O que é inspeção na Justiça do trabalho?

Perguntado por: Mário Sandro de Melo  |  Última atualização: 20. April 2024
Pontuação: 4.6/5 (53 avaliações)

A Inspeção Judicial acontece anualmente e tem como objetivo localizar e adotar ações de regularidade dos serviços das 23 Varas do Trabalho que compõem a Justiça do Trabalho no Estado.

O que é inspeção judicial no processo do trabalho?

Utilizada como meio de prova, a inspeção judicial funciona como avaliação empírica de um contexto no julgamento de demandas complexas. O tema voltará a ser abordado em webinário promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) nesta quinta-feira (29/6), a partir das 11h.

O que significa quando o processo está em inspeção?

A inspeção serve como meio de prova e, a depender do caso, pode dispensar a necessidade de perícias. A questão está sendo trabalhada no âmbito do Projeto Demandas Complexas, como forma de viabilizar e de promover segurança a magistrados e magistradas no julgamento e na execução de processos complexos.

Para que serve a inspeção judicial?

O intuito é inspecionar pessoas ou coisas, a fim de se esclarecer sobre fato que interesse à decisão processual. Dessa forma, o juiz ou a juíza da causa pode se aproximar da realidade dos fatos e obter esclarecimentos das partes ou de seus representantes legais, além de fazer observações que considere relevantes.

O que acontece depois da inspeção judicial?

Após a visita, foi lavrado um auto de inspeção judicial. “Esse documento será analisado em conjunto com as demais provas dos autos no momento do julgamento. É muito importante poder comparecer ao local dos fatos, sempre que isso é possível e útil ao processo.

Dica do dia - Prova de Inspeção Judicial: O que é e quando usar?

24 questões relacionadas encontradas

Quanto tempo demora uma inspeção judicial?

O Juiz Federal dará conhecimento da inspeção realizada ao Corregedor-Geral, no prazo de quinze dias, a partir de seu termo final, enviando-lhe o seguinte: a) ofício capeando a Inspeção, nos termos do art.

Como é feita a inspeção?

  1. 10 passos preparatórios para.
  2. Preparar para a inspeção investigativa.
  3. Coleta de dados.
  4. Verificar os casos notificados.
  5. Organizar os dados em produto, tempo e tipo.
  6. Classificar os desvios identificados.
  7. Formular as hipóteses das causas dos desvios.
  8. Preparar a agenda da inspeção.

Quem faz a inspeção judicial?

Deste modo, o juiz determina a inspeção, sendo citados os procuradores dando ciência as partes da data de sua realização.

Quem faz a inspeção?

A inspeção pode ser realizada por profissionais especializados, como engenheiros, técnicos ou auditores, e envolve a análise minuciosa de características, condições ou documentos para identificar possíveis falhas, defeitos ou não conformidades.

Qual a diferença entre prova pericial e inspeção judicial?

A inspeção é diferente da perícia, pois a nesta ultima o exame é concedido por um técnico\perito que apresenta um laudo, o juiz, por sua vez, na inspeção, extrai suas conclusões de leigo sobre o assunto inspecionado, com o entendimento e percepções de um homem mediano, de um homem comum, mesmo que seja possível o juiz ...

Quais são as etapas da inspeção?

Quais são as etapas de uma inspeção? Investigação de quais práticas e procedimentos permitiram que essas situações ocorressem; Lista de equipamentos e projeções de danos (depreciação); Lista de quais acidentes ou doenças podem ocorrer por essas situações de risco; Fazer a sugestão de mudanças e medidas de prevenção.

O que significa despacho proferido vistos em inspeção?

Significa que ocorreu uma decisão simples, que apenas movimentou o processo.

Quais os tipos de Inspeção do Trabalho?

Os 7 tipos de inspeção de segurança
  1. Inspeção de Rotina. São aquelas realizadas com maior frequência, diária preferencialmente. ...
  2. Inspeção Periódica. ...
  3. Inspeção Eventual. ...
  4. Inspeção Especial. ...
  5. Inspeção Geral. ...
  6. Inspeção Parcial. ...
  7. Inspeção Oficial.

Quando pedir inspeção judicial?

Contemplada pelo artigo 440 do Código de Processo Civil (CPC), a inspeção judicial ocorre quando o juiz inspeciona pessoas ou coisas, a fim de esclarecer sobre fatos que interesse à decisão da causa.

Quanto tempo demora para julgar um processo eletrônico no TST?

Boa Tarde, depende do tipo de processo ou recurso, e qual instância o mesmo vai, TST, STF, STJ, contudo, mesmo assim o processo poderá demorar, dois, três anos ou até mais, salvo se já houver jurisprudência sobre o assunto, no máximo poderá demorar dois anos.

Quais os 3 tipos de inspeção?

Inspeções Periódicas. ... Inspeções Eventuais. ... Inspeções oficiais. ... Inspeções Especiais.

Quais são os tipos de inspeções?

Inspeção parcial: Realizada onde já se sabe da existência de problemas, seja por queixas dos trabalhadores ou ocorrência de doenças e acidentes do trabalho. Deve ser uma inspeção mais detalhada e criteriosa. Inspeção específica: É uma inspeção em que se procura identificar problemas ou riscos determinados.

Qual o objetivo de um relatório de inspeção?

Um relatório de inspeção é um documento preparado pelo inspetor após realizar um exame visual de uma casa, edifício ou empresa, por exemplo. Esse profissional realiza uma avaliação completa, que pode incluir dados do ambiente, situação atual de equipamentos, normas que não estão sendo cumpridas e outros detalhes.

Qual a palavra que substitui inspeção?

Exame minucioso: 1 averiguação, perícia, busca, exame, examinação, geral, investigação, pesquisa, reconhecimento, reparo, revisão, revista, varejo, visita, vistoria.

O que deve ser visto na inspeção funcional?

Inspeção funcional. Nessa inspeção, o equipamento é colocado em funcionamento para verificar se ele está operando corretamente. São realizados testes de funcionalidade para avaliar o desempenho e a resposta do equipamento em diferentes condições de uso.

Como fazer inspeção de segurança do trabalho?

Como fazer as inspeções e análises de risco da melhor forma possível?
  1. identificar os riscos existentes;
  2. listar todos os perigos;
  3. procurar e identificar suas causas e origens;
  4. descobrir quais equipamentos e funcionários estão em risco;
  5. prever os danos que podem ser causados;

Quanto tempo leva para um juiz julgar um processo?

Segundo o Relatório, os processos de conhecimento (em que o juiz julga a existência do direito) nas varas estaduais demoram, em média, 2 anos e 5 meses até uma sentença. Já os processos de execução (fase em que, já tendo sido reconhecido o direito, o devedor é obrigado a pagar) costumam demorar 5 anos e 2 meses.

O que fazer quando o juiz demora para decidir?

Nesse sentido, o jurisdicionado que se sinta lesado pela grande demora no julgamento de uma ação que seja parte poderá enviar a sua reclamação à Ouvidoria do CNJ. Porém, é necessária a identificação do reclamante e o fornecimento dados do processo, pois não são aceitas reclamações anônimas.

Quando o processo está na mesa do juiz demora?

Quanto tempo demora um processo em “Conclusos para Decisão”? O tempo que dura a etapa “Conclusos para decisão” em um processo pode variar bastante de acordo com as circunstâncias do caso judicial. Segundo a Lei (Código de Processo Civil), o Juiz tem o prazo de 10 dias para proferir uma decisão interlocutória.

Qual a primeira etapa da inspeção?

Na primeira questão, a equipe deve definir os itens centrais da inspeção. Nesse cenário, podemos incluir os processos da empresa, os ambientes, os equipamentos e, também, os recursos humanos.

Artigo anterior
Qual é o defeito de Gêmeos?
Artigo seguinte
Como tirar mancha de caneta permanente de MDF?