O que é imobilização e quais os tipos?

Perguntado por: Sofia Érika de Moura  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.9/5 (74 avaliações)

Existem diferentes tipos de tala de imobilização. Essa proteção é utilizada em casos de acidentes, lesões, doenças ou problemas específicos, como a artrose, e também no pós-operatório de algumas cirurgias. O intuito é manter uma determinada parte do corpo imóvel, a fim de garantir a cicatrização dos tecidos.

O que é a imobilização?

Significado de Imobilização

substantivo feminino Ação de imobilizar ou imobilizar-se; o resultado dessa ação: a imobilização do corpo. [Direito] Elemento do ativo de uma empresa (edifícios, terrenos, máquinas e materiais, patentes, fundos de comércio etc.).

Quais os tipos de imobilização de fraturas?

Como imobilizar o membro afetado

A fratura fechada é aquela em que o osso quebrou, mas a pele está fechada, não permitindo observar o osso. Nestes casos, deve-se colocar uma tala de cada lado da fratura e passar uma ligadura desde o início até o fim das talas, como mostra a imagem.

Quais são os tipos de imobilização ortopédica?

Imobilizações ortopédicas
  • Enfaixamento Inguinomaleolar ou (Jones) para Joelho. ...
  • Enfaixamento Para Antebraço e Punho (antebraquiopalmar) ...
  • Enfaixamento Para Cotovelo. ...
  • Velpeau de Crepom. ...
  • Tipóia americana. ...
  • Tipóia simples. ...
  • Colar Cervical. ...
  • Tala Tubo (Tala Inguinomaleolar) ou Jones.

O que é imobilização na enfermagem?

O objetivo da imobilização é a condução das vítimas à assistência especializada sem causar danos adicionais, principalmente no que diz respeito à coluna vertebral. É importante que a vítima tenha sua cabeça e coluna cervical imobilizadas manualmente até que elas estejam fixadas em dispositivo próprio.

Imobilização em Primeiros Socorros

26 questões relacionadas encontradas

O que é imobilização em primeiros socorros?

A imobilização deve tentar manter a parte afectada, normalmente um membro, na mesma posição em que se encontra, não se devendo tentar recolocar os segmentos ósseos em caso de fractura com deslocação.

O que é imobilização de fraturas?

Conceito: Conceitualmente, para imobilizar uma fratura basta imobilizar o local fraturado juntamente com as articulações proximais e distais ao trauma.

Quais os tipos de talas?

Talas rígidas: são confeccionadas em alumínio, PVC, plástico, madeira ou até gesso. São bastante resistentes e algumas têm um formato específico para imobilizar um determinado membro ou articulação, como a perna ou um braço.

O que é imobilização ortopédica?

O técnico em Imobilização Ortopédica é um curso que tem como finalidade contribuir com a formação de um profissional competente e ético, apto para auxiliar na retirada de diversos tipos de imobilizações, com materiais específicos, na execução de trações cutâneas e esqueléticas, tanto em pequenos procedimentos e ...

Quais são os tipos de talas?

Costumam ser fabricadas em alumínio, PVC, plástico ou madeira, e o seu sistema de fechamento, na maioria das vezes, é o velcro — é por isso que elas proporcionam uma imobilização fácil e rápida.

Como se faz uma Imobilizaçao?

Imobilização membro superior com lenços. Um socorrista ajusta sob tração mas comodamente o braço a uma tala de madeira almofadada, lateralmente, com o antebraço fletido para a frente do corpo. O outro socorrista aplicará as ligaduras, imobilizando o braço contra a tala e depois contra o tórax, apoiando o antebraço.

Quando é indicada uma imobilização?

A maioria das vítimas de trauma necessitará de algum tipo de imobilização e a totalidade necessitará de transporte. O objetivo da imobilização é a condução das vítimas à assistência especializada sem causar danos adicionais, principalmente no que diz respeito à coluna vertebral.

Qual é o salário de um Técnico de imobilização ortopédica?

Hoje quem trabalha como Técnico de Imobilização Ortopédica ganha em média um salário de R$ 1.877,00.

Quem pode fazer imobilização?

Ainda de acordo com Conselho Federal de Medicina através do parecer técnico CFM nº35/2002, a imobilização de risco é atribuição do médico e não de pessoal auxiliar.

Qual é a diferença entre gesso e tala?

EM RESUMO: Tala é quando a imobilização não envolve totalmente o membro, funcionando como uma espécie de calha. Já o gesso é quando envolve toda a circunferência do membro. O tempo de utilização da tala normalmente é menor que o do gesso, mas depende do tipo de lesão.

O que é uma tala gessada?

O primeiro é o “gesso fechado”, composto por uma camada de gesso com algodão ortopédico que é aplicado no membro, formando uma cobertura branca, rígida e circular em todo o membro. O segundo, a “tala gessada”, composta de uma porção de gesso coberta de algodão que é colocada no membro com auxílio de ataduras de crepom.

Quanto tempo fica com tala no pé?

Contudo, o retorno às atividades é muito variável, podendo ocorrer em seis meses ou até mais de um ano, nos casos graves. Já nas fraturas mais simples, o retorno geralmente é mais rápido, em torno de quatro a seis meses. Nesses casos, o paciente já consegue apoiar o membro em duas a três semanas.

Quanto tempo ficar com a tala no tornozelo?

Entre os principais pontos de discussão estão se o uso de tala ou imobilizador ortopédico comum é mais efetivo se o período for por seis ou três semanas.

Por quê de imobilizar uma fratura?

Nunca tente colocar o osso no lugar.

Pela proximidade dos ossos com as artérias e veias, a manipulação incorreta do osso fraturado pode lesá-las. A lesão da artéria pode interromper o fluxo de sangue para o restante do membro (isquemia).

Quais são os princípios da imobilização?

Os princípios básicos das imobilizações são:

– Imobilizar antes de movimentar a vítima. – Cortar a roupa que estiver sobre a parte afetada, caso não seja possível visualizar a lesão. – Proteger ferimentos, por exemplo pontas de osso, com gazes ou pano limpo.

Como imobilizar uma fratura exposta?

Assim, no caso de uma fratura exposta é aconselhado que:
  1. Se existir sangramento, eleve a zona afetada acima do nível do coração;
  2. Cubra o local com panos limpos ou uma compressa esterilizada, se posível;
  3. Tente imobilizar o local com uma ligadura ou tecido limpo, sem aplicar muita pressão sobre o local da fratura.

Qual a diferença entre mobilização e imobilização?

Mobilizar significa colocar em ação (recursos, pessoas); convocar, recrutar; ato que resulta em uma mobilização. Importa também mobilizar e informar a sociedade. Isso é um pretexto para mobilizar as suas tropas contra o estado. Imobilizar significa fazer parar; tornar(-se) imóvel; não deixar progredir; paralisar.

Qual o sinônimo de imobilização?

1 deter, sustar, suster, emperrar. 2 estacionar. 3 paralisar, parar, petrificar, reter.

Quando é indicado o uso de tala gessada?

A tala gessada é utilizada para a mesma finalidade que o gesso rodado, portanto tem a função de imobilizar regiões das extremidades dos membros. Porém, é mais indicada para fraturas simples, em que não há um rompimento do osso.

Artigo anterior
Qual o conceito de filogênese?
Artigo seguinte
O que é considerado dados pessoais?