O que é inflamação das articulações?

Perguntado por: Ariana Violeta Faria Sá Garcia  |  Última atualização: 1. April 2025
Pontuação: 4.9/5 (54 avaliações)

A inflamação das articulações é uma enfermidade que pode ser causada por muitas circunstâncias, como a ação de bactérias ou vírus, por exemplo. Outro componente da inflamação das articulações é a artrite, que acontece devido à lesão que causa dor.

Quais são os sintomas de inflamação nas articulações?

Essa inflamação é provocada por alterações no sistema de defesa do organismo, o chamado sistema imune. Sintomas: Os sintomas mais comuns são dor, inchaço, calor e vermelhidão; as articulações mais comumente atingidas são as das mãos, pés, punhos, cotovelos, joelhos e tornozelos.

O que é bom para curar inflamação das articulações?

10 alimentos benéficos no combate às dores nas articulações
  • Laranja. Rica em bioflavonoides de citrino, responsáveis pela coloração desde as cascas às raízes e sementes das plantas, têm ação antioxidante no organismo. ...
  • Brócolis e couve. ...
  • Abacaxi. ...
  • Cebola. ...
  • Frutas vermelhas. ...
  • Cúrcuma. ...
  • Gengibre. ...
  • Mamão papaia.

Quais são as doenças que causam dor nas articulações?

O mais comum é que a dor nas juntas das mãos seja causada por artrose. Nesse quadro, há desgaste da cartilagem das articulações, o que favorece a fricção entre os ossos e leva a alterações anatômicas (chamadas de osteófitos ou bicos de papagaio).

Quanto tempo dura uma inflamação na articulação?

De um modo geral, os seus sinais e sintomas duram até seis semanas. Podem afetar apenas uma articulação (monoartrite), menos do que cinco (oligoartrite) ou mais do que cinco (poliartrite). As artrites inflamatórias mais comuns são a artrite reumatóide, a espondilite anquilosante e a artrite associada à psoríase.

ARTICULAÇÕES ARTRITE ARTROSE: Como Melhorar a Dor e a Inflamação de Forma Natural || Dr. Moacir Rosa

41 questões relacionadas encontradas

Como é a dor nas articulações?

A dor articular real (artralgia) pode ou não estar acompanhada de inflamação da articulação (artrite). O sintoma mais comum de inflamação da articulação é a dor. As articulações inflamadas também podem ficar quentes e inchadas e, menos frequentemente, a pele pode ficar avermelhada.

Qual médico que cuida de dores nas articulações?

Os especialistas médicos mais recomendados para o tratamento de dores nas articulações são os ortopedistas e os reumatologistas. Os reumatologistas são especialistas no tratamento dos processos inflamatórios e das formas sistêmicas da artrite.

Como saber se a dor é no músculo ou na articulação?

Na muscular, você sente a dor conforme movimenta o músculo. Já na dor articular, muitas vezes é impossível completar o movimento., existe a impotência funcional que impede o movimento, o que não ocorre no caso muscular. No processo inflamatório é possível notar ainda a vermelhidão e o calor na região.

Como desinflamar as articulações rápido passo a passo?

6 dicas simples para aliviar as dores nas articulações
  1. Fazer compressa de água quente ou fria. ...
  2. Fazer alongamentos. ...
  3. Comer alimentos anti-inflamatórios. ...
  4. Fazer massagem. ...
  5. Tratamento natural. ...
  6. Reduzir o estresse.

Qual o melhor suco para desinflamar as articulações?

- Suco de cenoura com couve

A combinação de cenoura e couve resulta em cálcio, ferro, enxofre e vitaminas dos complexos A e C, nutrientes essenciais para o fortalecimento dos ossos. Veja a receita: Bata duas cenouras e três folhas de couve em um copo de água (cerca de 200 ml).

Qual a melhor vitamina para dores nas articulações?

Por isso, consulte seu médico sobre a necessidade de fazer a suplementação de vitamina D, cálcio e colágeno 2, que estão associados à prevenção e ao tratamento da osteoporose e das dores articulares.

Qual exame para detectar inflamação nas articulações?

Exames como hematócrito, velocidade de hemossedimentação (velocidade de hemossedimentação) e proteína C reativa podem determinar se a artrite é inflamatória, decorrente de infecções ou de outras doenças sistêmicas; porém, tais testes não são altamente específicos ou sensíveis.

Qual o melhor Anti-inflamatório para dor nas articulações?

Articulações
  • 7% Mioflex A 150mg 75mg 300mg C/ 12 Comprimidos. ...
  • 9% Cataflam Aerosol Com 60g. ...
  • 17% GELOL 52,50MG 44,40MG 20MG 191,47MG POMADA 20G. ...
  • 17% Motore 250mg Com 60 Cápsulas. ...
  • 19% Naprox 500mg Com 20 Comprimidos. ...
  • 21% Flancox 500mg Com 14 Comprimidos. ...
  • 9% CATAFLAMPRO EMULGEL 11,6MG/G COM 30G. ...
  • 7% Cataflam 50mg Com 20 Drágeas.

Quais os alimentos que provocam inflamação nas articulações?

Gordura saturada - presente em produtos industrializados, carne vermelha e laticínios integrais, agravam o processo inflamatório da doença. Bebidas alcoólicas - o exagero no consumo pode prejudicar a recuperação, principalmente em quem faz tratamento medicamentoso.

O que causa fraqueza e dores nas articulações?

Para os quadros crônicos e inflamatórios, a dor articular e fraqueza muscular precisam ser investigadas por um médico reumatologista, para diagnóstico e indicação de tratamento adequado. Algumas das doenças mais comuns que geram a artralgia são artrite reumatóide, artrose, fibromialgia, tendinite e infecções virais.

Como saber se a dor e no nervo ou no osso?

A dor pode ser um superinvestimento de energia psíquica que como não teve entendimento canaliza para uma região do corpo. Só para complementar a dor é uma experiência sensorial que contem aspectos emocionais, cognitivos sendo uma integração profunda entre o corpo e a mente. A dor óssea tende a ser mais profunda.

Como saber se a dor é no músculo ou no nervo?

dor muscular: é menos intensa que a dor óssea, podendo ser uma cãibra, lesão muscular, perda de fluxo de sangue no músculo, infecção ou tumor; dor no tendão e ligamento: também de menor intensidade, mas se agrava quando o tendão ou o ligamento é alongado ou movimentado.

Quais são os exames que o reumatologista pede?

Os exames comumente mais utilizados são VHS (velocidade de hemossedimentação), PCR (proteína C reativa), ASLO (antiestreptolisina O), FR (fator reumatóide), FAN (veja aqui - fator antinuclear), ANCA (anticorpos anticitoplasma de neutrófilo).

Quando é hora de procurar um reumatologista?

Quando estruturas essenciais do nosso corpo, como ossos, músculos e ligamentos falham, é o reumatologista que devemos procurar. Esse especialista é capaz de identificar e tratar uma vasta série de condições que vão desde doenças inflamatórias a distúrbios autoimunes.

Quais são os sintomas de reumatismo?

Os principais sintomas são: dores nas articulações, principalmente por mais de seis semanas; vermelhidão, calor e inchaço nas articulações; dificuldade de movimentos e rigidez ao acordar; dores ao esticar os braços sobre a cabeça e dores ao elevar os ombros até tocar o pescoço.

Qual é a parte do corpo que a fibromialgia ataca?

O principal indício da doença é a dor crônica generalizada, que atinge as partes acima e abaixo da cintura, os lados direito e esquerdo do corpo e pelo menos uma parte da coluna. Na maioria dos casos, a doença se instala de forma progressiva e o paciente vai percebendo os sintomas aos poucos.

Qual doença pode ser confundida com artrite reumatoide?

Ambas, artrite reumatoide e fibromialgia, são problemas que ocorrem mais em mulheres do que em homens. A artrite geralmente tem início entre os 30 e 40 anos, com uma maior incidência ao avançar da idade, já a fibromialgia pode atingir pessoas em qualquer faixa etária – com predominância em jovens adultos.

Qual o nome do exame de sangue que detecta reumatismo?

O médico também poderá buscar em um exame “VHS”, a partir de uma amostra de sangue, provas de atividade inflamatória”. A proteína C reativa, também encontrada em exame, correlaciona-se com a atividade da doença.

Artigo anterior
Como diagnosticar vista cansada?
Artigo seguinte
O que significa óculos para perto?