O que é iatrogenia em enfermagem?

Perguntado por: Erica Eduarda Nascimento de Nogueira  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.5/5 (11 avaliações)

A palavra iatrogenia provém do grego e se refere a qualquer alteração patológica provocada no paciente pela prática dos profissionais da saúde, seja ela certa ou errada, justificada ou não, mas da qual resultam conseqüências prejudiciais para a saúde do paciente(1).

O que é o que é iatrogenia?

O termo iatrogenia deriva do grego (iatros = médico / gignesthai = nascer, que deriva da palavra genesis = produzir) e significa qualquer alteração patológica provocada no paciente pela má prática médica 1,2. O termo doença cardíaca iatrogênica é usualmente definido como doença do coração induzida pelo médico 1,2.

Como evitar efeito Iatrogenico?

É possível evitar os efeitos iatrogênicos respeitando a prescrição e dosagem do medicamento. Em caso de automedicação, o melhor é procurar recomendação de um farmacêutico. Além disso, o consumo de álcool deve ser evitado durante todo tratamento médico.

O que é iatrogenia em idosos?

Iatrogenia é o termo utilizado para qualquer manifestação clínica que não seja conseqüência natural da doença do paciente, durante o tratamento. Também é definida como o efeito resultante de qualquer atividade, de uma ou mais pessoas atuando como profissionais de saúde que não apóiem ​​uma meta da pessoa afetada.

Quais são os principais erros de enfermagem?

Conheça os 5 erros que todo enfermeiro precisa evitar!
  • 1 – Erros na administração de medicação. ...
  • 2 – Falta de atenção com os prontuários. ...
  • 3 – Abrir mão dos cuidados básicos e não seguir as listas de verificação/ POP – Procedimento Operacional Padronizado. ...
  • 4 – Erros de Comunicação. ...
  • 5 – Esquecer-se das medidas de segurança.

IATROGENIA NA ENFERMAGEM - OCORRÊNCIAS IATROGÊNICAS

25 questões relacionadas encontradas

Quais são os sete erros da enfermagem?

Erros intencionais e não intencionais devem envolver: droga errada, paciente errado, medicação errada, dose errada, via de administração errada, horário errado, local errado de administração, medicação não prescrita, dose extra e medicações incompatíveis. Ambos os erros envolvem uma falha ao administrar o medicamento.

Quais são os principais erros ocorridos no cotidiano dos profissionais de enfermagem?

Já o COREN (Conselho Regional de Enfermagem do Estado de São Paulo) (2011), define treze tipos de erros de enfermagem: erro de medicação, erro de prescrição, erro de dispensação, erro de omissão, erro de horário, erro de administração não autorizada de medicamento, erro de dose, erro de apresentação, erro de preparo, ...

Quais os fármacos em saúde do idoso considerados mais Iatrogênicos?

Entre as drogas, predominaram como causadoras de iatrogenia, os quimioterápicos, digitálicos, neurolépticos e antiinflamatórios não hormonais.

O que é Síndrome do imobilismo no idoso?

A imobilidade se caracteriza pela supressão dos movimentos de uma ou mais articulações. Ainda, nesse contexto, quando consideramos as alterações negativas provenientes do decúbito prolongado e que impedem a mudança postural temos a Síndrome de Imobilidade.

O que é imobilidade no idoso?

A síndrome da imobilidade é definida como um conjunto de repercussões deletérias ao organismo acamado por um período prolongado. Sendo muito prejudicial principalmente para os indivíduos que apresentam idade superior aos 60 anos.

Qual é a via de administração mais rápida?

1) Via Parenteral

A ação é mais rápida e segura, não provocando irritação gástrica nem vômito. Pode ser utilizada para pacientes inconscientes, não há probabilidade de interferência pelos alimentos ou sucos digestivos e o fármaco não passa pelo fígado.

São fatores de risco para iatrogenia na administração de medicamentos?

Entre alguns dos fatores que levam a ocorrência de iatrogênia na medicação, foram detectados erros com relação à prescrição, dose, horário, omissões, administração de medicamentos não autorizados, paciente errado e falhas de comunicação.

Quanto às doenças isquémicas do miocárdio Assinale a afirmativa correta?

Quanto às doenças isquêmicas do miocárdio, assinale a afirmativa correta. A Arteriosclerose, doença universal que acomete muitos indivíduos, especialmente no mundo ocidental, é responsável por 45% das mortes na população adulta.

Qual a diferença entre erro médico e iatrogenia?

A iatrogenia e o erro médico são, portanto, excludentes entre si e inconciliáveis, pois, se restar caracterizada a iatrogenia, não há de se falar em responsabilização por erro médico, eis que inexistiu violação de qualquer dever de cuidado por parte do profissional.

O que são complicações iatrogênicas?

As complicações iatrogênicas são mais comuns e costumam ser mais graves em pacientes idosos do que em jovens. Essas complicações incluem efeitos adversos do fármaco (p. ex., interações), quedas, infecções hospitalares, úlceras de pressão, delirium e complicações relacionadas à cirurgia.

O que é anemia iatrogênica?

E potenciais prejuízos à saúde dos pacientes — um exame feito sem necessidade expõe a pessoa a riscos ou, no mínimo, a desconfortos evitáveis: “Exames de sangue muito frequentes podem levar a anemia iatrogênica [aquela provocada por um tratamento médico)].

Qual a definição da síndrome do imobilismo?

A SÍNDROME DO IMOBILISMO É DEFINIDA COMO UMA CONDIÇÃO EM QUE O INDIVIDUO TEM SUA MOBILIDADE SIGNIFICATIVAMENTE DIMINUÍDA. SEU SISTEMA LOCOMOTOR ESTÁ EM DÉFICIT, DEIXANDO O SUJEITO COM RISCO DE INCAPACIDADE, VISTO QUE SUAS FUNÇÕES MOTORAS ESTÃO EM DEGENERAÇÃO, PODENDO ACARRETAR PATOLOGIAS MUSCULOESQUELÉTICAS.

O que causa a síndrome do imobilismo?

As causas do imobilismo são múltiplas, como: alteração no equilíbrio postural, quedas, medo de cair, limitação da marcha, perda da independência e autonomia , imobilidade no leito e demências. Principais sistemas atingidos: Sistema Tegumentar. Sistema esquelético.

O que a imobilidade pode causar?

A imobilidade seria a complicação da perda de capacidade funcional, geralmente decorrente de doença crônico- degenerativa, de doença aguda incapacitante ou de inatividade por si só. As consequências, físicas e psíquicas, da imobilidade geram perda de independência e autonomia, reduzindo bem estar e qualidade de vida.

Quais as principais síndromes geriátricas?

A perda dessas funções resulta nas grandes síndromes geriátricas: incapacidade cognitiva, instabilidade postural, imobilidade e incapacidade comunicativa.

O que é considerado polifarmácia?

A polifarmácia, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), é o uso rotineiro e concomitante de quatro ou mais medicamentos (com ou sem prescrição médica) por um paciente1.

O que são idosos polifarmácia?

A polifarmácia, representada pelo uso de cinco ou mais medicamentos por uma única pessoa, cresce cada vez mais na população idosa e traz graves riscos a essa parcela etária. Vivemos em um mundo repleto de avanços tecnológicos e, seguindo essa evolução, a área da saúde também caminha a passos largos.

Quais são as principais falhas cometidas pelos profissionais de enfermagem na comunicação não terapêutica?

5 erros comuns na comunicação com o paciente
  1. Desviar o olhar e focar sua atenção na tela do computador enquanto o paciente estiver falando. ...
  2. Deixar transparecer ao paciente que você está com pressa. ...
  3. Fazer apenas perguntas fechadas.
  4. Não dar importância ao problema do paciente. ...
  5. Não permitir momentos para perguntas.

Quais erros os profissionais de enfermagem cometem com mais frequência no tocante ao preparo e a administração de medicamentos?

Resultados: Os erros cometidos durante a preparação de medicamentos mais relatados foram: preparação de vários medicamentos de horários e pacientes diferentes na mesma bandeja (48,9%), ocorrência de conversas paralelas durante a preparação (44,4%), falhas relacionadas às normas de biossegurança (40,4%), horário errado ...

Quais os fatores que contribuem para os erros cometidos pelos profissionais e dê exemplo?

A falta de conhecimento (nível teórico) e de preparo do profissional (experiência e atuação em serviço) também foram considerados fatores de risco para ocorrência de erros, o que ressalta ainda mais a necessidade de reciclagem permanente e contínua dos profissionais.

Artigo anterior
Porque o frio faz emagrecer?
Artigo seguinte
Qual o melhor dia para alterar a data de vencimento do cartão?