O que é gota espessa?

Perguntado por: André Pinheiro de Amaral  |  Última atualização: 2. November 2021
Pontuação: 4.8/5 (3 avaliações)

GOTA ESPESSA
É um método simples e eficaz de diagnóstico, além de ter baixo custo. A gota espessa é também o método oficialmente utilizado no Brasil, para o diagnóstico da malária. Sua técnica baseia-se na visualização do parasito, através de microscopia ótica, após coloração pelo método de Walker ou Giemsa.

Como é feito o diagnóstico da malária?

O diagnóstico confirmatório da malária baseia-se no encontro de parasitos no sangue. O método mais utilizado é a microscopia de gota espessa de sangue, colhida por punção digital e corada pelo método de Walker.

Qual é a diferença entre gota espessa e esfregaço?

Esfregaço delgado

Permite a determinação percentual da parasitemia, mediante a contagem de eritrócitos parasitados em 100 hemácias. A grande vantagem quanto à gota espessa refere-se à inexistência de perdas de parasitos, pois a amostra não é submetida à desemoglobinização, por estar fixado.

Como diferenciar Plasmodium vivax de Falciparum?

“O Plasmodium falciparum, por exemplo, infecta qualquer célula do sangue. Já o Plasmodium vivax infecta só os eritrócitos jovens, que nós chamamos de reticulócitos”, comparou Costa.

Qual a importância da identificação da espécie de Plasmodium no diagnóstico laboratorial da malária para o tratamento da doença?

O diagnóstico parasitológico da malária pelo esfregaço sangüíneo tem a vantagem de facilitar a identificação da espécie por permitir maior detalhe da morfologia dos plasmódios, mas, por outro lado, em baixas parasitemias, há uma redução da sua sensibilidade cerca de dez vezes, se comparado à gota espessa.

Métodos Parasitologia - Gota Espessa

39 questões relacionadas encontradas

Qual é o exame considerada padrão ouro para diagnóstico da malária?

Gota Espessa: a técnica mais utilizada para o diagnóstico laboratorial da malária e continua sendo considerada como o “padrão ouro” para a confirmação específica da doença. Após coleta de sangue, por meio de punção digital e sua distribuição adequada em lâmina de vidro, é realizada a coloração e leitura ao microscópio.

Como é realizado o diagnóstico de malária em áreas endêmicas como diferenciar P falciparum de P vivax no diagnóstico de rotina?

O diagnóstico laboratorial específico de rotina é realizado mediante demonstração de parasitos, através do método da gota espessa (usado preferencialmente) ou esfregaço ou testes imunocromatográficos (testes rápidos) em áreas de baixa endemicidade ou difícil acesso.

Em que consiste a recaida Hipnozoita?

As recaídas correspondem ao reaparecimento da malária, em prazos maiores, em virtude da reativação dos hipnozoítas que se encontravam inativos no fígado. P. falciparum só apresenta poucas recidivas em curto prazo, isto é, recrudescências. Ele não produz hipnozoítas.

O que é malária recorrente?

A recidiva de malária é conceituada como a recorrência de parasitemia assexuada seguinte ao tratamento da doença, após ter sido constatada a sua negativação, em variado período de tempo,(4) podendo ocorrer por um dos seguintes aspectos: falha terapêutica resultante de não adesão ao tratamento, resistência do parasito ...

Como é feito exame de gota espessa?

Para a confecção da gota espessa, podemos colocar pequenas gotas de sangue nas posições relativas aos vértices de um quadrado imaginário e uni-las com um movimento circular utilizando um palito descartável ou o vértice de uma lâmina comum.

O que é um esfregaço microbiologia?

Esfregaço é uma leve camada de matéria orgânica sobre uma lâmina de vidro, para exame microscópico. ... A técnica do esfregaço que é utilizada para material que se encontra formado por células isoladas, como por exemplo as células da mucosa bucal, ou um teste sanguíneo.

O que é a parasitemia?

Parasitemia: representa o número de parasitos que estão presentes na corrente sanguínea de um paciente.

Para que serve a técnica de esfregaço?

O esfregaço de sangue, também conhecido como distensão sanguínea ou ainda extensão sanguínea, é um teste realizado em hematologia para a contagem e a identificação de anormalidades nas células do sangue.

Qual o nome do exame de malária?

Os testes de diagnóstico rápido (TDRs) de- tectam antígenos específicos dos parasitos de malária humana, que estão presentes no sangue das pessoas infectadas. Tornam o acesso ao diagnóstico de malária possível para as pessoas que vivem em áreas remo- tas, onde o exame da lâmina (microscópio) não está disponível.

Como são feitos os exames laboratoriais para diagnóstico da doença de Chagas?

O diagnóstico da doença de Chagas se dá em sua grande maioria por exames de sangue, sendo que o diagnóstico do agente causador poderá ser identificado por meio de métodos laboratoriais de visualização do parasito direto ou indiretamente, e por presença de anticorpos no soro.

Porque se usa amostra de sangue no diagnóstico da malária?

Uma amostra de sangue é tomada geralmente para o diagnóstico. As manchas grossas e finas do sangue são tomadas em uma placa de vidro. A melhor mostra das amostras um diagnóstico confirmativo durante um ataque da febre quando o parasita estar presente no córrego periférico do sangue.

Quais são os tipos de malária recorrente?

Tipos de malária
  • Plasmodium falciparum.
  • Plasmodium vivax.
  • Plasmodium ovale.
  • Plasmodium malariae.
  • Plasmodium knowlesi (raramente)

Qual é o agente causador da malária?

A malária é transmitida por meio da picada da fêmea do mosquito Anopheles, infectada por Plasmodium, um tipo de protozoário.

Quais são os tipos de malária que existe?

Tipos de parasita da malária

Existem mais de cem tipos de plasmódio, o parasita da malária. Dos que infectam o homem, quatro são os mais importantes: Plasmodium vivax, Plasmodium falciparum, Plasmodium malariae e Plasmodium ovale. A doença provocada pelo vivax é a mais comum e a provocada pelo malariae, a menos grave.

Como se explica o fenômeno de recaída nos pacientes infectados pelo Plasmodium vivax?

Segundo a pesquisa, uma das causas para os episódios de reincidência pode ser a mutação genética da enzima responsável por metabolizar a primaquina, medicamento utilizado para combater as formas do parasito ocultas no fígado.

Quais são as espécies de Plasmodium onde são observadas recaídas tardias após o tratamento é por que isto acontece?

Ocorre com maior frequência na malária por P. falciparum e P. vivax e, raramente, pelo Plasmodium malariae 6. As recaídas são definidas como o reapareci- mento da parasitemia e de manifestações clíni- cas do paciente por uma reinvasão das hemácias pelos merozoítos provenientes de hipnozoítos dormentes no fígado.

O que são Hipnozoitos?

O hipnozoíto é a forma latente. Durante o ciclo hepático, alguns merozoítos se transformam em hipnozoítos e ficam escondidos no fígado por muito tempo, em estado de hibernação. Quando esses hipnozoítos acordam, a doença volta. Daí as recidivas frequentes.

Quais a fisiopatogenia da malária?

Malária é uma infecção causada por quaisquer das quatro espécies de Plasmodium. Os sinais e sintomas incluem febre, que pode ser periódica, calafrios, sudorese, anemia hemolítica e esplenomegalia. O diagnóstico é feito pela identificação do Plasmodium em lâmina de sangue periférico e em testes diagnósticos rápidos.

Qual a importância do diagnóstico da espécie infectante em casos de malária?

A identificação correta da espécie de Plasmodium infectante é fundamental para o tratamento adequado da pessoa doente. Além disto, em áreas não endêmicas, a confirmação é importante para a adoção de medidas que reduzam o risco de reintrodução da doença.

Quais os métodos parasitológicos de sangue utilizados no diagnóstico de parasitoses?

O Exame Parasitológico de Sangue visa a observação do parasito na amostra de sangue e diagnóstico da doença. Para isso, são utilizados, principalmente, métodos: direto (a fresco) e em esfregaços.

Artigo anterior
O que significa 4g+?
Artigo seguinte
O que é blasfêmia?