O que é informativos?

Perguntado por: Kelly Carlota Leite Teixeira Cunha  |  Última atualização: 2. Februar 2022
Pontuação: 4.3/5 (42 avaliações)

Texto informativo é uma produção textual com informação sobre um determinado assunto, que tem como objetivo esclarecer uma pessoa ou conjunto de pessoas sobre essa matéria. Normalmente em prosa, o texto informativo elucida e esclarece o leitor sobre o tema em questão.

O que são os informativos?

Os informativos são boletins periódicos divulgados pelos Tribunais a respeito de seus julgados. Sempre que um feito relevante é julgado, o Tribunal publica sua decisão no informativo, que é utilizado como base para a elaboração de questões pelas bancas.

O que é Informativo do STJ?

O Informativo de Jurisprudência divulga, periodicamente, teses firmadas pelo STJ que são selecionadas pela novidade no âmbito do Tribunal e pela repercussão no meio jurídico.

Qual o gênero de um texto informativo?

O texto informativo é um texto em que o escritor expõe brevemente um tema, fato ou circunstância ao leitor. Trata-se de uma produção textual objetiva, normalmente em prosa, com linguagem clara e direta. Tem como objetivo principal transmitir informação sobre algo, estando isento de duplas interpretações.

O que são informativos de jurisprudências?

O Informativo de Jurisprudência é uma publicação de periodicidade mensal que traz as principais decisões do CNJ.

Texto informativo - O que é?

42 questões relacionadas encontradas

Qual a diferença de informativo para jurisprudência?

Nas provas subjetivas e orais, saiba que é cobrado o entendimento do raciocínio que levou o tribunal àquela conclusão. ... Em regra, para concursos públicos, tenha em mente que os informativos de jurisprudência é basicamente um resumo do que foi julgado nos tribunais como STF, STJ, TSE entre outros, como foi citado acima.

Qual a diferença entre informativos e súmulas?

Já a súmula é o resumo de vários julgamentos de um determinado tribunal sobre determinada matéria, quando as decisões são no mesmo sentido. ... Os informativos, por sua vez, são documentos elaborados pelos tribunais para apresentar os entendimentos jurisprudenciais de forma clara e objetiva aos leitores.

Quais são os tipos de gêneros textuais?

Tipos e gêneros textuais
  • Texto narrativo;
  • Texto descritivo;
  • Texto dissertativo expositivo;
  • Texto dissertativo argumentativo;
  • Texto explicativo injuntivo;
  • Texto explicativo prescritivo.

Quais são os tipos de textos informativos?

Os textos informativos podem ser jornalísticos ou técnicos, sendo que os textos informativos técnicos são manuais de instrução ou bulas de remédios, por exemplo. No âmbito estrutural, muitos textos informativos são compostos por uma breve introdução, desenvolvimento e conclusão.

Como se escreve um texto informativo?

Linguagem clara, direta e objetiva

O texto informativo vai apresentar uma linguagem clara, direta e objetiva. Isso porque a finalidade de textos informativos é, justamente, informar e esclarecer, e para isso não se pode usar termos muito rebuscados ou figuras de linguagem que confundam o leitor.

O que é o informativo do STF?

Além de cobrarem doutrina, legislação e súmulas, alguns concursos exigem também do candidato o conhecimento dos informativos de jurisprudência dos tribunais, que basicamente são resumos do que foi julgado pelo STF, STJ, TST, TSE e, mais raramente, tribunais estaduais e regionais.

Onde acompanhar os informativos do STF e STJ?

É possível sua visualização da seguinte forma: No menu superior da tela inicial clicar em: Jurisprudência -> Informativo de Jurisprudência (ou utilize o link: https://ww2.stj.jus.br/jurisprudencia/externo/informativo/

O que é o clipping do STF?

Nos informativos do STF você deve começar pelo Clipping DJ, pois é lá que estão as decisões do informativos anteriores de forma mais simples e prática. Logo no início, as decisões do Clipping já trazem informações importantíssimas.

O que pensa sobre os textos informativos?

Os textos informativos têm a função de abordar algum fato, transmitir dados, atualizar conceitos e ensinar sobre um tema. ... A maioria dos leitores, ao ter um texto informativo em mãos, quer saber o que está sendo dito e aprender algo com a leitura. Ok, é sempre gostoso ler um texto com um estilo inventivo e bem escrito.

Qual a periodicidade dos informativos?

Os tribunais disponibilizam periodicamente informativos que contém resumos de decisões proferidas. O Supremo Tribunal Federal (STF), por exemplo, divulga os informativos semanalmente, em texto e áudio.

Como estudar por informativos?

Organize os informativos por matéria

Estude os informativos sobre a matéria que você viu naquele dia. Por exemplo: imaginemos que sua agenda de estudos envolva Direito Administrativo e Processo Penal. Após estudar a doutrina e a lei seca, leia os informativos referentes aos assuntos dessas matérias no mesmo dia.

O que é um texto expositivo informativo a qual gênero textual pertence?

O texto informativo-expositivo tem por finalidade a transmissão clara, ordenada e objetiva de informações e indicações que digam respeito a factos concretos e referências reais. É bastante objetivo e é capaz de apresentar e explicar assuntos, situações e ideias.

Como saber qual é o gênero de um texto?

O gênero textual é identificado com base no objetivo, na função e no contexto do texto. São as características do texto que determinam a qual gênero ele pertence. Os gêneros variam de acordo com a intenção comunicativa e com as particularidades em relação à linguagem, à estrutura e ao conteúdo.

O que é gênero textual exemplo?

Os gêneros textuais são classificados conforme as características comuns que os textos apresentam em relação à linguagem e ao conteúdo. Isso, por exemplo, quer dizer que uma receita de bolo apresenta a lista de ingredientes necessários (texto descritivo) e o modo de preparo (texto injuntivo). ...

Quais são os 3 tipos de texto?

Tipos de Textos
  • Texto Narrativo. A marca fundamental do texto narrativo é a existência de um enredo, no qual são desenvolvidas as ações das personagens, marcadas pelo tempo e pelo espaço. ...
  • Texto Descritivo. ...
  • Texto Dissertativo. ...
  • Texto Expositivo. ...
  • Texto Injuntivo.

Qual a diferença de jurisprudências e súmulas?

JURISPRUDÊNCIA: é um conjunto de decisões judiciais proferidas num mesmo sentido, pelos tribunais, sobre uma mesma matéria. ... SÚMULA: é a consolidação do posicionamento jurisprudencial dos tribunais. É a formalização, através de um enunciado, do pensamento majoritário dos órgãos colegiados sobre determinada matéria.

Qual a diferença de Súmula é enunciado?

A palavra súmula, proveniente do latim summa, significa resumo, síntese. Assim sendo, Súmula, em termos jurídicos, é o resumo da jurisprudência predominante e pacífica de determinado tribunal. ... E o enunciado é apenas um verbete que expressa determinado posicionamento constante da Súmula.

Qual a diferença entre Súmula e acórdão?

Jurisprudência é o conjunto de acórdãos (decisões judicias), englobada de um todo (prevalece à ideia de um conjunto com diversas causas julgadas). Enquanto Súmula é o resultado decorrente do conjunto de decisões judiciais, sendo assim, uma parte haurida da jurisprudência.

Como entender o que diz uma jurisprudência?

Jurisprudência é o resultado de uma série de decisões proferidas por tribunais que versam sobre uma matéria em determinado sentido. É a aplicação da lei ao caso concreto e tem o papel de uniformizar o entendimento de todos os tribunais, garantindo segurança jurídica e auxiliando advogados e advogadas em suas petições.

Artigo anterior
Quantos dias tem 6 meses 2021?
Artigo seguinte
O que é multicanal?