O que é infinitivo gerúndio e particípio exemplos?

Perguntado por: Mateus Matheus Batista Machado Amaral  |  Última atualização: 29. Januar 2022
Pontuação: 4.1/5 (55 avaliações)

Infinitivo: forma que expressa a ação em si. Gerúndio: forma queexpressa o processo da ação. Particípio: forma que expressa o resultado da ação.

O que é um verbo na forma nominal gerúndio?

O gerúndio indica uma ação que ainda está em curso ou que é prolongada no tempo. Transmite, assim, uma noção de duração e continuidade de ação verbal. O gerúndio é uma das formas nominais dos verbos, juntamente com o infinitivo e o particípio. Não está relacionado com nenhum modo ou tempo verbal.

Qual a diferença entre participio e gerúndio?

Tem mais depois da publicidade ;) - Gerúndio – equivale ao valor de um adjetivo ou de um advérbio; - Particípio – equivale ao valor de um adjetivo. No entanto, o emprego dessas formas depende sempre do contexto em que se inserem e, por isso, é importante saber o que diferencia seus usos.

O que é um exemplo de gerúndio?

O gerúndio expressa uma ação que está em curso ou que ocorre simultaneamente ou, ainda, que remete a uma ideia de progressão. Sua forma nominal é derivada do radical do verbo acrescida da vogal temática e da desinência -ndo. Exemplos: comendo; partindo.

O que é gerúndio e particípio como são usados?

As formas nominais do verbo são: Infinitivo: forma que expressa a ação em si. Gerúndio: forma queexpressa o processo da ação. Particípio: forma que expressa o resultado da ação.

FORMAS NOMINAIS DO VERBO: INFINITIVO, GERÚNDIO E PARTICÍPIO | Resumo de Português para o Enem

31 questões relacionadas encontradas

Como identificar o gerúndio?

Gerúndio
  1. O gerúndio, assim como o particípio e o infinitivo, não faz parte de nenhum tempo ou modo verbal. ...
  2. Simples: indica uma ação que ainda está em andamento. ...
  3. Composto: indica uma ação já concluída antes da ação da oração principal e é formado pelos verbos auxiliares TENDO e HAVENDO + particípio do verbo principal.

O que é forma nominal exemplos?

As Formas Nominais do verbo são três: infinitivo, gerúndio e particípio. ... Infinitivo - expressa a ação em si: acordar, agradecer, esperar, sorrir, unir. Gerúndio - expressa o processo da ação: acordando, agradecendo, esperando, sorrindo, unindo.

O que são formas de nominais?

As formas nominais do verbo são o infinitivo, o particípio e o gerúndio. Não fazem parte de nenhum tempo ou modo verbal. São chamadas de formas nominais porque desempenham tanto função de verbo, como função de nome.

Quais são as formas nominais do verbo de um exemplo de cada forma nominal?

As formas nominais do verbo ou verbos não finitos são o gerúndio, infinitivo e particípio. Não apresentam flexão de tempo e modo, perdendo desta maneira algumas das características principais dos verbos. Por serem tomadas como nomes (substantivos, adjetivos e advérbios), recebem o nome de formas nominais.

O que é modo subjuntivo exemplos?

O modo subjuntivo é aquele que apresenta o fato, a ação, mas de maneira incerta, imprecisa, duvidosa ou eventual. Este é o modo verbal exigido nas orações que dependem de outros verbos. Exemplos: Talvez ele chegue mais tarde.

Tem forma nominal?

Você sabia que os verbos, em português, têm formas nominais? Isso significa que, apesar de pertencerem a essa classe de palavras, elas apresentam características típicas de um nome (substantivo, adjetivo ou advérbio). As formas nominais do verbo são três: infinitivo, gerúndio e particípio.

Como fazer uma frase nominal?

Uma frase é classificada de frase nominal quando não apresenta um verbo na sua composição, sendo assim formada maioritariamente por nomes: substantivos, adjetivos e advérbios.
...
Frase nominal
  1. Atenção, menino!
  2. Coisa estranha...
  3. Que bonito!
  4. Sinistro...
  5. Belo trabalho!
  6. Que confusão!
  7. Bom dia a todos!
  8. Rápido, por favor!

Como as formas nominais podem atuar na construção de sentido de um texto?

E na construção sintática das orações as formas nominais podem exercer a função de substantivos, adjetivos ou advérbios. ... E é justamente por essa razão que existe as formas nominais. É importante destacar que as formas nominais não eliminam totalmente a ideia de ação, embora exerçam precipuamente a função de nomes.

Quais são os modos do verbo?

Os modos verbais são definidos como indicadores de como os verbos serão expressados, podendo ser classificados em: indicativo, subjuntivo e imperativo. Cada um desses tipos tem as suas características e particularidades, e você vai conhecê-las agora.

Quais são os Gerundios?

O gerúndio é a palavra que expressa uma ação contínua e é uma das formas nominais do verbo assim como o particípio e o infinitivo. A origem o vocábulo vem do latim “gerundium”. O objetivo do gerúndio na língua escrita é justamente dar ao verbo a ideia de continuidade temporal.

Como conjugar no gerúndio?

Terminações do gerúndio
  1. ª conjugação (-ar): radical + -ando.
  2. ª conjugação (-er): radical + -endo.
  3. ª conjugação (-ir): radical + -indo.

É gerúndio?

Gerúndio é a forma nominal do verbo que indica continuidade. Assim, ele mostra o desenvolvimento de uma ação em andamento ou duradoura. Exemplos: Estou levando o bolo que você me encomendou.

Qual o uso correto do gerúndio?

É correto usar o gerúndio quando se quer expressar uma ideia ou ação que ocorre no momento de outra no futuro. Logo, podemos dizer: “Amanhã, quando você estiver fazendo a apresentação, eu estarei realizando os meus exames.”

É errado começar frase com gerúndio?

Onde colocar o Gerúndio na frase? Antes da oração principal: Terminando a novela, vamos dormir. Neste caso, o gerúndio indica uma ação anterior à oração principal. Ao lado do verbo principal: A menina estava pulando corda.

Como transformar uma frase em uma frase nominal?

Para converter uma frase verbal em nominal, é necessário reescrevê-la de modo que elimine a necessidade do verbo, porém mantendo o significado do enunciado. Por exemplo, a frase “O homem caminhava na praça” torna-se: * A caminhada do homem na praça.

Qual é a frase nominal?

No que diz respeito à classificação, as frases podem ser nominais ou verbais. Frase Nominal: a frase não possui verbos em sua construção.

Quais são as palavras nominais?

Formas nominais são aquelas que não apresentam flexão de tempo e modo. Elas desempenham as funções próprias dos nomes (lembramos que nome, em gramática, é o termo utilizado genericamente para os substantivos, adjetivos e advérbios). São elas: infinitivo, gerúndio e particípio.

Qual a forma nominal do verbo comemorar?

1. Infinitivo (amar, fazer, partir, comemorar, por, ser, ir) - esta forma verbal representa o nome do verbo, como nos referimos a ele, ou seja, sem nenhuma conjugação.

O que são forma nominal do infinitivo?

O infinitivo, assim como o particípio e o gerúndio, é uma forma nominal do verbo. Pode ser classificado como infinitivo pessoal e infinitivo impessoal. ... Pois é, quando o verbo apresenta-se dessa maneira, dizemos que essas são suas formas nominais.

Artigo anterior
Quais as principais características naturais e econômicas da região Sudeste?
Artigo seguinte
Como pagar o despacho Postal dos Correios?