O que é índice de liquidez geral?

Perguntado por: Laura Cláudia Leal Barros  |  Última atualização: 13. Februar 2022
Pontuação: 4.8/5 (15 avaliações)

O que é liquidez geral? O índice de liquidez geral tem a função de medir a capacidade da empresa em cumprir com suas obrigações no curto prazo, desse modo, representando a saúde do caixa.

Qual a fórmula do índice de liquidez geral?

A Liquidez Geral de uma empresa pode ser calculada a partir da seguinte fórmula: Liquidez Geral = (Ativo Circulante + Realizável a Longo Prazo) / (Passivo Circulante + Passivo Não Circulante)

O que é índice de liquidez corrente?

Liquidez corrente é um indicador financeiro que mostra a capacidade de uma empresa de quitar todas suas dívidas a curto prazo. Na teoria, nada mais é do que a relação entre os valores previstos de entrada em caixa e também de saída — nesse caso, em um curto horizonte de tempo.

Para que serve o índice de liquidez geral?

Já o índice de liquidez geral mede a capacidade de pagamento de longo prazo, e para medir a capacidade de pagamento em prazo imediato se utiliza a liquidez imediata. De uma forma geral, quanto maior forem os índices de liquidez, melhor será a situação financeira da empresa.

Qual a fórmula do índice de liquidez seca?

O índice de liquidez seca pode ser obtida com os valores dados ao aplicar na fórmula: Liquidez Seca = (260 000,00 - 30 000,00) ÷ 242 000,00 = 0,95.

Índices de Liquidez

22 questões relacionadas encontradas

O que significa o índice de liquidez seca?

Isso porque a liquidez seca é a razão entre o ativos circulantes (subtraído o estoque) e os passivos circulantes. Logo, ela serve para analisar a saúde financeira da empresa. Na prática, esse indicador serve para analisar a capacidade que uma companhia possui de honrar seus compromissos financeiros no curto prazo.

Como calcular a liquidez de uma empresa?

O índice de liquidez corrente é calculado dividindo-se o ativo circulante da empresa (seus direitos de curto prazo, como o dinheiro em caixa e os estoques) pelo passivo circulante (as dívidas a curto prazo, como empréstimos, impostos, pagamentos a fornecedores, etc.).

O que fazer para aumentar o índice de liquidez geral?

É possível que as empresas sejam incentivadas a melhorar seu desempenho de liquidez. Isto pode ser feito usando o caixa para pagar dívidas de curto prazo. Em geral, este procedimento, aumenta a liquidez quando o índice é menor que a unidade.

Como saber se o índice de liquidez corrente está boa?

Analisando o resultado da liquidez corrente

Quando se tem um resultado maior do que 1 significa que a sua empresa tem capital suficiente para cobrir as suas dívidas e ainda sobra. Se o resultado for igual a 1 quer dizer que o empreendimento tem capital equivalente ao montante de suas dívidas de curto prazo.

Quando a liquidez corrente é boa?

Se a liquidez corrente for maior do que 1, se entende que a empresa possui capital disponível suficiente para arcar com as suas obrigações de curto prazo. Se a liquidez corrente for igual a 1, o capital e as obrigações são equivalentes.

Qual a liquidez corrente ideal?

Não há um consenso de qual seria o índice ideal de liquidez para realizar investimentos. No entanto, Benjamin Graham no livro “O investidor inteligente” , pontua que para um investidor estar bem confortável em realizar alguma aplicação em uma empresa, o índice de liquidez corrente deve estar localizado entre 1,5 e 2.

Como calcular o índice de solvencia geral?

ÍNDICE DE SOLVÊNCIA GERAL – ISG

ISG = (Ativo Total) : (Passivo Circulante + Exigível a Longo Prazo) O índice de Solvência Geral expressa o grau de garantia que a empresa dispõe em Ativos (totais), para pagamento do total de suas dívidas. Envolve além dos recursos líquidos, também os permanentes.

Como saber se a liquidez seca está boa?

Se a liquidez seca for maior do que 1, se entende que a empresa possui capital disponível suficiente para arcar com as suas obrigações de curto prazo. ... Se a liquidez seca for menor do que 1, significa que a empresa não possui, hoje, capital suficiente para arcar com todas as suas obrigações.

Que motivos nos levam a excluir os estoques no cálculo do índice de liquidez seca?

Similar a liquidez corrente a liquidez Seca exclui do cálculo acima os estoques, por não apresentarem liquidez compatível com o grupo patrimonial onde estão inseridos. O resultado deste índice será invariavelmente menor ao de liquidez corrente, sendo cauteloso com relação ao estoque para a liquidação de obrigações.

Qual o ativo mais líquido?

A moeda é considerada como o ativo mais líquido, mas é uma reserva de valor imperfeita. Quando há uma elevação geral dos preços da economia (inflação), por exemplo, o valor da moeda cai.

Como medir a liquidez de uma ação?

Outra forma de rastrear a liquidez de um ativo é através do volume financeiro médio diário negociado na bolsa. Quanto maior for o volume médio diário maior será a liquidez da ação.

Qual a importância do indicador de liquidez seca?

O indicador de liquidez seca aponta o quanto a empresa pode dispor dos seus recursos circulantes, sem considerar os estoques. Normalmente, o resultado do indicador de liquidez seca fica bem próximo ao de liquidez corrente, sendo o mesmo valor ou um pouco menor.

Como interpretar a liquidez imediata?

Quando a liquidez imediata é maior do que 100% do passivo, isso significa que há um grande volume de dinheiro no caixa.
...
Como avaliar a liquidez imediata?
  1. Resultado > 100%: bom grau de liquidez;
  2. Resultado = 100%: recursos se igualam ao valor dos pagamentos;
  3. Resultado < 100%: não tem como quitar suas dívidas no momento.

O que é solvência geral?

A solvência geral serve para demonstrar quanta garantia a empresa detém em ativos totais, para pagamento do total de suas dívidas. Ou seja, sua capacidade de quitação de todas as pendências.

Como calcular índice de endividamento geral?

O Índice de Endividamento Geral (EG) é capaz de medir a dimensão da dívida total de uma instituição em comparação ao seu ativo. Na verdade, o cálculo é bem simples: basta dividir o valor total das dívidas – de curto e longo prazo – pelo total do ativo.

O que é índice de solvência?

ÍNDICES DE LIQUIDEZ (ou SOLVÊNCIA) São utilizados para avaliar a capacidade de pagamento da empresa, ou seja, constituem uma apreciação sobre a capacidade de a empresa saldar seus compromissos com terceiros (Passivo Exigível).

Quais são os indicadores de solvência?

Os indicadores de solvência de curto prazo fornecem informações sobre a liquidez da empresa, ou seja, a capacidade para pagar os seus credores de curto prazo.

Qual é a importância de se calcular o fator de insolvência?

Os índices de solvência também são chamados de “índices de alavancagem”. ... Calcular a solvência não só ajuda as empresas a tomar decisões financeiras importantes e assegurar a rentabilidade no futuro como também garante aos credores e acionistas que sua empresa é capaz de pagar suas dívidas.

Quais são os índices de endividamento?

Índices de endividamento são métricas que mostram o nível de endividamento de uma empresa. Sua interpretação mostra, por exemplo, quanto de seus recursos vêm de terceiros. Os índices de endividamento são analisados por investidores para analisar a saúde financeira de empresas com potencial ou não de investimento.

Como calcular o índice de participação de capital de terceiros?

O cálculo da Participação de Capital de Terceiros (PCT) é simples e é dado pela soma do passivo exigível com o passivo circulante dividida pelo patrimônio líquido da empresa; todas essas informações constam no balanço patrimonial.

Artigo anterior
Quantas gotas equivalem a 500 mg?
Artigo seguinte
Quanto tempo dura ovo cozido na geladeira?