O que é ISO 22000 e FSSC 22000?

Perguntado por: Cláudia Núria Moreira Gaspar Guerreiro  |  Última atualização: 2. März 2022
Pontuação: 4.7/5 (9 avaliações)

Entretanto, a FSSC 22000 (Food Safety Sistem Certification) é um esquema de certificação do sistema de segurança de alimentos, que inclui os requisitos da ISO 22000, requisitos de boas práticas de fabricação incluídos na especificação técnica do segmento (ISO/TS 22002-x) e requisitos adicionais do esquema FSSC.

Qual a diferença entre a ISO 22000 e a FSSC 22000?

A principal diferença é que a norma FSSC 22000 é reconhecida pela GFSI por se tratar de uma norma completa, que engloba todos os parâmetros da ISO 22000 juntamente com programas de pré-requisitos (PRPs) e mais alguns requisitos específicos para garantir consistência, integridade e fornecer governança e gerenciamento do ...

O que é o esquema FSSC 22000?

O sistema de certificação FSSC 22000 (doravante o Esquema) descreve os requisitos para a auditoria e certificação dos sistemas de gestão de segurança de alimentos (SGSA) ou SGSA e Sistema de Gestão de Qualidade (SGQ) das organizações na cadeia de abastecimento de alimentos.

O que significa a sigla FSSC?

A sigla FSSC significa Food Safety System Certification que, em português, significa Certificação de Sistema de Segurança Alimentar. ... Categoria I: fabricação de embalagens de alimentos.

Como alternar entre a ISO 22000 para FSSC 22000?

Desta forma, o primeiro passo é identificar e implementar a especificação técnica de PPR aplicável ao segmento da empresa, exemplo: – ISO TS 22002-1 (Processamento industrial de alimentos). Em seguida, deve-se implementar os requisitos adicionais que compõem o esquema FSSC22000 (disponíveis aqui.

Diferença entre ISO 22000 e FSSC 22000

37 questões relacionadas encontradas

Quais são os requisitos adicionais da FSSC 22000?

Os requisitos adicionais da FSSC 22000 incluem gestão de serviços, rotulagem de produto, food defense, food fraud, uso do logotipo, gestão de alergênicos (estendidos às categorias E, F e G nesta versão), monitoramento ambiental, formulação de produtos (para toda a categoria D nesta versão), transporte e entrega ( ...

Onde se aplica a ISO 22000?

A ISO 22000 é uma norma verdadeiramente internacional, adequada a todos os negócios da cadeia alimentar, incluindo organizações inter-relacionadas, tais como produtores de equipamentos, materiais de embalagem, agentes de limpeza, aditivos e ingredientes.

Qual o principal objetivo da FSSC?

O seu objetivo principal é a implantação de programas de monitoramento e melhorias na questão da segurança de alimentos em todas as organizações da cadeia alimentar. ... A FSSC 22000 representa uma abordagem abrangente para a gestão de riscos voltada à segurança de alimentos em toda a cadeia de fornecimento de alimentos.

Qual o objetivo da FSSC 22000?

FSSC 22000 fornece um esquema de certificação que garante um sistema de gestão de segurança alimentar robusto para controlar perigos de segurança alimentar, minimizar riscos e garantir a produção de alimentos segura.

Como certificar FSSC 22000?

Obter a certificação de segurança de alimentos FSSC 22000: podemos certificar que sua empresa cumpre os requisitos da iniciativa FSSC 22000. Ampliar seu mercado: a FSSC 22000 é referenciada pela GFSI e reconhecida e aceita pelas maiores marcas e varejistas.

O que mudou na FSSC 22000?

A grande novidade é que nos documentos de orientação, agora tem o Guia de Cultura de Segurança de Alimentos. O GFSI TWG define cultura de segurança alimentar como "valores, crenças e normas compartilhados que afetam a mentalidade e o comportamento em relação à segurança alimentar em toda parte de uma organização."

Que ações devo ter mais atenção para garantir a certificação na FSSC 22000?

A dica é a seguinte, antes de começar a implementar o esquema FSSC 22000 faça um diagnóstico da infraestrutura frente à legislação de boas práticas de fabricação do produto ou serviço pertinente e às normas de programas de pré-requisitos (série ISO/TS 22002) para setores específicos da cadeia produtiva de alimentos.

O que mudou na FSSC 22000 51?

A versão 5.1 traz exigências para empresas da categoria I – embalagens de alimentos – para que tenham requisitos estabelecidos para controle de perigos no caso da embalagem ter um efeito funcional no alimento, como a extensão da vida útil do produto.

Por que o sistema de certificação FSSC 22000 foi desenvolvido?

Quais as vantagens da FSSC 22000 para a empresa? A FSSC 22000 auxilia empresas a gerir a segurança de alimentos em toda a cadeia de produção, estabelecendo e melhorando seu controle. Por isso, quem tem o certificado consegue transmitir maior confiabilidade ao consumidor devido à relevância desse documento.

Quem certifica a ISO 22000?

A FSSC 22000, por ser o esquema aprovado pelo comitê Global Food Safety Initiative (GFSI), facilita a exportação do produto, possibilitando abertura de novos mercados.

O que é o Plano Appcc?

O sistema APPCC (Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle), termo oriundo do inglês HACCP – Hazard Analisys and Critical Control Points, é uma ferramenta de gestão da qualidade com caráter preventivo com uma abordagem sistemática que visa identificar pontos críticos biológicos, químicos e físicos durante as ...

O que são programas de Pré-requisitos?

Programa de Pré-requisitos (PPR): Condições básicas e atividades necessárias para manter um ambiente higiênico ao longo da cadeia produtiva de alimentos adequadas para a produção, manipulação e suprimento de produtos finais seguros e de alimento seguro para o consumo humano.

Quais os principais programas de Pré-requisitos que são complementos da ISO 22000 que garantem que as especificidades de um segmento específico sejam atendidas?

Para melhor compreensão da NBR ISO 22000, ela está é dividida em quatro princípios básicos: Programas de Pré-Requisitos (PPR'S), Sistema APPCC/HACCP, Gestão e Comunicação. O objetivo de todos é garantir a segurança ao longo da cadeia.

O que é a norma BRC?

A norma BRC é reconhecida pela Global Food Safety Initiative (GFSI), um programa que visa harmonizar as normas internacionais de segurança de alimentos com o apoio dos maiores varejistas e fabricantes de alimentos do mundo.

Quais são as principais certificações de qualidade de um alimento?

14 sistemas de certificação da indústria de alimentos que todo profissional da área precisa conhecer
  1. ISO 22000. ...
  2. BRC (do British Retail Consortium) Global Standard para Segurança de Alimentos. ...
  3. FSSC (da Foundation for Food Safety Certification) 22000. ...
  4. SQF (Safe Food Quality) ...
  5. IFS (do International Featured Standards) Food.

Quando surgiu a FSSC 22000?

A introdução da FSSC 22000 em 2010 marcou uma etapa significativa rumo a um único esquema de segurança do alimento globalmente reconhecido e de credenciamento internacional.

Qual é a importância da ISO 22000 para a indústria de alimentos?

A ISO 22000 estabelece os requisitos para a implantação de um sistema de gestão da segurança alimentar em todas as fases da cadeia alimentar. II. Tal norma resultou da colaboração entre o Codex Alimentarius e a ISO, com o objetivo de harmonizar as normas internacionais de segurança alimentar.

Como implementar a ISO 22000?

Implementando o ISO 22000
  1. O gestor deve antes de tudo definir uma equipe de segurança de alimentos que seja capacitada para exercer sua função;
  2. Deve-se estabelecer Programas de Pré-Requisito (PPRs), que buscam trazer uma política eficiente de higienização, saneamento, lavanderia, controle de pragas e outros;

Qual o foco da ISO 22000?

O objetivo da ISO 22000 é harmonizar em nível global os requisitos para a gestão da segurança de alimentos para organizações dentro da cadeia alimentar.

Por que foi criada a ISO 22000?

A ISO22000 foi criada em 2005 em uma parceria da ISO, com a GFSI (Global Food Safety Initiative) e a CIAA (Confederation of Food and Drink Industries of the European Union) e foi baseada nos sete passos do APPCC (Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle, ou na sigla em inglês, HACCP – Hazard Analysis of ...

Artigo anterior
Qual é a economia de São Paulo?
Artigo seguinte
Quando o IMC é considerado perigoso?