O que é Hepatologo?

Perguntado por: Frederico Cardoso de Lopes  |  Última atualização: 7. März 2025
Pontuação: 4.1/5 (8 avaliações)

A hepatologia é o estudo do fígado. Também pode ser considerada a área da medicina que estuda e cuida de doenças relacionadas ao mesmo, assim como tratamento e prevenção.

O que faz o médico hepatologista?

O que faz o hepatologista? O hepatologista é o médico responsável por cuidar da saúde do fígado, vesícula biliar e pâncreas. Assim, trabalha na prevenção, diagnóstico e no tratamento das doenças que atingem estes órgãos. Por exemplo: hepatites A, B e C, cirrose e as chamadas doenças metabólicas.

O que significa hepatologia?

A hepatologia é uma subespecialidade da gastroenterologia que visa estudar o fígado, prevenindo, diagnosticando e tratando de doenças e condições médicas que possam afetar esse, que é um dos órgãos mais importantes de todo o corpo humano.

Como é feito o exame de hepatologia?

Exames de imagem: ultrassom, tomografia computadorizada e ressonância magnética; Métodos de avaliação de fibrose: são exames que estimam a fibrose hepática de forma não invasiva (como a elastografia por ressonância); Biópsia hepática: em casos específicos para diagnosticar o câncer.

Qual o exame para detectar problemas no fígado?

SEMPRE QUE O MÉDICO PRECISA AVALIAR A SAÚDE DO FÍGADO ELE COMEÇA SOLICITANDO UM EXAME DE SANGUE CHAMADO HEPATOGRAMA, QUE AVALIA: AST, ALT, GGT, ALBUMINA, BILIRRUBINA, LACTATO DESIDROGENASE E TEMPO DE PROTROMBINA.

O que é Hepatologia

31 questões relacionadas encontradas

Quais são os sintomas de quem tem gordura no fígado?

Os principais sintomas de gordura no fígado são:
  • Perda de apetite;
  • Cansaço excessivo;
  • Dor abdominal, especialmente na região superior direita;
  • Dor de cabeça constante;
  • Inchaço da barriga;
  • Coceira na pele;
  • Pele e olhos amarelados;
  • Fezes esbranquiçadas.

Como detectar câncer de fígado?

Quais são os sintomas do câncer de fígado?
  1. Aumento do tamanho do abdômen devido ao acúmulo de líquido;
  2. Presença de massa palpável no abdômen;
  3. Dor abdominal, mais localizada para o lado direito do abdômen;
  4. Pele e olhos mais amarelados que o normal;
  5. Cansaço excessivo;
  6. Fraqueza;
  7. Fezes que saem mais esbranquiçadas;

Quando se deve ir a um hepatologista?

Quando devo procurar por um hepatologista? É indicado consultar um hepatologista caso você apresente sintomas como dor abdominal persistente, icterícia (aspecto amarelado da pele e dos olhos), inchaço na barriga, fezes claras, urina escura ou perda de apetite sem causa aparente.

Como saber se estou com algum problema no fígado?

Sinais de que você pode estar com o fígado inflamado Doenças...
  1. Febre.
  2. Dor de cabeça.
  3. Perda de peso.
  4. Enjoo.
  5. Vômitos.
  6. Dor abdominal.
  7. Pele e olhos amarelados.
  8. Urina escura (cor de Coca-cola)

Qual exame de sangue que detecta câncer de fígado?

hemograma completo; bioquímica sanguínea. Dosagem da Alfafetoproteína (AFP)

Qual o valor de uma consulta com um hepatologista?

Apenas 260,00 por consulta.

Qual o médico que substitui o hepatologista?

O médico gastroenterologista atua na prevenção, diagnóstico, tratamento e avaliação de todas as doenças que envolvem o sistema digestório, além de orientar dietas para pacientes com estas patologias.

O que pode causar problemas no fígado?

Outra condição que causa inflamação no fígado é o acúmulo de gordura no órgão, relacionado à má alimentação, obesidade e consumo excessivo de álcool, entre outros. É a chamada esteatose hepática. Indivíduos que têm síndrome metabólica, que é a associação de diabetes, hipertensão e obesidade, são mais propensos.

Tem hepatologista no SUS?

Os hepatologistas que atuam pelo SUS podem ser encontrados em hospitais públicos, ambulatórios especializados e centros de referência em hepatologia.

O que é que causa a hepatite?

Hepatite designa qualquer inflamação do fígado por causas diversas, sendo as mais freqüentes as infecções pelos vírus tipo A, B e C e o abuso do consumo de álcool ou outras substâncias tóxicas (como alguns remédios).

Qual é o médico que cuida de gordura no fígado?

No entanto, um gastroenterologista e mesmo um clínico geral podem realizar o diagnóstico, tratamento e acompanhamento da condição. Além disso, existe outra especialidade que deve ser consultada e acompanhar o paciente diagnosticado com esteatose hepática: o nutricionista.

Onde dói quando ataca o fígado?

A dor no fígado é uma dor localizada na região superior direita do abdômen e pode ser sinal de doenças como infecções, obesidade, colesterol ou câncer ou pode acontecer devido à exposição a substâncias tóxicas como álcool, detergentes ou mesmo medicamentos.

Qual é a doença mais grave no fígado?

Cirrose. A cirrose é o processo final de toda doença crônica do fígado. Quando este órgão sofre qualquer processo inflamatório persistente (ao qual chamamos de hepatite crônica), por um longo período, ocorre progressivamente substituição do tecido normal do fígado por fibrose (cicatrizes) que pode levar a cirrose.

Quando o problema no fígado é grave?

Insuficiência hepática – essa é uma doença grave, pois ela prejudica seriamente a funcionalidade do fígado e pode causar complicações, entre elas a insuficiência renal e os problemas na coagulação. Os sintomas podem ser pele e olhos amarelados, cansaço, fraqueza, perda de apetite e acúmulo de líquido no abdômen.

Qual a diferença entre gastroenterologista e hepatologista?

O hepatologista é o médico responsável por cuidar da saúde do fígado, vesícula biliar e pâncreas. Hepatologia é uma subespecialidade da gastroenterologia que previne, trata e acompanha as doenças relacionadas ao fígado, um importante órgão sem o qual os seres humanos não podem viver.

O que é a doença esteatose?

Esteatose é o termo usado para representar o acúmulo anormal de gordura em um órgão ou tecido. Esteatose hepática significa acúmulo de gordura no fígado.

Qual médico procurar quando o TGO é TGP alto?

O tratamento para TGO e TGP alterados vai depender da doença que causou a alteração enzimática. Por isso, é muito importante procurar atendimento com um médico hepatologista o mais rápido possível, para que a causa da alteração seja investigada e o tratamento iniciado o quanto antes.

Onde é a dor de câncer no fígado?

Pessoas com câncer no fígado poderão ter náuseas e vômitos; O fígado pode aumentar de tamanho, provocando um incomodo do lado direito superior do abdome, junto as costelas.

É possível detectar o câncer pelo hemograma completo?

Não existe nenhum exame de sangue para detectar câncer no corpo inteiro. O que existe, além do hemograma completo, são exames de sangue específicos, que ajudam no rastreamento de determinados tipos de neoplasias. É o caso de uma série de marcadores tumorais circulantes.

O que o ultrassom detecta no fígado?

“O ultrassom abdominal é frequentemente usado para diagnosticar problemas no fígado, como cirrose, esteatose hepática e tumores. O exame pode identificar alterações na textura do fígado, como a presença de tecido cicatricial ou depósitos de gordura”, explica o especialista.

Artigo anterior
Como apagar mensagem do WhatsApp para todos depois de dias?
Artigo seguinte
Como fazer uma PCR passo a passo?