O que é índice de morbidade?

Perguntado por: Lisandro Davi Gomes de Ferreira  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.3/5 (24 avaliações)

Consiste na relação entre o número de casos de uma doença e a população exposta a adoecer, discriminado em coeficiente de incidência e coeficiente de prevalência.

Como calcular a morbidade?

Assim, por exemplo, o coeficiente de 0,00035 será multiplicado por 100.000 o que o transforma em 35 por 100.000, ou seja, o evento ocorreu 35 vezes (caso, óbito,etc) por 100.000 habitantes.

Quais são os indicadores básicos de morbidade?

Indicadores de morbidade e fatores de risco
  • D.1 Incidência de doenças transmissíveis. ...
  • D.2 Taxa de incidência de doenças transmissíveis. ...
  • D.3 Taxa de detecção de hanseníase.
  • D.4 Índice parasitário anual (IPA) de malária.
  • D.5 Taxa de incidência de neoplasias malignas. ...
  • D.6 Taxa de incidência de doenças relacionadas ao trabalho.

O que causa morbidade?

Entre as causas mais prevalentes de morbidade, destacam-se as doenças circulatórias, neoplasias e doenças respiratórias.

Como calcular morbidade e mortalidade?

É calculado dividindo-se o total de óbitos, em determinado período, pela população calculada para a metade do período. Veja: As vantagens desse indicador são a simplicidade de seu cálculo e a facilidade de obtenção de seus componentes.

Medicina Preventiva - Indicadores de Morbidade

19 questões relacionadas encontradas

Como calcular a taxa de mortalidade de uma doença?

Taxa de mortalidade específica por intoxicações e envenenamento: número de óbitos de residentes por intoxicações e envenenamento (X00-X09, X40-X49), para cada 100.000 habitantes.

Como calcular a taxa de mortalidade de uma população?

O cálculo é realizado com base na relação entre o número de mortos no período de um ano e o número de habitantes de um determinado lugar. O resultado é expresso em porcentagem. Suponhamos que em um lugar haja 500.000 habitantes e morram por ano 1.000 pessoas, a taxa de mortalidade será de 2‰.

O que são causas externas de morbidade?

O capítulo XIX (Lesões, envenenamentos e algumas outras conseqüências de causas externas) refere traumatismos, queimaduras, envenenamentos ocasionados nas pessoas, por quaisquer tipos de acidentes, homicídios e suicídios, que são, por sua vez, tratados no capítulo XX (Causas externas de morbidade e mortalidade).

Quais são as causas externas de morbidade e mortalidade?

Os agravos provocados por causas externas de morbidade e mortalidade são responsáveis por expressiva parcela dos problemas de saúde. Podem ocasionar conseqüências orgânicas, psicológicas, sociais, econômicas e culturais, trazendo prejuízos consideráveis às populações afetadas.

O que é morbidade e comorbidade?

Com certeza você já ouviu falar do termo “comorbidade.” O termo comorbidade é formado pelo prefixo latino “cum”, que significa correlação, companhia, e pela palavra morbidade, originada de “morbus”, que designa estado patológico ou doença.

O que são indicadores de morbidade e fatores de risco?

Morbidade - Informam a ocorrência e distribuição de doenças e agravos à saúde na população residente na área geográfica referida; Fatores de Risco e de Proteção - Medem os fatores de risco (por ex. tabaco, álcool), e/ou proteção (por ex.

Quais são os principais indicadores epidemiológicos?

Os indicadores mais usados são a esperança de vida ao nascer, fecundidade, natalidade, a estrutura etária e a distribuição por sexo da população.

Quais são os principais indicadores demográficos?

São indicadores: população; razão entre os sexos; crescimento populacional; taxa de fecundidade; taxa bruta de natalidade; mortalidade proporcional por idade em menores de um ano; esperança de vida ao nascer; índice de envelhecimento, entre outros.

Como calcular a taxa de incidência de uma doença?

A taxa de prevalência é calculada usando o número de indivíduos afetados em determinado momento, dividido pelo número total de pessoas.

Como calcular o indicador?

Para saber como calcular indicadores de desempenho, é preciso conhecer todos os processos e operações de cada área a ser mensurada. Assim, é possível fazer a relação entre tais processos e os objetivos, levantando os números que devem ser levados em consideração.

Como fazer os cálculos de epidemiologia?

A taxa de ataque pode ser calculada como o número de pessoas afetadas dividido pelo número de pessoas expostas. Por exemplo, no caso de uma epidemia por intoxicação alimentar, a taxa de ataque é calculada para cada tipo de alimento ingerido e, então, essas taxas são comparadas para se identificar a fonte de infecção.

Quais são as causas externas?

De acordo com a Classificação Estatística Internacional de Doenças e problemas relacionados à Saúde (CID 10ª Revisão), os acidentes e violências são denominados de causas externas.

O que são as causas externas?

As causas externas estão relacionadas ao traumatismo, lesões ou quaisquer outros agravos à saúde, intencionais, ou não, de início súbito e que tem como consequência imediata de violência ou outra causa exógena (GONSAGA, 2012).

O que são causas externas de morte?

Podemos definir as mortes causadas por fatores externos como uma morte “não natural”, provocada por uma intervenção voluntária, como por exemplo, o homicídio ou suicídio, ou por uma causa extremamente brutal, como um acidente de trânsito (CHESNAIS,2003).

O que são agravos externos?

acidentes domésticos (quedas, queimaduras, intoxicações, afogamentos e outras lesões) e acidentes extra-domiciliares (acidentes de trânsito e de trabalho, afogamentos, intoxicações e outras lesões); e.

O que é causas internas?

As causas internas estão ligadas à capacidade do organismo de se defender das agressões externas.

O que é violência externa?

Conceitualmente mortes por causas externas englobam dentre outras causas os acidentes de transporte, quedas, afogamentos e submersões acidentais, exposição à fumaça, ao fogo, envenenamento acidental, exposição á substâncias nocivas, lesões autoprovocadas, intervenções ilegais e operações de guerra(11).

Como calcular a taxa por 100 mil habitantes?

Como se calcula taxa por 100 mil habitantes dos municípios? Divide-se o número de determinada infração penal ocorrida no município, durante determinado período (geralmente anual), pelo número de habitantes do município. Então, multiplica-se o resultado por 100.000.

O que corresponde à taxa de mortalidade?

Esse indicador representa o número de óbitos ocorridos no período de um ano. Essa taxa é calculada a cada mil habitantes e reflete a relação entre o número de mortos anuais e a população total de um determinado lugar. Esse resultado é dado em permilagem.

Como calcular a taxa de mortalidade hospitalar?

Fórmula de cálculo: ((Total de óbitos) dividido por (Total de internações)) x 100
  1. Área: Governo e Órgãos Públicos.
  2. Unidade de medida: Percentual.
  3. Direção: Decrescente.

Artigo anterior
O que é inovação e transformação digital?
Artigo seguinte
O que determina o princípio da imparcialidade?