O que é gulag?

Perguntado por: Salvador Filipe Moreira Santos  |  Última atualização: 11. April 2025
Pontuação: 4.4/5 (19 avaliações)

Gulag ou gulague era um sistema de campos de trabalhos forçados para criminosos, presos políticos e qualquer cidadão em geral que se opusesse ao regime na União Soviética.

O que significa a sigla Gulag?

O recurso do Gulag, abreviação de Glavnoe Upravlenie Legarei, que significa “Administração Central dos Campos”, foi largamente usado pelo Império Russo como forma de penalização a presos comuns e presos políticos. Na URSS, sob o comando de Stalin, o regime dos Gulags tornou-se peça fundamental da repressão soviética.

Qual era a finalidade do Gulag?

Gulag era um sistema de campos de concentração da União Soviética onde os presos políticos sofriam violência, tortura e abusos de todos os tipos, além de serem obrigados a trabalhar em regime sub-humano. Esse sistema teve seu auge durante o governo ditador de Joseph Stalin.

Quantas pessoas morreram nos gulags soviéticos?

Segundo dados soviéticos morreram no gulag 1 053 829 pessoas entre 1934 e 1953, excluindo mortos em colónias de trabalho. Os campos recebiam também prisioneiros de outras nacionalidades, incluindo cidadãos americanos.

Como surgiu os gulags?

Campos de trabalho forçado da ex-União Soviética (URSS), criados após a Revolução Comunista de 1917 para abrigar criminosos e “inimigos” do Estado. Gulag era uma sigla, em russo, para “Administração Central dos Campos”, que se espalhavam por todo o país.

O que eram os gulags?

28 questões relacionadas encontradas

Quanto tempo durou os gulags?

Os gulags eram campos de trabalho forçado da URSS existentes entre 1930 e 1960.

Quando acabaram os gulags?

A instituição denominada Gulag foi encerrada pelo despacho MVD nº 020, de 25 de janeiro de 1960. Campos de trabalho forçado para presos políticos e criminosos continuaram a existir. Os presos políticos continuaram sendo mantidos em um dos campos mais famosos de Perm-36 até 1987, quando foi fechado.

Quando foram criados os gulags?

esde 1929, quando o Gulag iniciou a sua principal expansão, até 1953, quando Estaline morreu, as melhores estimativas indicam que cerca de dezoito milhões de pessoas passaram por este sistema maciço.

Quantas pessoas morreram por causa da União Soviética?

A URSS, que incorporava para além da Rússia outras 15 repúblicas, perdeu 26,6 milhões de pessoas, ou seja, mais de metade de todas as mortes da II Guerra Mundial, que somam 50 milhões. Só nos territórios ocupados, as tropas nazistas exterminaram mais 11 milhões de pessoas, dos quais 7 milhões de civis.

Quantas pessoas foram mortas na União Soviética?

Para a ditadura stalinista, por exemplo, a análise estatística dos arquivos do aparelho repressivo soviético revelam 3 milhões de vítimas letais da repressão, tanto política quanto criminal: 800 mil execuções, 1,7 milhões de mortos dentro das prisões e campos de trabalho, e 350 mil mortos nos conflitos no campo durante ...

Quantas pessoas morreram de fome no Holodomor?

Um número entre 3,5 milhões e 3,9 milhões de pessoas morreram de fome na Ucrânia, que tinha então uma população em torno de 30 milhões. Em toda a União Soviética, o número de mortos pela fome ficou entre 6 milhões e 8 milhões.

Quantas pessoas morreram no grande expurgo?

Não morreram apenas intelectuais e acadêmicos: de ladrões comuns a camponeses, passando por políticos e militares, foram vitimadas pelo menos 750 mil pessoas, principalmente no período entre 1937 e 1938.

Qual o objetivo do Grande Expurgo realizado por Stalin?

O Grande Expurgo é também conhecido como Grande Terror e correspondeu a uma fase (1936 a 1939) em que grandes expurgos foram realizados na União Soviética a mando de Stalin. O objetivo disso era eliminar dissidentes na sociedade soviética e no interior do partido bem como minorias étnicas rebeldes.

Quais são os planos quinquenais?

Esse modelo de administração econômica foi posto em prática com o Primeiro Plano Quinquenal (1928–1932), uma combinação de política econômica e propaganda estatal, e foi seguido por outros, como o Segundo Plano Quinquenal (1933–1937), o Terceiro Plano Quinquenal (1938–1941) e o Quarto Plano Quinquenal (1946–1950), que ...

Quantos anos durou a guerra civil na Rússia?

7 de nov. de 1917 - 25 de out. de 1922

A guerra civil perdurou até 1923, embora a maior parte dos combates já tivesse cessado em 1921, com a vitória dos bolcheviques. Durante este período, exércitos e militares de diversos matizes políticos se enfrentaram com o objetivo de implantar o seu próprio sistema.

Quantas pessoas foram presas nos gulags?

Estima-se que 750 mil pessoas foram sumariamente executadas apenas durante o Grande Terror, período compreendido entre os anos de 1937 e 1938. Milhões foram enviados aos Gulags, os campos de trabalho forçado.

Como era o trabalho na União Soviética?

Como funcionava o trabalho na URSS? Oito horas por dia (seis para algumas profissões), cinco dias na semana, na maioria dos casos. Como era um direito o acesso ao emprego e dever do Estado, ninguém ficava sem trabalho. Caso decidisse sair de algum lugar, bastava requisitar emprego em outro.

Qual a diferença entre czar e tsar?

O termo "tsar" ou "czar", tal como o alemão kaiser, tem a sua origem na palavra latina Caesar. Na opinião do filólogo Antônio Houaiss, a forma preferencial é "tsar" por ser mais próxima da pronúncia russa, embora seja mais comum o uso das grafias "czar" ou "tzar".

Qual era o antigo nome da Rússia?

“Rutênia” é como a Rússia era chamada em muitas fontes europeias em língua latina.

Qual é o feminino de czar?

czarina | Dicionário Infopédia da Língua Portuguesa.

O que é o comunismo hoje?

O comunismo inclui uma variedade de escolas de pensamento que incluem o marxismo e o anarcocomunismo, assim como as ideologias políticas agrupadas em torno de ambos, todas as quais compartilham a análise de que a ordem atual da sociedade deriva do capitalismo, seu sistema econômico e seu modo de produção.

Quem é o fundador do comunismo?

A principal forma de comunismo na história foi aquela concebida por Karl Marx e Friedrich Engels, que a definiu como "a doutrina das condições de libertação do proletariado".

Artigo anterior
Como identificar o complemento?
Artigo seguinte
O que e matcha?