O que é Hemoglobina S positiva?

Perguntado por: Eduarda Batista Pires  |  Última atualização: 30. März 2022
Pontuação: 4.4/5 (16 avaliações)

Todas as condições geradas pela Presença da Hemoglobina S são conhecidas como Doença Falciforme, e somente a presença de dois genes para HbS é chamada de Anemia Falciforme.

O que é traço de hemoglobina S?

O traço falciforme - heterozigose para o gene da hemoglobina S - constitui uma condição relativamente comum e clinicamente benigna em que o indivíduo herda de um dos pais o gene para a hemoglobina A e do outro o gene para a hemoglobina S.

Qual o tempo de vida de uma pessoa com anemia falciforme?

Congênita, a doença piora continuamente ao longo do tempo, reduzindo a expectativa de vida do paciente para uma média de 40 anos.

O que quer dizer anemia falciforme?

Anemia falciforme é uma doença hereditária (passa dos pais para os filhos) caracterizada pela alteração dos glóbulos vermelhos do sangue, tornando-os parecidos com uma foice, daí o nome falciforme. Essas células têm sua membrana alterada e rompem-se mais facilmente, causando anemia.

Como tratar traço falciforme?

O Traço Falciforme não é uma doença, é sim uma característica genética e não requer tratamento.

Capítulo 1 - O que é hemoglobina S

24 questões relacionadas encontradas

Quem tem traço falciforme sente dores?

O traço falciforme não causa crises dolorosas, mas, em casos raros, as pessoas podem morrer subitamente enquanto fazem exercícios muito extenuantes que causam desidratação intensa. Esses pacientes correm mais risco de doença renal crônica e embolia pulmonar. Em casos raros, elas podem observar sangue na urina.

O que o traço falciforme causa?

Apesar de assintomáticos, indivíduos com este tipo de gene podem desenvolver complicações circulatórias, embolia pulmonar e problemas nos rins. Em um estudo revisional, pesquisadores investigaram os possíveis desfechos que portadores do traço falciforme poderiam ter no futuro.

Quem tem anemia falciforme pode morrer?

Embora muito pouco conhecida, trata-se da doença genética de maior prevalência no Brasil. A cada ano nascem no país 2.500 crianças com a enfermidade, sendo que 20% delas não chegam a atingir os 5 anos de idade.

Quais as características de uma pessoa com anemia falciforme?

Assim, o paciente geralmente apresenta pele e olhos amarelados, sente dores pelo corpo (principalmente nas articulações), têm seus pés e mãos doloridos e inchados, maior tendência a infecções, e a pele pode se apresentar com ulcerações. O baço, aos poucos, vai perdendo suas funções.

Qual é a origem da anemia falciforme?

A doença falciforme teve origem na África e chegou ao continente americano em função do tráfico de pessoas negras escravizadas, durante o período colonial.

Quem tem anemia falciforme têm mais chances de ter leucemia?

Não, anemia não pode virar leucemia. Uma pessoa que sofre de anemia, mesmo que não tenha tratamento adequada, não vai desenvolver a doença. A maioria dos pacientes pensam que isso pode ocorrer, mas o que acontece é totalmente ao contrário. Com o desequilíbrio nas células, os glóbulos vermelhos acabam reduzindo.

Quem tem anemia falciforme pode ter filhos?

A doença falciforme não é contraindicação para gravidez.

Qual é a anemia mais perigosa?

A anemia perniciosa é um tipo de anemia megaloblástica que acontece quando a pessoa ingere vitamina B12, mas o corpo não consegue absorvê-la, podendo resultar em graves danos neurológicos, se não houver o tratamento adequado.

Quem tem hemoglobina S pode doar sangue?

Portadores do traço falciforme (presença de hemoglobina S associada à hemoglobina A no exame de eletroforese de hemoglobina, característico de familiares de pacientes portadores de anemia falciforme ou drepanocitose) podem doar sangue normalmente.

Qual a diferença entre anemia falciforme e traço falciforme?

Na anemia falciforme a hemoglobina produzida é anormal e é chamada de S. Quando a pessoa recebe de um dos pais a hemoglobina A e de outro a hemoglobina S, diz-se que é portador do “traço falcêmico”, sendo representado por AS. O portador de traço falcêmico não é doente, não apresenta sintomas.

Quem tem traços de anemia falciforme pode desenvolver a doença?

Meu filho tem traço falciforme, futuramente ele pode desenvolver a doença? Não, o traço falciforme não muda durante a vida. Raramente, as pessoas com traço falciforme podem ter sintomas como sangue na urina se forem submetidas a esforço estremo ou altitude.

Como podemos determinar se o paciente é portador da anemia falciforme?

A detecção precoce da doença falciforme se dá através do teste do pezinho na triagem neonatal e quanto mais rápido for detectada, maiores os benefícios para o portador.

Como é a característica da hemácia na anemia falciforme?

Na anemia falciforme, as hemácias tendem a apresentar o formato de foice, sendo também rígidas; em razão da presença da hemoglobina S. As hemácias sanguíneas normais possuem a forma de disco, são flexíveis, e apresentam hemoglobina do tipo A.

Quais são os tipos de anemia falciforme?

"A anemia falciforme caracteriza-se por apresentar glóbulos vermelhos com forma alterada, parecidos com uma foice - daí o nome. Já a talassemia é provocada por um gene que interfere na produção de hemoglobina, fazendo com que os glóbulos vermelhos fiquem menores e com menos hemoglobina que o normal", descreve a médica.

Qual a principal causa de morte em pacientes com anemia falciforme nos primeiros cinco anos de vida?

Na infância, sobretudo, até os cinco anos de idade, as infecções e o seqüestro esplênico são as principais causas de mortalidade.

Quando a anemia pode matar?

As anemias mais frequentes na população que é a ferropriva e a megaloblástica não levam à morte, por outro lado, a anemia aplástica, que é um tipo de anemia genética, pode colocar a vida da pessoa em risco se não for devidamente tratada, pois é comum que a pessoa apresente infecções recorrentes, comprometendo a ...

O que uma pessoa com anemia falciforme não pode comer?

Caso realize atividade física ou apresente febre ou calor excessivo é necessário aumentar essa quantidade para 3 a 5 litros de água por dia”, orientou. Deve ser evitado o uso de bebidas alcoólicas, carne vermelha, fígado e alimentos gordurosos.

Quem tem traço falciforme pode doar órgãos?

A pessoa com anemia falciforme possui uma restrição em relação à doação de sangue por causa da sua taxa de hemoglobina e das hemácias falciformizadas. Já em indivíduos que têm apenas traços dessa condição, mas a doença não se manisfestou, não há uma contraindicação absoluta.

Quem tem traço falciforme têm risco maior com o Corona vírus?

Pacientes com doença falciforme devem ser incluídos nesse grupo de risco, visto que sofrem asplenia funcional na infância, o que interfere no sistema imunológico, e desenvolvem lesões de órgãos-alvo ao longo dos anos (ex.: hipertensão pulmonar, cardiopatia).

Quem tem traço falciforme pode se aposentar?

Anemia falciforme e aposentadoria por invalidez

Para pedir o benefício de auxílio-doença é necessário que o portador de anemia falciforme tenha trabalhado de carteira assinada no período anterior a 12 meses, em alguns casos 36 meses, antes do pedido no INSS.

Artigo anterior
Como fazer gravar gameplay?
Artigo seguinte
Como funciona a remoção de pintas?