O que é irrigação subsuperficial?

Perguntado por: Nuno Fábio Valente  |  Última atualização: 11. März 2022
Pontuação: 4.3/5 (11 avaliações)

IRRIGAÇÃO SUBSUPERFICIAL/SUBTERRÂNEA
A irrigação subterrânea consiste na aplicação de água no sistema radicular das plantas ou abaixo. Neste método existem dois sistemas que podem ser utilizados: gotejamento subterrâneo ou elevação do lençol freático.

Qual a diferença da irrigação por gotejamento superficial e subsuperficial?

Este sistema pode ser classificado, segundo a posição de instalação da linha de emissores, em superficial, quando os emissores se encontram na superfície do solo, e subsuperficial, quando os emissores se localizam abaixo da superfície.

Qual os tipos de irrigação?

Os principais tipos de irrigação utilizados atualmente são a superficial, a localizada e a aspersão.
...
  • Água parada pode prejudicar as plantas, principalmente pela diminuição da respiração das raízes;
  • Bastante dependente da declividade do solo;
  • Erosões frequentes nos sulcos;
  • Ocorrem perdas de água por percolação.

Qual método de irrigação é mais eficiente?

De acordo com Regina, o gotejamento é o método que proporciona maior economia de água.

O que é irrigação por superfície?

A irrigação por superfície é o método mais antigo e o mais utilizado em todo o mundo. De acordo com Cuenca (1989), a história da irrigação começa com a aplicação de água ao solo utilizando-se a sua superfície para o escoamento por gravidade.

Seminário - Irrigação Subsuperficial ou Subirrigação

19 questões relacionadas encontradas

Quais são as fases da irrigação por superfície?

Um processo típico de irrigação por superfície, com drenagem livre, pode ser caracterizado por quatro fases: avanço, reposição, depleção e recesso (Figura 1). A importância relativa de cada uma dessas fases na irrigação, depende do sistema utilizado.

O que é a irrigação do solo?

O que é irrigação

A prática consiste no fornecimento artificial de determinada quantidade de água ao solo em uma área específica e no momento certo para criar umidade ideal para o desenvolvimento das culturas. A unidade utilizada para irrigação chama-se lâmina e é expressa em milímetros (mm).

Qual o método de irrigação mais utilizado no Brasil?

Os principais sistemas de irrigação localizada são o gotejamento, a microaspersão e o gotejamento subsuperficial. A seguir, apresentam-se os sistemas mais usados.

Qual o sistema de irrigação mais usado no Brasil?

Os sistemas de irrigação mais comuns para esse tipo são as irrigações por inundações e as irrigações por sulcos. Esse tipo de irrigação é bastante utilizado no sul do Brasil e na produção de arroz.

Qual o método de irrigação que mais depende de sistematização da área a ser irrigada?

A irrigação por sulcos molha, normalmente, de 30 a 80% da superfície do solo, dependendo do espaçamento entre sulcos e da cultura a ser irrigada. Em consequência dessa característica, há uma redução nas perdas por evaporação e também na formação de crostas superficiais em alguns solos.

Qual a diferença de irrigação por aspersão e gotejamento?

Na aspersão, as vazões e pressões são, normalmente, de média a alta, exigindo motobombas de maior potência e demandando maior consumo de energia em relação ao gotejamento e à microaspersão. Por outro lado, os aspersores não necessitam de equipamentos de filtragem e apresentam uma menor necessidade de manutenção.

Quais são os principais tipos de irrigação por aspersão?

Tipos de sistema de irrigação por aspersão
  • Sistema de captação;
  • Sistema de bombeamento;
  • Tubulação de recalque ou linha principal;
  • Ramal ou linha lateral; e.
  • Aspersores.

Qual a diferença entre métodos e sistemas de irrigação?

O primeiro pode ser fixo ou móvel e é composto por motobombas, tubulações e aspersores para realizar a irrigação; o segundo é feito com aspersores ou sprays, instalados em estruturas móveis.

O que é irrigação pressurizada?

Na irrigação sob pressão, a água é conduzida, desde a fonte de abastecimento até a área cultivada (impulsionada quase sempre por uma estação de bombeamento), através de condutos forçados, e é distribuída às plantas mediante dispositivos especiais (irrigação por aspersão, por gotejamento, etc.).

Quais as vantagens e desvantagens da irrigação por gotejamento?

Diminui a evaporação da água e também a proliferação de ervas daninhas ao redor da plantação.
...
Irrigação por gotejamento – Vantagens e desvantagens
  • Economiza a água. ...
  • Não deixa a água se acumular sobre o solo. ...
  • Não impede a execução de outros trabalhos. ...
  • Otimiza o uso de fertilizantes.

Qual é o sistema de irrigação em que se utilizam canais?

IRRIGAÇÃO POR SUPERFÍCIE

Canais de irrigação são usados para irrigar ruas plantadas em canteiros elevados. Ambos podem ser irrigados através de bacias em nível rodeadas de pequenos diques. Em todos os sistemas de superfície a água flui por gravidade.

Quais os sistemas de irrigação localizada?

Os dois principais sistemas de irrigação localizada são o gotejamento e a microaspersão.

Quais os métodos de irrigação existentes e seus principais sistemas?

Principais tipos de irrigação
  • Irrigação localizada. É uma das técnicas mais utilizadas, principalmente nas áreas mais secas, onde a água é aplicada nas raízes das plantas, ocupando o seu redor para atingir maior profundidade. ...
  • Irrigação por aspersão. ...
  • Pivot central. ...
  • Fertirrigação. ...
  • Micro aspersão. ...
  • Irrigação de Superfície.

Qual o sistema de irrigação mais indicado do ponto de vista econômico e ambiental aspersão ou gotejamento por quê?

Umas das formas de reduzir o gasto de água na agricultura é a adoção de métodos de irrigação voltados para isso, dos quais o mais conhecido é a irrigação por gotejamento.

Quais os métodos para determinação da época de irrigação?

A determinação da época da irrigação e da quantidade de água a ser aplicada pode ser feita com o monitoramento da planta, do solo ou do clima.

Onde tem irrigação no Brasil?

Pivôs Centrais de Irrigação

Pelo mapa, quase 80% da área ocupada por pivôs centrais no País está concentrada em quatro estados: Minas Gerais (31%), Goiás (18%), Bahia (16%) e São Paulo (14%).

O que é irrigação e sua importância?

A irrigação de culturas agrícolas é uma prática utilizada para complementar a disponibilidade da água provida naturalmente pela chuva, proporcionando ao solo teor de umidade suficiente para suprir as necessidades hídricas das culturas, favorecendo a obtenção de aumentos de produtividade e contribuindo para reduzir a ...

Qual é a finalidade da irrigação?

Irrigação. A irrigação é uma técnica agrícola que tem como principal finalidade levar água à cultura no tempo e quantidade adequada para que a mesma expresse seu potencial produtivo de maneira economicamente viável.

O que é irrigação e como surgiu?

A Irrigação enquanto 'Molhação' trata-se de uma atividade que remonta 6.000 a.C., quando surgiu no Egito e Mesopotâmia (atual Irã/Iraque), mediante as águas dos Rios Nilo, Tigres e Eufrates. ... Depois, a água era drenada de volta para o rio, permitindo o cultivo em um solo umedecido e enriquecido de nutrientes.

Quais as limitações da irrigação por superfície?

As principais limitações são: (1) - dependência de condições topográficas; (2) - requer sistematização do terreno; (3) - o dimensionamento envolve ensaios de campo (4) - o manejo das irrigações é mais complexo; (5) - requer freqüentes reavaliações de campo para assegurar bom desempenho; (6) - se mal planejado e mal ...

Artigo anterior
Qual o nome dado ao composto de fórmula molecular C5H12 * 30 pontos a propano B butano C hexano D pentano?
Artigo seguinte
Qual a pena para quem mata passarinho?