O que é homocisteina elevada?

Perguntado por: Gaspar Gustavo Mota Rodrigues Neto  |  Última atualização: 8. Mai 2024
Pontuação: 4.2/5 (57 avaliações)

A homocisteína é um tipo de aminoácido produzido pelo organismo humano. Essa substância atua na produção de proteínas e no funcionamento do sistema nervoso. O excesso de homocisteína na corrente sanguínea pode prejudicar a parede das artérias e, assim, aumentar o risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares.

O que provoca o aumento da homocisteína?

As causas adquiridas da hiper-homocisteinemia incluem deficiências nos cofatores (vitaminas B12, B6 e folato), idade avançada, doenças como insuficiência renal e hipotiroidismo, medicações que interferem no metabolismo das vitaminas B12, B6 ou folato, e fatores ligados ao estilo de vida, como tabagismo, alcoolismo, ...

Qual valor de homocisteína é preocupante?

Níveis de homocisteína considerados normais: entre 5 e 15 µmol/L; Níveis de homocisteína considerados de risco baixo: entre 15 e 30 µmol/L; Níveis de homocisteína considerados de risco intermediário: entre 30 e 100 µmol/L; Níveis de homocisteína considerados de alto risco: maiores do que 100 µmol/L.

Qual o tratamento para homocisteína alta?

Geralmente, o tratamento envolve dieta com restrição de metionina, podendo incluir a suplementação das vitaminas B6, B9 (também conhecida como ácido fólico ou folato) e B12. Outros suplementos podem ajudar como a betaína, capaz de fazer com que a homocisteína seja revertida à metionina.

O que se deve fazer para baixar a homocisteína?

Uma alimentação rica em vitaminas B6, B12 e ácido fólico ajuda a reduzir os níveis de homocisteína. O bife de fígado é uma ótima fonte desses três nutrientes. Banana e feijão também são fontes de vitamina B6 e ácido fólico, enquanto o leite de vaca fornece vitamina B12.

Homocisteina Elevada? Veja o que acontece com seu Corpo!| Dra Ingrid Serafim

35 questões relacionadas encontradas

Quais os sintomas de homocisteína?

A homocistinúria é causada pela falta da enzima necessária para metabolizar a homocisteína. Os sintomas incluem deficiência intelectual, problemas oculares e anomalias esqueléticas.

Quais os medicamentos que podem aumentar a homocisteína no sangue?

Os níveis de homocisteína podem aumentar com a idade, em fumantes e com o uso de medicamentos como carbamazepina, metotrexato e fenitoína. Os níveis são mais baixos nas mulheres. A concentração de homocisteína aumenta após a menopausa possivelmente devido à redução na produção de estrógenos.

Quanto tempo demora para baixar a homocisteína?

A utilização diária de 50 a 500 µg de ácido fólico entre 3 e 12 semanas reduziu em 25% a concentração de homocisteína, e a redução foi maior em indivíduos hiper-homocisteinêmicos (> 12 µmol/L) e com deficiência sérica de folato (< 12 µmol/L) antes do tratamento com ácido fólico.

Qual a relação da vitamina B12 com a homocisteína sanguínea?

A deficiência de vitamina B12 diminui a massa óssea, pois eleva os níveis de homocisteína e o ácido metilmalônico, aumentando a formação de osteoclastos. Os níveis de homocisteína podem ser alterados por uma mutação no gene C677T da MTHFR, que induz a substituição de uma valina por alanina.

Qual o nível ideal de homocisteína?

Os valores normais de homocisteína nos exames de sangue devem estar abaixo de 15 micromol/L, sendo que a homocisteína geralmente só é preocupante quando está acima do valor de referência.

Para que serve o exame de homocisteína?

O exame de Homocisteína pode ser solicitado para observar a quantidade deste aminoácido no sangue e, se o valor estiver elevado, indicar um tratamento para prevenção dos problemas cardiovasculares.

Onde é produzida a homocisteína?

A homocisteína é um aminoácido natural no corpo humano. Geralmente é produzido como um subproduto de comer carne e, juntamente com outros aminoácidos, é um bloco de construção para todas as proteínas do corpo.

Quando pedir homocisteína?

Deve-se suspeitar de homocistinúria quando houver elevação dos valores de homocisteína plasmática pelo menos cinco vezes acima do limite superior de normalidade, na presença de quadro clínico compatível.

Qual o nome do exame que detecta falta de vitaminas?

O próprio hemograma pode detectar falta de vitaminas, de forma que o profissional de confiança poderá perceber indícios de acordo com as taxas obtidas.

O que acontece quando a vitamina B12 está muito alta?

Em um estudo, pacientes com quadro de hipervitaminose pela vitamina B12 apresentaram quadros de doenças hepáticas, insuficiência renal e doenças autoimunes/inflamatórias. Foi visto também que a elevação da concentração de vitamina B12 tem como consequência muitas vezes, manifestações dermatológicas como a acne.

Como é feito o exame homocisteína?

Como é feito o exame Homocisteína, Dosagem no Sangue? O exame Homocisteína, Dosagem no Sangue é realizado a partir da análise de amostra de sangue e o resultado é liberado em resultado em 2 dias úteis.

Pode tomar vitamina B6 e B12 juntos?

Não há problema em tomá-las juntas.

Quem deve suplementar vitamina B12?

Quem deve suplementar a vitamina B12? Em geral, qualquer paciente que apresentar exames de sangue com baixos níveis de vitamina B12 é orientado a fazer a suplementação, desde que seja recomendado por um médico ou nutricionista.

O que regula a vitamina B12?

A absorção da vitamina B12 se dá na parte final do intestino delgado, também conhecida como íleo. Esse processo acontece por meio de uma proteína produzida pelo nosso estômago. Assim, quem passou por alguma cirurgia e que necessitou retirar uma parte do intestino, apresenta um quadro de absorção comprometido.

Qual a melhor forma de repor vitamina B12?

Alimentos de origem animal são as principais fontes de vitamina B12. Assim, uma dieta que contenha carne (seja ele bovina, suína, de aves ou de peixes de frutos do mar), ovos, leites e derivados tendem a ser capazes de garantir as quantidades ideias desse nutriente.

Como saber se a vitamina B12 está fazendo efeito?

O diagnóstico de deficiência de vitamina B12 toma por base os exames de sangue. Quando altas doses de suplementos de vitamina B12 são administradas, os sintomas da anemia tendem a se resolver. Os sintomas provocados por danos nos nervos e demência em idosos podem persistir.

Qual é o valor normal da vitamina B12?

Valores menores que 200 pg/ml são considerados baixos e precisam de acompanhamento médico. Valores entre 200 pg/ml e 900 pg/ml são considerados normais. Valores maiores que 900 ng/ml são altos e podem ocorrer em pacientes que estejam repondo a vitamina em excesso.

Quais são os alimentos que contém vitamina B12?

Lista de alimentos ricos em vitamina B12
  • Fígado bovino grelhado. 100 mcg.
  • Mexilhão cozido. 21 mcg.
  • Ostras cruas. 14 mcg.
  • Fígado de frango cozido. 21,1 mcg.
  • Coração bovino cozido. 14 mcg.
  • Sardinhas grelhadas. 12 mcg.
  • Arenque assado. 9,6 mcg.
  • Caranguejo cozido. 10,4 mcg.

Qual o tipo de exame de sangue que detecta câncer?

Não existe nenhum exame de sangue para detectar câncer no corpo inteiro. O que existe, além do hemograma completo, são exames de sangue específicos, que ajudam no rastreamento de determinados tipos de neoplasias. É o caso de uma série de marcadores tumorais circulantes.

Quantas horas de jejum para fazer exame de homocisteína?

HOC - HOMOCISTEÍNA. Jejum: Aconselhável de 4 horas.

Artigo anterior
Quantas árvores para fazer uma folha A4?
Artigo seguinte
Como por intragram escuro?