O que é Hiperfoco no autismo?

Perguntado por: Ângela Carvalho de Coelho  |  Última atualização: 10. Februar 2022
Pontuação: 4.5/5 (27 avaliações)

Hiperfoco pode ser definido como uma forma intensa de concentração em um mesmo assunto, tópico ou tarefa e é bastante frequente em pessoas com transtorno do espectro autista(TEA), sendo um padrão de comportamento restrito e repetitivo.

O que é o hiperfoco?

O hiperfoco no TDAH é definido como a concentração intensa e sustentada em um único interesse ou projeto por um período prolongado de tempo. Pessoas que experimentam hiperfoco muitas vezes ficam tão absortas que bloqueiam o mundo ao seu redor.

É normal ter hiperfoco?

Hiperfoco. A maioria das pessoas encara o hiperfoco como algo positivo, e não há nada de errado nisso. De fato, quando o hiperfoco é saudável, ele pode ser muito benéfico, como nos casos em que a pessoa usa isso a favor de seus estudos, profissão e habilidades. No entanto, nem sempre é assim.

Como trabalhar com hiperfoco?

? Generalizar sempre a sua área de interesse para que não se restrinja apenas em usar sem função social a sua ação de hiperfoco. ? Tal motivação é muito importante pois pode se tornar a sua área de ocupação futuramente.

Quanto tempo dura o hiperfoco?

Também por isto, o foco é bastante rígido. Quando se está em hiperfoco, pode-se permanecer neste estado por longos períodos, até que por um efeito de cansaço, exaustão ou frustração (normalmente, uma combinação disto tudo) ele desaparece. Entrar em hiperfoco pode ser uma benção para algumas pessoas.

HIPERFOCO no Autismo, Asperger e TDAH - Tudo que você precisa saber

18 questões relacionadas encontradas

É verdade que só quem tem TDAH consegue desfocar a visão?

TDAH. Algumas pessoas com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade podem desfocar a visão propositalmente. Porque elas não conseguem manter a atenção voltada para uma única coisa. Então, isso é mais frequente nelas.

Como tirar o hiperfoco no autismo?

É importante ressaltar que o hiperfoco não deve ser utilizado como uma estratégia para manter a criança quieta, entretida, longe do contexto social – o que acabaria por restringir ainda mais o repertório de interesses, anulando oportunidades de contato com outros temas e atividades.

Como trabalhar a concentração em uma criança autista?

Propor atividades que estimulem o pensamento lógico

Isso pode ser feito por meio de algum jogo ou outra atividade lúdica que seja responsável por estimular o raciocínio lógico do aluno autista. Lembrando sempre que cada um tem o seu tempo.

O que acontece no cérebro de uma pessoa com TDAH?

Os resultados revelaram que estruturas como a amígdala cerebral, acúmbens e hipocampo, responsáveis pela regulação das emoções, motivação e o chamado sistema de recompensa (que modifica nosso comportamento através de recompensas) são menores nos pacientes com TDAH.

Quanto tempo vive uma pessoa com autismo?

Além disso, os estudos apontam que a idade média com que uma pessoa diagnosticada com autismo morre é de apenas 36 anos, sendo que para a população em geral a expectativa de vida ultrapassa os 70 anos. Ou seja, pessoas com autismo vivem, em média, metade do tempo que a população em geral.

O que pode ser confundido com autismo?

Atrasos na fala, problemas auditivos ou outros atrasos no desenvolvimento, como dificuldades de linguagem, fala ou audição podem ser confundidos com autismo. Assim como dificuldades motoras finas, de interação social e habilidades de pensamento prejudicadas também podem.

O que é interesses obsessivos?

O hiperfoco ou interesse restrito no autismo é uma forma intensa de concentração em um mesmo tema ou tarefa. Em pessoas com TEA, o hiperfoco acaba fazendo parte da categoria de padrões comportamentais restritos e repetitivos.

Como usar o hiperfoco no TDAH?

Algumas dicas para gerenciar o hiperfoco na criança com TDAH são: montar um cronograma para controle de atividades que tendem a resultar em hiperfoco (ex.: televisão, videogame); utilizar-se de marcações de tempo finais, como, por exemplo, o final de um filme, como um sinal de que determinada ação chegou ao fim e que ...

Como saber se você tem autismo?

De forma geral, algumas das características do autismo que podem ajudar no seu diagnóstico são:
  1. Relacionamento interpessoal afetado;
  2. Riso inapropriado;
  3. Não olhar nos olhos;
  4. Frieza emocional;
  5. Poucas demonstrações de dor;
  6. Gostar de brincar sempre com o mesmo brinquedo ou objeto;

Como trabalhar a atenção compartilhada?

O momento de brincar, de ler histórias e até mesmo os momentos de tarefas diárias (como cozinhar ou limpar a casa) podem ser ótimas oportunidades para treinos de atenção compartilhada e interações significativas. Pode-se estimular a AC na criança interessando-se ativamente por aquilo que ela já está interessada.

O que é ecolalia no autismo?

A ecolalia pode ser definida como “uma repetição em eco da fala” – uma repetição de sílabas, palavras ou frases já ouvidas. É importante falar sobre essa característica aqui em nosso blog pois o autismo é a principal síndrome desencadeante da ecolalia.

O que é estereotipia no autismo?

São repetições e rituais que podem ser linguísticos, motores e até de postura. Geralmente são comportamentos sem explicações racionais, sem motivo aparente. Porém, a pessoa com autismo sente a necessidade de expressar para conseguir lidar com uma situação.

Como saber se você tem TDAH?

O diagnóstico de TDAH é clínico, ou seja, é feito através de uma anamnese aprofundada e por meio de questionários de rastreamento – e não testes psicológicos. No caso dos adultos, é importante que a deficiência identificada tenha estado presente na vida dessa pessoa desde a infância.

Por que conseguimos embaçar a visão?

É bastante comum a visão embaçada estar associada aos problemas de visão relacionados aos erros de refração, ou seja, as famosas hipermetropia, miopia e astigmatismo. Apesar das particularidades de cada problema de visão, para todas essas condições, geralmente, a solução é simples com o uso de lentes corretivas.

Quem tem TDAH é considerado deficiente?

Como já falamos, o TDAH não é deficiência, pois não é incapacitante. As pessoas com TDAH são disfuncionais, ou seja, têm mais dificuldade em realizar algumas atividades, mas não são incapazes de realiza-las. Assim, o TDAH não está contemplado no estatuto da Pessoa com Deficiência.

O que é uma pessoa Neurodivergente?

O conceito por trás do termo Neurodiversidade consiste em reconhecer e respeitar as diferenças neurológicas que fazem parte da vida de muitas pessoas, dentre elas: dispraxia, dislexia, transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH), autismo, síndrome de Tourette, entre outras.

Qual a diferença entre TOC é autismo?

As pessoas com TOC geralmente se sentem desconfortáveis ​​com seus sintomas e gostariam de se livrar deles. Enquanto as pessoas com TEA geralmente não se incomodam com seus rituais e muitas vezes a estereotipia traz conforto quando tem função de autorregulação.

Qual a diferença entre autismo é esquizofrenia?

A idade de início e a procura por tratamento se dão em idades diferentes nos dois transtornos. O autismo pode ser diagnosticado ainda na chamada primeira infância, mas os primeiros sinais da esquizofrenia, na maior parte das vezes, somente aparecem a partir da adolescência.

Artigo anterior
O que são fungos e bolores?
Artigo seguinte
Para que é indicado a medicação Celergin?