O que é irrigação por gotejamento?

Perguntado por: Raquel Leonor Pires  |  Última atualização: 13. April 2022
Pontuação: 4.1/5 (66 avaliações)

Irrigação por gotejamento é um tipo de sistema de micro-irrigação que tem o potencial de economia de água e nutrientes, permitindo que a água escorra lentamente para as raízes das plantas, quer a partir de cima da superfície do solo ou abaixo da superfície.

Como funciona o sistema de irrigação por gotejamento?

A irrigação por gotejamento é um método baseado em aplicar gotas de água diretamente na raiz da planta. Esse mecanismo é possibilitado por meio de gotejadores que ficam dispostos em canos alinhados por toda extensão do sistema.

Qual é a vantagem de irrigação por gotejamento?

O uso do sistema de irrigação por gotejamento reduz o risco de contaminação da parte vegetativa da planta. Situação que pode ocorrer em algumas culturas com o sistema de aspersão e sulcos. Permite o uso de águas salinas. Quando águas salinas secam ao sol sobre a folhagem, produz efeitos negativos na cultura.

Qual a função do gotejamento?

Na irrigação por gotejamento, a água é aplicada de forma pontual através de gotas diremente ao solo. ... Nestes sistemas, o controle de umidade e nutrição destes bulbos dee ser mais cuidadosa e o uso de sensores de umidade do solo para manejo de irrigação é obrigatório.

Qual a principal função da irrigação?

Irrigação. A irrigação é uma técnica agrícola que tem como principal finalidade levar água à cultura no tempo e quantidade adequada para que a mesma expresse seu potencial produtivo de maneira economicamente viável.

Aula 1 - Irrigação por Gotejamento - Projeto

26 questões relacionadas encontradas

O que é gotejador?

O gotejador é um dos principais emissores de água no sistema de irrigação. Seu objetivo é manter o nível de umidade no solo, conforme a precisão do plantio. Simplificando, o gotejador é um sistema de irrigação que transforma o fluxo da água em pequenas gotas.

Quais as vantagens e desvantagens da irrigação por gotejamento?

Diminui a evaporação da água e também a proliferação de ervas daninhas ao redor da plantação.
...
Irrigação por gotejamento – Vantagens e desvantagens
  • Economiza a água. ...
  • Não deixa a água se acumular sobre o solo. ...
  • Não impede a execução de outros trabalhos. ...
  • Otimiza o uso de fertilizantes.

Quais as desvantagens da irrigação por gotejamento?

Desvantagens do sistema de irrigação por gotejamento
  • Ainda possui custo inicial elevado.
  • Potencial de entupimento dos emissores pela deposição de partículas minerais e orgânicas.
  • Mangueiras expostas ao sol tem um tempo de vida útil reduzido.
  • Necessita de água filtrada para diminuir os entupimentos.

Como calcular um sistema de irrigação por gotejamento?

Sabendo que cada fita gotejadora corresponde a 100 m, teremos em torno de 333,3 gotejadores com vazão de 0,533 m³/h por linha, portanto basta multiplicarmos pela quantidade de linhas que é 62 e teremos a vazão total da área irrigada, representando 33, 03 m³/h.

Qual a desvantagem da irrigação localizada?

Alto custo inicial, devido à grande quantidade de tubulações; Bastante sensível ao entupimento dos orifícios de saída de água; Diminuição da profundidade das raízes, devido à constante disponibilidade de água, isso pode diminuir a estabilidade da planta.

Quais as vantagens e limitações da irrigação?

Favorece o aumento da fotossíntese nas folhas mais baixas; Permite a utilização de água com sólidos em suspensão; Promove a fixação do nitrogênio atmosférico; Não requer equipamentos sofisticados e mão de obra qualificada.

Quais são as vantagens da irrigação?

Elevada eficiência de aplicação, como a água é aplicada diretamente na raiz, ocorrem poucas perdas por evaporação; Facilidade e eficiência na aplicação de fertilizantes, com a fertirrigação; Grande adaptação aos diferentes tipos de solo; Mantém o solo uniformemente úmido e com oxigênio.

Quais são as principais limitações ao uso do método por superfície?

As principais limitações são: (1) - dependência de condições topográficas; (2) - requer sistematização do terreno; (3) - o dimensionamento envolve ensaios de campo (4) - o manejo das irrigações é mais complexo; (5) - requer frequentes reavaliações de campo para assegurar bom desempenho; (6) - se mal planejado e mal ...

Quais as limitações da utilização da irrigação por aspersão?

Algumas limitações importantes ao uso da aspersão são: custos das instalações e de operação elevados, distribuição irregular da água por efeito do vento, favorece o desenvolvimento de algumas doenças das plantas, selamento da superfície de solos argilosos e impróprios para irrigação com águas salinas.

Quais as principais vantagens e limitações da irrigação por superfície?

Dentre as principais vantagens e limitações que caracterizam os sistemas de irrigação por superfície, destacam-se: Vantagens: - Apresentam, geralmente, o menor custo anual por unidade de área; - Potencialidade para minimizar o consumo de energia para irrigação; - Podem utilizar águas de baixa qualidade física e química ...

Qual a diferença de irrigação por aspersão e gotejamento?

Na aspersão, as vazões e pressões são, normalmente, de média a alta, exigindo motobombas de maior potência e demandando maior consumo de energia em relação ao gotejamento e à microaspersão. Por outro lado, os aspersores não necessitam de equipamentos de filtragem e apresentam uma menor necessidade de manutenção.

Quais os principais componentes de um sistema de irrigação por gotejamento?

Assim, resumidamente, os principais componentes do sistema de irrigação por gotejamento são: Emissores (gotejadores). Linhas laterais (tubos de polietileno que suportam os emissores). Linha principal e ramais de derivação (tubulação em geral de PVC 35, 50, 75 ou 100mm).

Quais são os tipos de gotejadores?

Clique no(s) link(s) abaixo para acessar o(s) catálogo(s).
  • AmnonDrip PC, CNL & PC AS inglês.
  • The Cascade Labirinth inglês.
  • Chapin.
  • ClickTif HD inglês.
  • ClickTif inglês.
  • TalDrip inglês.
  • TalDrip.
  • NaanPC espanhol.

Qual a diferença entre gotejadores e microaspersores?

Os gotejadores aplicam a água em pontos no terreno, enquanto que os microaspersores distribuem a água sobre uma pequena área circular ou setorial, onde se encontram instaladas as plantas. No gotejamento, as vazões são baixas, geralmente, inferiores a 20 L/h, em cada ponto de emissão.

Quanto tempo dura um gotejador de garrafa pet?

A ISLA tem uma novidade ótima para os esquecidos de plantão ou hortelões que estão com viagem marcada: é o Rega Fácil, um gotejador que pode ser acoplado a uma garrafa pet para manter suas plantas sempre bem irrigadas por até 10 dias!

Qual a vantagem e a desvantagem da irrigação por microaspersão?

Menor desperdício, pois não haverá aplicação de água fora da área cultivada. Possibilidade de se irrigar de forma localizada e de não molhar a folhagem de hortaliças tutoradas. Desvantagens: Mais uso de mão de obra, caso o sistema não seja fixo.

Artigo anterior
O que comer após cirurgia na boca?
Artigo seguinte
Quantos tipos de linguiça existem?