O que é Isovolumétrica exemplos?

Perguntado por: Emanuel Luís Pinto de Barros  |  Última atualização: 16. April 2022
Pontuação: 4.7/5 (49 avaliações)

A transformação isocórica, também chamada de isovolumétrica ou isométrica, é um tipo de transformação gasosa em que se mantém o volume constante e ocorre a variação da temperatura e da pressão. Por exemplo, imagine uma lata do tipo spray. Em seu rótulo é dito que não se deve incinerá-la.

O que é transformação isotérmica exemplos?

Transformação isotérmica é aquela na qual um sistema fechado varia seu volume e pressão, sem variar a temperatura. Dessa forma, o sistema permite troca de energia, porém, não de matéria. Essa transformação acontece, geralmente, quando o sistema está em um recipiente isotérmico. Por exemplo, um calorímetro.

O que são transformações gasosas dê exemplos?

Um bom exemplo que pode ser tomado é o de uma bexiga cheia de ar. Quando a temperatura do gás dentro da bexiga aumenta, seu volume também aumenta. Processo semelhante ocorre quando a temperatura do gás dentro da bexiga diminui, já que seu volume também diminui.

Como funciona a transformação isovolumétrica?

Uma transformação isocórica, também denominada transformação isovolumétrica, ou ainda isométrica, ocorre quando se mantém o volume constante e se variam a temperatura e a pressão de um gás com massa fixa. O termo isocórica vem do grego: iso significa igual, e coros é volume; isto é, volume igual ou volume constante.

O que é transformação isobárica exemplos?

Uma transformação isobárica ocorre quando o gás está com uma pressão constante. Por exemplo, se for feito em um ambiente aberto, a transformação será isobárica, pois a pressão será a pressão atmosférica que não mudará. Nesse caso, a temperatura e o volume é que variam.

30 - Exercícios transformação isovolumétrica (Lei de Charles)

15 questões relacionadas encontradas

Pode ser considerado um exemplo de processo Isobárico?

Pode ser considerado um exemplo de processo isobárico: a) Um balão de gás Hélio que sobe pelo empuxo atmosférico.

O que é transformação isobárica qual sua fórmula?

No gráfico temperatura x volume (T x V) verificamos a equação pela reta: Já no gráfico volume x pressão (V x p), observamos que enquanto o volume aumenta do estado 1 para o estado 2, a pressão permanece a mesma. Se neste tipo de transformação gasosa há um aumento do volume, dizemos que houve uma expansão isobárica.

Qual a principal característica em um processo Isovolumétrico?

Em um processo isovolumétrico, a pressão é mantida constante e o volume ocupado pelo gás varia proporcionalmente à sua temperatura absoluta. Em processos isovolumétricos, o volume permanece constante e não há, portanto, realização de trabalho.

Como resolver uma transformação isovolumétrica?

Para você entender a representação matemática da Lei de Gay-Lussac: P = k.T , veja que 'P' é a Pressão; 'T' é a Temperatura, e 'k' é uma constante de proporcionalidade. O gráfico da transformação isocórica representa a variação da pressão com a variação da temperatura ( em kelvin) e é sempre uma reta .

O que diz a lei de Charles sobre a transformação isovolumétrica?

Esta é a famosa Lei de Charles, enunciada da seguinte forma: "Para uma dada massa de gás perfeito, mantida a volume constante, pressão é diretamente proporcional à temperatura absoluta."

O que são transformação gasosa?

As transformações gasosas são aquelas em que se considera uma determinada massa fixa de um gás ideal em um sistema fechado para observar como as variáveis de estado dos gases (pressão, volume e temperatura) inter-relacionam-se.

O que são as transformações gasosas como elas ocorrem de um exemplo de cada uma das transformações *?

Transformações gasosas são processos em que um gás pode ter um ou mais de seus parâmetros de pressão, volume e temperatura alterados. Existem transformações gasosas especiais, nas quais pelo menos uma dessas grandezas é mantida constante. São tipos de transformações gasosas: Não pare agora...

O que é uma transformação isotérmica?

A transformação isotérmica ocorre quando um gás, em condições ideais, sofre variação na sua pressão e no seu volume, mas a temperatura permanece constante. A palavra isotérmica vem do grego, em que iso significa “igual”, e thermo significa “calor”, ou seja, “calor igual”, o que dá a entender que a temperatura não muda.

Qual a diferença entre térmico e isotérmico?

Térmica conserva a temperatura por mais tempo (A maioria das garrafas, térmica ou isotérmicas, são essas). Isotérmicas, levando ao pé da letra, não permitem troca nenhuma de calor do líquido no interior da garrafa com o exterior. Ou seja, vc põe o líquido lá gelado e ele fica gelado pra eternidade.

O que é uma transformação isotérmica construa o seu gráfico?

A representação gráfica da transformação isotérmica é uma hipérbole. Quanto maior o produto p.V dessa transformação, mais afastada essa hipérbole ficará dos eixos do gráfico. O nome dado a essa curva representada no gráfico é Isoterma.

O que significa a palavra isotérmica?

Significado de Isotérmico

adjetivo Relativo, pertencente ou caracterizado por igualdade de temperatura; isotermo, homotermal. [Meteorologia] Nome dado à linha que liga todos os pontos em que a temperatura média de um dado período é a mesma: linha isotérmica.

Como calcular o trabalho realizado por um gás?

O trabalho de um gás em uma transformação isobárica pode ser calculado pelo produto entre a força e a variação de volume desse gás após ser submetido a uma fonte de calor.

Como fazer uma transformação isotérmica?

A fórmula matemática que expressa a transformação isotérmica é dada por: P.V = k, porque quando duas grandezas como essas são inversamente proporcionais, o seu produto é sempre uma constante. Por isso, temos também que: Pinicial . Vinicial = Pfinal . Vfinal.

Qual dos gráficos melhor representa uma transformação isovolumétrica?

Qual dos gráficos abaixo melhor representa essa transformação? Alternativa “c”. Essa é uma transformação isovolumétrica ou isocórica, porque o volume permaneceu constante, sendo que o gráfico dessa transformação sempre origina uma reta crescente, pois, com o aumento da temperatura, a pressão aumenta proporcionalmente.

Qual a principal característica em um processo isotérmico?

Nos processos isotérmicos, a temperatura do sistema se mantém constante durante todo o processo. Sendo assim, para gases ideais a energia interna também se mantém constante.

Quais são as três características principais dos gases?

Entre as principais características dos gases estão: volume e forma variáveis, grande compressibilidade e expansibilidade, baixa densidade e são miscíveis entre si.

Qual das alternativas abaixo caracteriza uma transformação isovolumétrica *?

Portanto, a alternativa correta é a letra D. Durante uma transformação isovolumétrica, um gás ideal sofre um aumento em sua pressão, tendo-a triplicada.

Qual a variação de pressão em uma transformação isobárica?

Uma transformação isobárica é uma variação do volume e da temperatura de determinado gás, porém com a pressão constante. Daí o significado do termo “isobárica”, que é uma palavra que vem do grego: iso = igual; e baros = pressão; ou seja, a pressão permanece igual, não varia.

O que é o processo isobárico?

Em termodinâmica, um processo isobárico é uma mudança no estado de uma certa quantidade de matéria na qual a pressão permanece constante. O que muda é uma ou mais de suas variáveis ​​de estado. Se o calor é transferido para o sistema, o trabalho é feito e a energia interna do sistema também muda.

O que significa processo isobárico?

A transformação isobárica ocorre quando uma massa fixa de determinado gás sofre variação no volume e na temperatura, mas a pressão mantém-se constante. As transformações gasosas sempre ocorrem com uma das variáveis de estado dos gases mantida constante, enquanto as demais sofrem variação.

Artigo anterior
Porque o processo de fundição é mais vantajoso?
Artigo seguinte
Quais elementos são racionais?