O que é hematopoiese?

Perguntado por: Mónica Monteiro de Pinho  |  Última atualização: 23. Februar 2022
Pontuação: 4.6/5 (54 avaliações)

Hematopoiese, também conhecida por hematopoese, hemopoese e hemopoiese, é o processo de formação, desenvolvimento e maturação dos elementos figurados do sangue a partir de um precursor celular comum e indiferenciado conhecido como célula hematopoiética pluripotente, célula-tronco ou stem-cell.

O que é hematopoiese e onde ela ocorre?

A hematopoese, também conhecida como hemocitopoese ou hematopoiese é o processo de renovação celular do sangue por meio de processos mitóticos, pois estas células possuem vida muito curta. Esse processo ocorre nos órgão hemocitopoéticos (ou hematopoéticos).

Em qual parte do osso ocorre a hematopoiese?

Tecido Hematopoiético. A hematopoiese é função do tecido hematopoiético, que aporta a celularidade e o microambiente tissular necessários para gerar os diferentes constituintes do sangue. No adulto, o tecido hematopoiético forma parte da medula óssea (medula vermelha) e é o local onde ocorre a hematopoiese normal.

Qual é a definição do processo de hematopoiese?

A definição do processo de hematopoiese é a formação de células sanguíneas a partir de células-tronco.

O que é medula óssea hematopoiética?

O tecido hematopoiético (do grego hematos, sangue, e poese, formação, origem) é um tipo de tecido conjuntivo responsável pela produção de células sanguíneas e da linfa, e se localiza no interior de alguns tipos de ossos. Esse tecido é o precursor da medula óssea vermelha.

Hematopoiese

40 questões relacionadas encontradas

O que é medula óssea e onde se localiza?

A medula óssea, encontrada no interior dos ossos, contém as células-tronco hematopoéticas que produzem os componentes do sangue, incluindo as hemácias ou glóbulos vermelhos, os leucócitos ou glóbulos brancos que são parte do sistema de defesa do nosso organismo, e as plaquetas, responsáveis pela coagulação.

Quais os riscos para o doador de medula óssea?

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), no geral, os riscos para o doador são pequenos e estão relacionados à necessidade de anestesia. Dentro de poucas semanas, a medula é totalmente recuperada.

Qual a diferença do processo de hematopoiese?

A hematopoiese (ou hemopoese) é processo pelo qual são formadas as células do sangue. Ela abrange todos os fenômenos relacionados com a origem, a multiplicação e a maturação de células primordiais ou precursoras das células sanguíneas. A porção celular do sangue é composta de eritrócitos, leucócitos e plaquetas.

Quais são as fases da hematopoiese?

A hematopoese é um processo altamente dinâmico que compreende a produção, diferenciação, maturação e morte celular. Inicia-se na fase uterina, nos períodos embrionário e fetal, onde se identificam três fases: período mesoblástico, hepato-esplênico e mielóide.

Qual a definição do processo de hematopoiese selecione uma alternativa?

Alternativa correta: E) Formação de células sanguíneas a partir de células-tronco.

Qual a relação entre rins e hematopoiese?

Os rins, como dito anteriormente, sintetizam a eritropoetina e também a trombopoetina, esta, responsável pela trombocitopoese. Os rins também participam da eliminação de parte da bilirrubina através da urina, outra parte é eliminada nas fezes.

O que é Hemocaterese onde ocorre?

Hematopoiese e hemocaterese

Em conjunto com o baço, o fígado exerce outra função importante na renovação sanguínea, a hemocaterese. A hemocaterese é o processo no qual as hemácias envelhecidas são destruídas por fagocitose e o ferro contido nas partículas de hemoglobina são liberadas de volta ao organismo.

Qual a relação da hematopoiese com os leucócitos?

Hematopoiese é o processo de formação, desenvolvimento e maturação dos elementos do sangue (eritrócitos, leucócitos e plaquetas) a partir de um precursor celular comum e indiferenciado chamado de célula hematopoiética ou célula-tronco.

Tem função hematopoiético?

O tecido hematopoiético é responsável por produzir as células sanguíneas, ou seja, os elementos figurados do sangue. ... O tecido hematopoiético está localizado na medula óssea, a qual está localizada no interior de ossos longos e nas cavidades dos ossos esponjosos.

Como acontece a Leucopoiese?

Assim como a eritropoese, a leucocitopoese ou leucopoese ocorre no espaço extra vascular da medula óssea e tem início na célula-tronco ou UFC, que dá origem a UFC-MM. A célula-tronco também origina as células que povoam os órgãos linfoides e que posteriormente formarão os linfócitos. ...

O que é eritropoiese onde ocorre?

A produção de glóbulos vermelhos (eritropoiese) acontece na medula óssea sob o controle do hormônio eritropoetina (EPO).

Qual a primeira fase da hematopoese?

A hematopoese inicia-se com uma célula-tronco pluripotente, que, por divisão assimétrica, tanto pode autorrenovar-se como também dar origem às distintas linhagens celulares. Essas cé- lulas são capazes de repovoar uma medula cujas células-tronco tenham sido eliminadas por irradiação ou quimioterapia letais.

Como ocorre a regulação da hematopoiese?

A regulação da hematopoese é dependente tanto de interação célula-célula quanto de fatores de crescimen- to solúveis presentes nos diferentes microambientes, compondo os nichos hematopoéticos.

O que é hematopoiese é osteogênese?

Definição de hematopoiese

A hematopoiese é um processo fisiológico que garante a renovação das células sanguíneas e se produz cotidianamente no organismo. Ela é classificada em três tipos: eritropoiese, para células vermelhas do sangue; leucopoiese, para os leucócitos e trombocitopoese, para as plaquetas.

O que são os elementos figurados do sangue?

O sangue é um tipo especial de tecido conjuntivo que pode ser dividido em duas partes: plasma (parte liquida) e células sanguineas (elementos figurados do sangue). Os glóbulos sanguíneos são os eritrócitos ou hemácias ou glóbulos vermelhos, as plaquetas e diversos tipos de leucócitos ou glóbulos brancos.

O que é Mieloblastos?

Hemograma completo e sangue periférico

Muitas das células brancas do sangue são mieloblastos, isto é, células imaturas normalmente não encontradas na corrente sanguínea. Essas células não funcionam como glóbulos brancos maduros.

Quantas vezes uma pessoa pode doar medula óssea?

Sim. A medula se recompõe em 15 dias e você pode realizar uma nova doação, sem nenhum prejuízo à sua saúde. Em geral, recomenda-se que uma segunda doação ocorra somente após seis meses da primeira e, de preferência, utilizando um método de coleta distinto.

Como é a retirada da medula óssea?

Na coleta de medula óssea, o procedimento ocorre em centro cirúrgico, sob anestesia peridural ou geral, e requer internação de 24 horas. As células serão coletadas através de punções na região pélvica posterior (osso do quadril) e dura cerca de 90 min.

Quais são os riscos para o doador vivo?

Depois da cirurgia, os principais riscos para os doadores é apresentar sangramento, embolia pulmonar e complicações relacionadas ao corte cirúrgico.

Artigo anterior
O que é sódio trocável?
Artigo seguinte
Quais são os principais álcoois?