O que é índice terapêutico estreito?
Perguntado por: Lara Isabela Oliveira de Nascimento | Última atualização: 13. März 2022Pontuação: 4.8/5 (27 avaliações)
Definição de Termos Índice terapêutico estreito – as concentrações terapêuticas dos medicamentos estão muito próximas das concentrações tóxicas.
Quanto menor o índice terapêutico?
Um índice terapêutico alto é preferível a um baixo, pois a dose necessária para atingir o limite tóxico seria muito maior que aquela necessária para atingir o efeito terapêutico.
O que são drogas de índice terapêutico baixo?
Substância de baixo índice terapêutico: é aquela que apresenta estreita margem de segurança, cuja dose terapêutica é próxima da tóxica.
Quanto maior o índice terapêutico?
■ ÍNDICE TERAPÊUTICO
Trata-se de uma relação de doses determinadas experimentalmente: a menor dose capaz de induzir um efeito indesejável (tóxico) e a dose ne- cessária para o efeito terapêutico. Quanto maior for o índice terapêutico (IT), mais seguro será o xenobiótico e maior a “janela terapêutica” do me- dicamento.
O que significa dizer que o paracetamol tem um baixo índice terapêutico?
Uma substância considerada de baixo índice terapêutico possui essa margem muito curta, o que significa dizer que a dose que exerce efeito é muito próxima a dose letal. Sendo assim, um erro de dose, cálculo, pesagem ou homogeneidade do produto pode ser fatal.
Farmacologia: Aula 4 - Índice Terapêutico
Quais são os medicamentos de baixo índice terapêutico?
As substâncias de baixo índice terapêutico são: Ácido Valpróico, Aminofilina, Carbamazepina, Ciclosporina, Clindamicina, Clonidina, Clozapina, Digoxina, Disopiramida, Fenitoína, Lítio, Minoxidil, Oxcarbazepina, Prazosin, Primidona, Procainamida, Quinidina, Teofilina, Verapamil (cloridrato) e Varfarina.
Porque o fato de um fármaco tem baixo índice terapêutico significa que o médico deve ter mais cuidado na sua administração?
Devido as grandes diferenças individuais, tanto na manignitude, quanto na extensão dos processos de absorção, distribuição, metabolismo e excreção dos fármacos, uma mesma dose pode ter efeitos distintos em diferentes indivíduos, inclusive no mesmo paciente em momentos diferentes, em função das suas características ...
Quanto maior o índice terapêutico de um fármaco maior sua segurança?
Quanto maior é o valor do Índice Terapêutico ou da Margem de Segurança de uma substância, menor será o risco de promover intoxicação.
Quanto menor a DL50 mais seguro e o medicamento?
Medicamentos que possuem valores de IT acima de 10 são considerados seguros, com elevada seletividade e especificidade, com reduzidas probabilidades de causarem efeitos adversos, porém, a maioria apresentam uma janela terapêutica estreita (IT<10), devendo ser administrados com cautela.
Como Deve-se calcular o índice terapêutico de um fármaco?
O índice terapêutico de um fármaco é a razão entre a dose tóxica e a dose capaz de produzir a resposta clinicamente desejada. Na prática, o índice terapêutico é calculado a partir da razão entre a dose letal da droga para 50% da população (DL50), pela dose mínima efetiva em 50% da população (DE50).
O que é índice terapêutico?
O índice terapêutico (razão da concentração tóxica mínima para a concentração média efetiva) ajuda a determinar a eficácia e a segurança do fármaco. O aumento da dose de um fármaco com um índice terapêutico pequeno amplia a probabilidade de toxicidade ou ineficácia do fármaco.
O que é efeito terapêutico?
O efeito terapêutico é o efeito benéfico e desejado que o medicamento provoca no organismo quando administrado.
O que é faixa terapêutica?
Faixa terapêutica ou janela terapêutica
Janela ou faixa terapêutica é a relação de “espaçamento” entre concentrações que permitem ao fármaco ter seu efeito farmacológico, não produzir efeito, ou produzir efeito tóxico.
Quanto maior o DL50?
O LD50 é frequentemente usado como um indicador da toxicidade aguda de uma substância; quanto maior a dose que será letal, menos tóxica é considerada.
O que o parâmetro DL50 representa e qual a sua utilidade?
A toxicidade da maioria dos agrotóxicos é expressa em valores referentes à Dose Média Letal (DL50), por via oral, representada por miligramas do ingrediente ativo do produto por quilograma de peso vivo, necessários para matar 50% da população de ratos ou de outro animal teste.
Qual é a relação entre o risco tóxico e a DL50?
DL50 aguda para algumas substâncias químicas
Se a dose de uma substância for suficientemente alta poderá ser perigosa para qualquer ser vivo, assim como também se a dose de uma substância muito tóxica for baixa não produzirá efeito adverso nenhum.
Qual é a via de absorção de maior perigo por quê?
Uma vez no trato gastrintestinal, um agente tóxico poderá sofrer absorção desde a boca até o reto, geralmente pelo processo de difusão passiva. Poucas substâncias sofrem a absorção na mucosa oral, pois o tempo de contato é pequeno nesse local. O processo de endocitose é típico de organismos unicelulares.
Como avaliar um risco de toxicidade?
A avaliação de risco, embora seja abordada com diferentes enfoques por determinadas agências e governos, é composta por quatro etapas básicas: (i) identificação do perigo; (ii) avaliação dose-efeito e dose-resposta; (iii) avaliação da exposição; e por fim, (iv) a caracterização do risco.
Quanto maior a eficácia maior a potência de um fármaco?
Potência, eficiência e eficácia
Por exemplo, se 5 mg do medicamento A aliviam a dor com a mesma eficácia que 10 mg do medicamento B, o medicamento A é duas vezes mais potente que o medicamento B. A eficiência é a capacidade do medicamento de produzir um efeito (como redução da pressão arterial).
Como é avaliado a segurança de um fármaco?
Esse processo é chamado de ensaio clínico. Esta etapa tem o objetivo de verificar se a substância candidata a fármaco é eficaz e segura, além de analisar como a nova substância se espalha pelo corpo, como é eliminada e sua segurança.
Quais fatores podem influenciar na eficácia clínica de um fármaco?
Numerosos fatores podem impedir este intento. Tais fatores são organizados em basicamente quatro etapas farmacocinéticas: absorção, distribuição, metabolismo e excreção.
O que quer dizer um fármaco que apresenta uma estreita janela terapêutica?
Esses medicamentos, é dito em apresentar uma janela terapêutica estreita. Isso significa que, se a concentração do medicamento é muito alta ou muito baixa, podem causar efeitos colaterais graves ou não proporcionarem os benefícios esperados.
O que é janela terapêutica ou índice terapêutico?
► Janela terapêutica → é a extensão de tempo em que a concentração do medicamento oferece o desejado efeito: quando reduzida, o efeito está aquém do desejado e, quando acima, aparecem os efeitos tóxicos.
O que determina a potência de um fármaco?
Dois parâmetros importantes — potência e eficácia — podem ser deduzidos a partir da curva de dose–resposta graduada. A potência (EC50) de um fármaco refere-se à concentração em que o fármaco produz 50% de sua resposta máxima. A eficácia (Emáx.) refere-se à resposta máxima produzida pelo fármaco.
Quais são os medicamentos de alta vigilância?
Quais são os Medicamentos de Alta Vigilância
Estes medicamentos incluem: soluções concentradas de eletrólitos; como o cloreto de potássio; cloreto de sódio hipertônico; solução intravenosa de insulina; agentes quimioterápicos; opioides intravenosos; anticoagulantes, como a heparina.
Porque melancia da dor no estômago?
Qual a ordem dos imperadores de Roma?