O que é homicídio torpe?

Perguntado por: Beatriz Cunha de Teixeira  |  Última atualização: 17. Februar 2025
Pontuação: 4.7/5 (7 avaliações)

O motivo torpe é aquele considerado como imoral, vergonhoso, repudiado moral e socialmente, algo desprezível. Um exemplo seria matar para receber uma herança, ou matar por ter qualquer tipo de preconceito, entre outros.

O que é um homicídio torpe?

36. Motivo torpe: é o motivo repugnante, abjeto, vil, que demonstra sinal de depravação do espírito do agente. O fundamento da maior punição ao criminoso repousa na moral média, no sentimento ético social comum. Ex.: cometer um crime impulsionado pela ganância ou pela ambição desmedida."

O que não é motivo torpe?

Bem, MOTIVO TORPE, é o motivo aviltante, imoral, repugnante, que causa comoção social, repulsa na sociedade. Exemplo: Matar a esposa por não querer reatar o relacionamento ou matar o próprio filho para se vingar da esposa. O motivo torpe é incompatível com as circunstâncias que privilegiam o homicídio.

Quais são os tipos de homicídios?

São três os tipos (espécies): homicídio simples; homicídio privilegiado; homicídio qualificado.

O que é crime de homicídio qualificado?

Também são considerados homicídios qualificados aqueles cometidos contra menor de 14 anos ou por motivo fútil, traição ou emboscada ou com emprego de veneno, fogo, asfixia, tortura ou ainda mediante promessa de recompensa ou recurso que dificulte a defesa da vítima, entre outros.

Homicídio por motivo Torpe e Fútil (qualificadoras)

45 questões relacionadas encontradas

Qual o pior tipo de homicídio?

Qual o pior tipo de homicídio? Segundo a legislação brasileira, o pior tipo de crime é o homicídio qualificado. Os assassinatos qualificados são os homicídios realizados com veneno, explosão, dissimulação ou traição, conforme alguns exemplos do Código Penal brasileiro.

Qual o crime mais grave do Código Penal?

O artigo de hoje é sobre uma curiosidade: qual é a maior pena prevista no Código Penal? Se considerarmos somente as penas máximas, a maior pena prevista no Código Penal é 30 anos, prevista para os seguintes crimes: – Homicídio qualificado, incluindo o feminicídio (art. 121, § 2º, do Código Penal).

Qual é a diferença entre homicídio simples e qualificado?

Segundo o Código Penal (Decreto-Lei 2.848/40), o homicídio qualificado é aquele cometido em circunstâncias que tornam o crime mais grave do que já é. O homicídio simples, por mais que o adjetivo possa parecer impróprio, é o ato de matar uma pessoa em circunstâncias que não ampliem a magnitude desse ato extremo.

Qual a diferença entre motivo torpe e fútil?

O motivo torpe é incompatível com as circunstâncias que privilegiam o homicídio. MOTIVO FÚTIL: Ocorre sempre que se verificar manifesta desproporção entre o motivo e o resultado morte. Há nesse caso, um abismo entre o comportamento do agente e o resultado morte. Exemplo: Matar por uma balinha.

Qual é a diferença entre homicídio e assassinato?

O homicídio classifica-se em doloso ou meramente culposo (ou seja, não doloso). Na redação do antigo Código Penal, classificava-se em voluntário ou involuntário (por negligência). A linguagem técnica foi corrigida, mas os significados não mudaram. O assassínio é sempre doloso, podendo ser ou não premeditado.

Qual a pena para quem mata uma pessoa?

Matar alguem: Pena – reclusão, de seis a vinte anos. § 1º Se o agente comete o crime impelido por motivo de relevante valor social ou moral, ou sob o do- mínio de violenta emoção, logo em seguida a injusta provocação da vítima, ou juiz pode reduzir a pena de um sexto a um terço.

O que é um homicídio simples?

O homicídio simples é o ato de tirar a vida de uma pessoa de forma dolosa, ou seja, intencional, sem qualificadores que aumentam a pena. Já o homicídio qualificado possui circunstâncias que elevam a pena, como torpeza, futilidade, feminicídio, entre outros.

O que é um homicídio privilegiado?

No entanto, quando a conduta do agente for motivada por compreensível emoção violenta, compaixão, desespero ou motivo de relevante valor social ou moral, que diminua sensivelmente a sua culpa, o homicídio diz-se «privilegiado».

Quais são os motivos torpes?

O motivo torpe é aquele considerado como imoral, vergonhoso, repudiado moral e socialmente, algo desprezível. Um exemplo seria matar para receber uma herança, ou matar por ter qualquer tipo de preconceito, entre outros.

O que significa 33 no mundo do crime?

A lei 11.343/2006, que define os crimes relacionados à prática do tráfico ilícito de drogas, em seu artigo 33, prevê que dentre as diversas condutas que caracterizam o crime de tráfico está o ato de entregar a consumo ou fornecer drogas, mesmo que seja de graça.

O que é traição moral?

A traição divide-se em material (ou objetiva), que é a atitude de golpear alguém pelas costas, e moral (ou subjetiva), que significa ocultar a intenção criminosa, enganando a vítima.

Como dizer torpe?

Sórdido; infame; ignóbil.

Qual a pena para crime hediondo?

Art. 8º Será de três a seis anos de reclusão a pena prevista no art. 288 do Código Penal, quando se tratar de crimes hediondos, prática da tortura, tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins ou terrorismo. Parágrafo único.

O que é um homicídio funcional?

3o.). O crime de homicídio funcional se define como matar autoridade ou policial no exercício da função ou em razão dela, ou seu cônjuge, companheiro ou parente consanguíneo até terceiro grau. O crime continua a ser homicídio, sendo, porém, qualificado pela nova circunstância.

Qual a diferença entre homicídio culposo e homicídio doloso?

Crime culposo – Crime praticado sem intenção. O agente não quer nem assume o resultado. Crime doloso – Crime com intenção. O agente quer ou assume o resultado.

Quanto tempo de cadeia da homicídio doloso?

Em geral, a pena base para homicídio doloso simples (quando não há agravantes qualificadores) é de reclusão de seis a vinte anos. No entanto, sendo o réu primário (indivíduo que nunca teve sentença condenatória transitada em julgado), a pena pode ser reduzida de um sexto a um terço.

Qual é o maior crime do Brasil?

Quais os 5 crimes mais cometidos no Brasil?
  • Roubo (Lei n° 2.848/40 – Art. 157):
  • Roubo de veículos.
  • Furto (Lei n° 2.848/40 – Art. 155):
  • Estelionato (Lei n° 2.848/40 – Art. 171):
  • Invasão (Lei n° 2.848/40 – Art. 202):
  • Tentativa de Crime (Lei n° 2.848/40 – Art. ...
  • Impressões do Time de Inteligência da Gabriel.

Qual a sentença mais longa do mundo?

Acredita-se que a sentença de prisão mais longa já decretada por um tribunal tenham sido os 141.078 anos de cárcere aplicados a Chamoy Thipyaso na Tailândia em 1989. Ela foi condenada por um esquema de pirâmide que defraudou 16 mil pessoas.

Qual crime tem pena máxima no Brasil?

Qual é a maior pena prevista no Brasil? Se nos focarmos apenas nas penas, o Código Penal estabelece um limite máximo de 30 anos de prisão para os crimes a seguir: – Homicídio qualificado, que também abrange o feminicídio (conforme o artigo 121, parágrafo 2º, do Código Penal).

Artigo anterior
O que significa Espírito de temor?
Artigo seguinte
Como é calculado o valor do IPVA?