de jurisprudências é a ABNT NBR 6023.
...
Perceba que os elementos obrigatórios para citar jurisprudência em TCC são:
  1. Jurisdição e o órgão judiciário competente;
  2. Título e o número da jurisprudência;
  3. Partes envolvidas (opcional);
  4. Relator;
  5. Local;
  6. Data;
  7. Dados da publicação.

Qual o melhor site para pesquisar jurisprudência?

Qual o melhor site para fazer pesquisa de jurisprudências?
  1. JusBrasil. No site Jusbrasil, há um link específico para a pesquisa jurisprudencial. ...
  2. Digesto. Outra ferramenta que compila a pesquisa de jurisprudências sob vários temas é a Digesto. ...
  3. Legjur. ...
  4. Google.

Artigo anterior
Quanto tempo dura folheado?
Artigo seguinte
Quanto aos princípios constitucionais do processo também aplicaveis ao processo de execução?