O que é identidade para Tomaz Tadeu da Silva?
Perguntado por: Mateus Rocha Figueiredo | Última atualização: 6. Februar 2025Pontuação: 4.1/5 (54 avaliações)
Para Silva, identidade e diferença são inseparáveis, mutuamente determinadas, interdependentes, e partilham uma im- portante característica: são o resultado de atos de criação lingüística e, por isso, estão sujeitas a certas propriedades que caracterizam a linguagem.
Por que segundo Tomaz Tadeu da Silva currículo e documento de identidade?
O autor conclui reafirmando que o currículo “é uma questão de saber, poder e identidade” (p. 148), fazendo ainda uma relação entre as teorias críticas e pós-críticas do currículo: as teorias póscríticas podem nos ter ensinado que o poder está em toda parte e que é multiforme.
Como Tomaz Tadeu define currículo?
Essa concepção converge com a de Tomaz Tadeu da Silva (2005, p. 15): O currículo é sempre resultado de uma seleção: de um universo mais amplo de conhecimentos e saberes seleciona-se aquela parte que vai constituir , precisamente o currículo.
Como citar Tomaz Tadeu da Silva?
Referência Bibliográfica: SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 2017, 156 .
Qual a diferença entre identidade e diferença?
A identidade é, portanto, aquilo que define o que é e, a diferença é aquilo que não é; pode-se dizer, portanto, que o indivíduo nascido no Brasil tem sua identidade “Brasileira”, ao passo que o nascido na Argentina tem identidade “Argentina” aparecendo ai a diferença que recai na nacionalidade, pois ao ser Brasileiro, ...
DOCUMENTOS DE IDENTIDADE: UMA INTRODUÇÃO ÀS TEORIAS DO CURRÍCULO - Tomaz Tadeu Silva (resumo)
O que é o conceito de identidade?
Identidade é o conceito que atravessa as áreas da sociologia e da antropologia e está ligado às características do grupo social no qual o indivíduo está inserido. Alguns fatores tal como a cultura, a história, o local e o idioma são importantes para que um grupo compartilhe elementos identitários.
Quais são as três teorias do currículo de acordo com Silva?
Em trabalho de bastante repercussão e importantíssimo no campo do currículo, Silva (2007) no livro Documento de identidade: uma introdução às teorias do currículo classificou as teorias curriculares em tradicionais, crítica e pós-críticas.
Quais são as três teorias do currículo?
Do ponto de vista acadêmico, podemos classificar as teorias do currículo em três tipos: teorias tradicionais, teorias críticas e teorias pós-críticas. Em vista disso, faremos a discussão de cada uma delas para assim compreendermos a relação entre o currículo e os processos de ensino-aprendizagem.
Quais são as características das teorias pós-críticas do currículo de Tomás Tadeu?
As características das teorias pós-críticas do currículo, segundo Tomaz Tadeu, incluem a análise dos discursos e das práticas culturais, a desconstrução das verdades universais, a descentralização do poder e a valorização da diversidade cultural.
Quais são as teorias tradicionais?
Nas teorias tradicionais são reconhecidas as concepções clássica, progressivista e tecnocrática.
Quais são as teorias pós-críticas?
As teorias pós–críticas abordam com ênfase as preocupações com a diferença, com as relações saber-poder no âmbito escolar, o multiculturalismo, as diferentes culturas raciais e étnicas, enfim, não é uma questão de superação da teoria crítica, mas segundo Silva (2007, p.
O que Paulo Freire fala sobre o currículo?
Corroborando com as idéias de Freire, Santiago (1990) aponta que o currículo é “a corporificação dos interesses sociais e como a luta cultural que se processa na sociedade” (p. 25).
O que é a identidade no currículo?
Quando se trata de elaborar um currículo, é importante ter uma seção dedicada à sua identidade. Ela permite que o empregador saiba quem é você e como entrar em contato. As informações mais importantes para incluir nessa seção são seu nome completo, endereço de e-mail e número de telefone.
Qual é a relação entre currículo e identidade?
A partir das reflexões kantianas, podemos considerar que pela relação entre currículo e identidade perpassa a relação entre homem e o conhecimento. O conhecimento como algo externo à identidade humana é considerado como um aspecto que, sendo adquirido e dominado pelo homem, poderia promover mudanças em sua identidade.
O que o currículo pode influenciar na construção da identidade do aluno?
O currículo vem a ser a forma de organização do conhecimento escolar. A escolha do currículo não é um elemento neutro, mas está vinculado às relações de poder, transmite visões intencionais, influenciando a construção de identidades individuais e sociais específicas.
Qual é o objetivo da teoria do currículo?
As teorias curriculares versam sobre a função e as perspectivas do currículo no contexto educacional. Elas dividem-se em tradicionais, críticas e pós-críticas.
Qual é o papel das teorias do currículo e sua importância?
Além de ensinar um determinado assunto, deve aguçar as potencialidades e a criticidade dos alunos. Nessa perspectiva, a função da teoria curricular é compreender e descrever fenômenos da prática curricular. É através da teoria que teremos a compreensão do objeto e intenções de um determinado grupo social.
Porque é importante estudar sobre a teoria do currículo?
O conhecimento no currículo é o fenômeno sobre o qual os teóricos do currículo dizem ter conhecimento especializado, e é essa teoria do currículo que deveria nos permitir analisar e criticar suas diferentes formas e, esperemos, desenvolver e propor alternativas melhores de currículo.
Quais são as principais teorias da educação?
Seis teorias da aprendizagem embasam as ações pedagógicas da ESP/CE: Teoria Experencial, Teoria Cognitiva da Aprendizagem, Teoria Social Cognitiva, Andragogia, Teoria da Carga Cognitiva e a Teoria de Fitts e Posner. A seguir, uma breve descrição de cada uma delas.
Como Hoffmann 1996 compreende a avaliação escolar nos dias atuais?
Hoffmann (1996) esclarece: “entendo que a avaliação, enquanto relação dialógica vai conceber o conhecimento como apropriação do saber pelo aluno e pelo professor, como ação-reflexão-ação que se passa na sala de aula em direção a um saber aprimorado, enriquecido, carregado de significados, de compreensão.” (p.
Quais são as abordagens do currículo?
Há diversas abordagens históricas para compreendermos as mudanças ocorridas na concepção de currículo. Talvez a mais simples seja a divisão em três “fases”: as teorias tradicionais; as teorias críticas e as teorias pós-críticas.
O que defendem as teorias da identidade?
A teoria da identidade
Como aponta Abrantes (2004), a tese da identidade é uma teoria reducionista, pois postula que não há nada além das propriedades e leis descritas pela Física.
Quais autores falam sobre identidade?
Autores como Ciampa (1987,1990), Pimenta (1999), Erikson (1976), Hall (2001), Brzezinski (2002) entre outros, assinalam essa perspectiva como um referencial que apresenta alternativas para compre- endermos alguns fenômenos, relacionados especialmente com a relação em- tre sujeito e objeto, profissionalização e na ...
Quais são as formas de identidade?
- Identidade (filosofia)
- Identidade visual.
- Identidade corporativa.
- Identidade nacional.
- Identidade de gênero.
- Identidade social.
- Identidade cultural.
- Identidade linguística.
Pode fechar o registro de água durante a madrugada para economizar água?
Quem ganhou mais dinheiro no CS GO?