O que é inteligencia emocional?

Perguntado por: Vitória Lima Gaspar  |  Última atualização: 4. Februar 2022
Pontuação: 4.1/5 (4 avaliações)

Inteligência emocional é um conceito em psicologia que descreve a capacidade de reconhecer e avaliar os seus próprios sentimentos e os dos outros, assim como a capacidade de lidar com eles.

O que é a inteligência emocional?

A inteligência emocional é um conceito da psicologia usado para designar a capacidade do ser humano de lidar com as emoções. Para administrar as emoções e conquistar a inteligência emocional é preciso haver equilíbrio entre as áreas presentes nos dois hemisférios do cérebro: o esquerdo e o direito.

O que é inteligência emocional exemplos?

De acordo com a psicologia, inteligência emocional é a capacidade de identificar e lidar com as emoções e sentimentos pessoais e de outros indivíduos. Um exemplo é a pessoa que consegue terminar suas tarefas e atingir suas metas, mesmo sentindo-se triste e ansiosa ao longo de um dia de trabalho.

Quais são os 5 pilares da inteligência emocional?

Daniel Goleman, jornalista científico especializado nessa área, elenca os cinco pilares da Inteligência Emocional (IE), quais sejam:
  • 1 – Conhecer as próprias emoções. ...
  • 2 – Controlar as emoções. ...
  • 3 – Automotivação. ...
  • 4 – Empatia. ...
  • 5 – Saber se relacionar interpessoalmente.

O que é inteligência emocional e como desenvolvê lá?

Ela pode ser definida, de maneira simples, como a habilidade em reconhecer reações emocionais em si e no outro, assim como entender os efeitos que tais comportamentos exercem. ...

INTELIGÊNCIA EMOCIONAL: O que é, Benefícios e Como Desenvolver | Daniel Goleman

30 questões relacionadas encontradas

O que é inteligência emocional e para que ela serve?

O QUE É E PARA QUE SERVE A INTELIGÊNCIA EMOCIONAL? Para Goleman, a inteligência emocional é a capacidade de reconhecer os nossos próprios sentimentos e os dos demais, de nos motivarmos e de manejar adequadamente as relações.

Como a inteligência emocional e o autoconhecimento podem melhorar a sua vida?

A inteligência emocional (ou autoconhecimento emocional) é a capacidade intrínseca de cada indivíduo em administrar as próprias emoções e compreender as emoções do outro, agindo de maneira empática.

Quais são os 5 pilares da vida?

Os 5 pilares da qualidade de vida
  1. Alimentação saudável. Os alimentos são a fonte de energia de que precisamos para realizar nossas atividades diárias e abastecer a demanda nutricional exigida por nosso corpo. ...
  2. Relações sociais. ...
  3. Equilíbrio mental. ...
  4. Exercícios físicos. ...
  5. Qualidade de sono.

Quantos e quais são os princípios básicos da inteligência emocional?

Controle das emoções ou autogerenciamento

O importante, no entanto, é não cair nas armadilhas do desespero. Essas situações podem impulsionar decisões equivocadas.

Quais são os principais aspectos da inteligência emocional?

Inteligência emocional caracteriza-se pelo modo como as pessoas lidam com suas emoções e com as das pessoas próximas. Isto envolve características como empatia, motivação, liderança, cooperação, autoconsciência.

Como aplicar a inteligência emocional numa situação real?

Dicas sobre como desenvolver a inteligência emocional
  1. Observe e analise seu próprio comportamento. ...
  2. Domine suas emoções. ...
  3. Aprenda a trabalhar as emoções negativas. ...
  4. Aumente a sua autoconfiança. ...
  5. Aprenda a lidar com a pressão. ...
  6. Não tenha medo de se expressar. ...
  7. Desenvolva o sentimento de empatia. ...
  8. Coloque em prática a resiliência.

Como descrever o emocional?

Você sabe descrever suas emoções com palavras precisas

Dizer apenas que está se sentindo “mal” é muito diferente de se descrever como “perplexo”, “frustrado” ou “ansioso”, por exemplo. Pessoas com inteligência emocional sabem gerir seus próprios sentimentos porque sabem exatamente quais são eles.

O que a inteligência emocional pode te trazer de bom?

Este pilar é o segundo item que caracteriza uma boa inteligência emocional: a capacidade de reconhecer os sentimentos dos outros e criar empatia por eles. Com esta habilidade, um dos principais benefícios é construir uma relação muito mais forte com todos, seja com amigos, familiares ou até mesmo colegas de trabalho.

O que melhor define sinteticamente a inteligência emocional é?

Sinteticamente, para responder o que é inteligência emocional, podemos dizer que se trata da capacidade de um indivíduo em perceber e expressar suas emoções de maneira consciente. Significa que, em vez de simplesmente reagir às situações, a pessoa é capaz de “raciocinar emocionalmente”.

Qual a importância de se trabalhar a inteligência emocional?

Por que a inteligência emocional é tão importante? Pessoas 'emocionalmente inteligentes' são mais confiantes e motivadas, avaliam constantemente suas atitudes e pensamentos, se relacionam de maneira mais equilibrada e conseguem encarar situações difíceis com mais facilidade, possuindo grande capacidade de superação!

O que é inteligência emocional Paulo Vieira?

Segundo Paulo Vieira, inteligência emocional é a capacidade de um indivíduo captar o mundo utilizando acertadamente na expressão de suas emoções tanto o hemisfério esquerdo cerebral, responsável pelo raciocínio analítico e racional, quanto o hemisfério direito do cérebro.

Quais são os 3 pilares da inteligência emocional?

Os pilares da inteligência emocional são: autoconsciência, autogerenciamento, consciência social e gerenciamento de relacionamentos.

Como Treinar a mente para ser mais forte que as emoções?

7 passos para ser mais forte emocionalmente
  1. A autoconsciência: 20 minutos de reflexão pessoal por dia. ...
  2. Aceite as emoções negativas. ...
  3. Entenda que os obstáculos não são muros, são desafios. ...
  4. Ao invés da atenção alheia, exija respeito. ...
  5. Lembre-se: a mudança faz parte da vida. ...
  6. Aprender a agradecer.

Quais são os pilares do autoconhecimento?

Dentro de uma concepção holística, o Ser Humano é composto de corpo, mente e espírito. O corpo se relaciona com os cinco sentidos: audição, visão, olfato, tato e paladar.

Quais são os 7 pilares da vida?

São eles: Alimentação, Atividade Física, Sono, Trabalho, Afetividade, Sexualidade e Lazer. Para os autores, cuidar bem desses "sete pilares", compreendendo-os como elementos indissociáveis, é o caminho p ara uma vida saudável.

Quais os pilares do ser humano?

O equilíbrio entre os pilares

Corpo, mente e alma são o nosso tripé, nossa base de sustentação. Como em uma construção, essas colunas precisam estar firmes e saudáveis a fim de dar o suporte necessário para mantê-la de pé. E assim somos nós, os seres humanos.

Quais são os pilares da boa saúde?

Chegou a hora de conhecer os 5 pilares da vida saudável e ter a resposta para essas perguntas.
  • Sono. O sono é um dos protagonistas no bem-estar, na saúde e na busca por uma vida saudável como um todo. ...
  • Alimentação. ...
  • Atividade física. ...
  • Saúde mental. ...
  • Convívio social.

Qual é a importância do autoconhecimento e a inteligência emocional?

Como podemos perceber, o autoconhecimento emocional é a chave para saber agir de forma assertiva nas muitas situações que ocorrem no cotidiano de um profissional. Para isso, o caminho é exercitar diariamente seu autocontrole emocional, avaliar de perto suas emoções e não deixar que se sobreponham a você.

O que é autoconhecimento e inteligência emocional?

O autoconhecimento emocional é a forma de desenvolver e fortalecer a sua autoestima por meio da identificação das suas competências, pontos de melhoria, medos e limitações e controle de emoções de acordo com cada cenário.

Como o autoconhecimento ajuda a fortalecer sua autoestima?

As emoções influenciam a maneira como percebemos a realidade à nossa volta. Sem autoconhecimento podemos acabar sendo controlados por elas. ... O diferencial que faz com que cada um consiga ter maestria sob suas emoções é o autoconhecimento. O ser humano tem a tendência de confiar apenas em quem conhece bem.

Artigo anterior
O que e um atomo?
Artigo seguinte
O que é implantodontia?