O que é histórico clínico?

Perguntado por: Adriana Rita Moreira Batista Sousa  |  Última atualização: 6. Januar 2022
Pontuação: 4.9/5 (60 avaliações)

Histórico do paciente é um conjunto de documentos e relatos sobre o seu estado de saúde em diferentes etapas da vida. Ele reúne informações históricas sobre doenças atuais, anteriores, males que afetam familiares e atendimentos de saúde prestados, colhidas durante anamnese, avaliação física, exames e tratamentos.

Como fazer histórico clínico?

Sendo assim, você deve registrar:
  1. consultas já realizadas;
  2. doenças que podem ser consideradas crônicas;
  3. sintomas apresentados pelo paciente;
  4. diagnósticos já feito pela clínica e/ou outros profissionais;
  5. suspeita clínica;
  6. cirurgias feitas;
  7. internações;
  8. tratamentos realizados.

Como chama histórico médico?

O que é o histórico do paciente? Também conhecido como histórico médico, o registro é um levantamento de todas as informações relevantes sobre a saúde do paciente. Ou seja, são dados que vão contribuir para uma melhor análise do quadro clínico do indivíduo.

O que é histórico patológico?

História médica pregressa ou História patológica pregressa (HMP ou HPP): Adquire-se informações sobre toda a história médica do paciente, mesmo das condições que não estejam relacionadas com a doença atual.

O que deve constar no histórico de enfermagem?

O histórico de enfermagem ou investigação clínica é a primeira etapa constituída de anamnese e exame físico de enfermagem. Considera-se a coleta de informações do cliente no sentido de avaliar as evidências e os fatores de risco que possam agregar-se ao problema de saúde atual do cliente.

Histórico Clinico Online - PT

42 questões relacionadas encontradas

O que é um histórico de enfermagem?

C1ANC1ARULLO (1975) — "Histórico de Enfermagem é uma relação escrita de informações específicas sobre o paciente, provendo dados sobre as suas necessi- dades ou os seus problemas como base para evolução, prescrição e avaliação da as- sistência de enfermagem.

O que é uma visão patológica?

A miopia patológica está associada a diversas alterações degenerativas na parte posterior do olho que podem prejudicar ainda mais a visão. Entre as alterações estão a neovascularização coroide (crescimento anormal de vasos sanguíneos), o descolamento da retina, a catarata e o glaucoma.

O que é anatomia patológica?

Anatomia patológica é um ramo da patologia e da medicina que lida com o diagnóstico das doenças baseado no exame macroscópico de peças cirúrgicas e microscópicos para o exame de células e tecidos. Citopatologia é o estudo das células e suas alterações em casos patológicos.

O que é uma pessoa patológica?

Caracteriza-se pelo padrão social de comportamento irresponsável, explorador e insensível constatado pela ausência de remorsos. Essas pessoas não se ajustam às leis do Estado simplesmente por não quererem, riem-se delas, freqüentemente têm problemas legais e criminais por isso. Mesmo assim não se ajustam.

Quais profissionais podem ter acesso ao prontuário do paciente?

O próprio paciente, ou seu representante legal, tem o direito de solicitar e obter cópia integral de seu prontuário. Esse direito está previsto no Código de Ética Médica e no Código de Defesa do Consumidor (CDC).

Quem pode ter acesso ao prontuário médico?

Todo paciente ou seu representante legal tem o direito de solicitar e receber cópia do respectivo prontuário médico.

Quem é responsável pelo prontuário do paciente?

É obrigatório ao médico o registro de todos os atos assistenciais em prontuário, constando os dados de identificação do paciente, anamnese, exame físico, resultados de exames, hipóteses diagnósticas, diagnóstico(s) definitivo(s), tratamento realizado, evolução diária, procedimentos realizados.

Qual a importância da história clínica?

A história clínica é imprescindível para o atendimento médico. Isso porque manter armazenadas informações sobre o histórico de saúde do paciente pode ser muito importante na hora de trabalhar com hipóteses para diagnósticos e recomendação de tratamentos.

Como responder um caso clínico?

Deve-se questionar o aprendiz sobre como ele chegou nos seus raciocínios, decisões e conclusões. Mais uma vez, o aprendiz deve ser estimulado a verbalizar o seu raciocínio clínico num ambiente acolhedor, que permita identificar falhas e pontos a serem melhorados.

Quais são os exames de anatomia patológica?

Exemplos de exames de anatomia patológica são papanicolau, pulsão de tireoide e análise de células cancerígenas. “Esses e outros procedimentos do tipo são realizados a partir de um fragmento de tecido, quando há necessidade de biópsia.

Para que serve o exame de anatomia patológica?

A Anatomia Patológica é um dos ramos da Patologia, que estuda as alterações orgânicas (morfológicas), causadas pelas doenças (lesões) e, consequentemente, permitindo importante auxílio ao diagnóstico do paciente.

Qual é a importância da anatomia patológica?

A anatomia patológica é um ramo da patologia e da medicina incumbido de diagnosticar doenças por meio do exame macroscópico de peças cirúrgicas e análises microscópicas utilizadas para o caso de estudos analíticos de células e tecidos.

O que é um caso patológico?

Patológico é um adjectivo que se refere àquilo que está relacionado com uma patologia. Este termo, por sua vez, designa o conjunto dos sintomas que se associam a uma certa doença e à especialidade da medicina orientada para as doenças. Ora, patológico pode tratar-se daquilo que se transforma numa doença.

O que é tristeza patológica?

A tristeza é um sentimento humano normal decorrente de uma frustração, perda ou fracasso, que não compromete a capacidade de raciocinar e desempenhar as atividades diárias normais, como ocorre na depressão. Podemos dizer que a depressão é uma “tristeza patológica”.

O que é o ciúme patológico?

Quando é algo imaginário, sem controle e acompanhado de um desejo obsessivo de controle total sobre os sentimentos e comportamentos do outro, ele pode ser considerado um ciúme patológico.

O que é a investigação no Processo de enfermagem?

Investigação (COLETA DE DADOS E EXAME FÍSICO) A primeira coisa a ser feita no atendimento de um paciente é a busca por informações básicas que irão definir os cuidados da equipe de enfermagem. ... Essas informações proporcionarão maior precisão de dados ao Processo de Enfermagem dentro da abordagem da SAE.

Quais as etapas que compõe o histórico de enfermagem?

Fases ou Etapas

Esta Resolução afirma que o Processo de Enfermagem está dividida em cinco etapas: Coleta de Dados de Enfermagem (ou Histórico de Enfermagem); Diagnóstico de Enfermagem; Planejamento de Enfermagem; Implementação; e Avaliação de Enfermagem.

O que é a avaliação de enfermagem?

AVALIAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM A avaliação de enfermagem consiste na ação de acompanhar as respostas do cliente aos cuidados prescritos, por meio de anotações no prontuários ou nos locais próprios, da observação direta da resposta do cliente à terapia proposta, bem como do relato do cliente (TANNURE; GONÇALVES, ...

Quais são as intervenções de enfermagem?

As intervenções de enfermagem incluem cuidado direto e indireto; os tratamentos podem ser iniciados pela enfermeira, médico, ou outro agente provedor. A Intervenção de cuidado direto incluem ambas as ações de enfermagem fisiológicas e psicológicas.

Artigo anterior
O que é a meia vida?
Artigo seguinte
O que é a ultratividade da lei?