O que é Google Analytics e quais são suas principais funcionalidades?

Perguntado por: Artur Simão Nascimento  |  Última atualização: 12. Februar 2022
Pontuação: 4.1/5 (7 avaliações)

O que é Google Analytics
O Google Analytics é uma ferramenta que monitora o tráfego de qualquer site, podendo ser instalada em um blog ou em uma loja virtual, por exemplo. O objetivo principal do Analytics é saber e entender o comportamentos dos visitantes ao navegarem pelas páginas do seu site.

O que é e para que serve o Google Analytics?

Com o Google Analytics conseguimos medir e monitorar o desempenho de um site. Oferecida gratuitamente pela Google, a ferramenta permite mensurar o número de visitantes do site e dizer de onde eles vieram. O Google Analytics é uma ferramenta poderosa para sites.

O que preciso saber sobre Google Analytics?

O Google Analytics é uma ferramenta excelente para compreender quem é o público do seu site e, assim, mensurar seus resultados de marketing. Com ele, é possível acompanhar diferentes métricas importantes, como tráfego, tempo médio das visitas, páginas mais acessadas e até mesmo conversões realizadas.

Quais são as principais funções do Google Analytics?

10 funcionalidades importantes do Google Analytics:
  • Recolha de dados automatizada. ...
  • Análise do volume de tráfego do website. ...
  • Análise do perfil dos utilizadores. ...
  • Análise da origem dos utilizadores. ...
  • Personalização de relatórios. ...
  • Análise em tempo real do comportamento dos utilizadores. ...
  • Integração com outras plataformas.

Como usar o Google Analytics no site?

Primeiros passos no Google Analytics
  1. Crie ou faça login na sua conta do Google Analytics: Acesse google.com.br/analytics. ...
  2. Configure uma propriedade na sua conta do Google Analytics. ...
  3. Configure uma vista de relatórios na sua propriedade. ...
  4. Siga as instruções para adicionar o código de acompanhamento ao site.

Conheça o Google Analytics e entenda as suas principais funcionalidades!

40 questões relacionadas encontradas

Como ativar o Google Analytics no site?

Para controlar quem usa o Analytics na organização

Faça login no Google Admin Console. Faça login com sua conta de administrador (não termina em @gmail.com).

Como funciona a ferramenta Google Analytics?

Mas, como funciona o Google Analytics? O Google Analytics é um software que está conectado ao seu site por meio de um código de acompanhamento. ... Dessa forma, o Google Analytics permite que os proprietários de sites avaliem como os usuários interagem com o seu conteúdo a medida que um usuário navega pelas páginas da Web.

Quais são os principais benefícios do Google meu negócio?

Quais são os benefícios do Google Meu Negócio?
  • Melhorar a reputação. ...
  • Conquistar mais clientes. ...
  • Ampliar a presença online. ...
  • Interação com o usuário. ...
  • Novos Insights. ...
  • Criar autoridade.

Para que serve o ID de acompanhamento no Google Analytics?

O ID de acompanhamento é uma string no formato UA-000000-2. Ele precisa ser incluído no código de acompanhamento para informar ao Google Analytics para qual conta e propriedade enviar dados.

Quanto tempo demora para o Google Analytics?

O Google Analytics leva de 24 a 48 horas para processar os dados dos outros relatórios.

Para que serve o Google Search Console?

O Google Search Console é um serviço gratuito oferecido pelo Google que ajuda você a monitorar, manter e resolver problemas da presença do seu site nos resultados da Pesquisa Google. ... O Search Console oferece ferramentas e relatórios para as seguintes ações: Confirmar se o Google pode encontrar e rastrear seu site.

O que são conversões no Google Analytics?

É uma contagem simples de páginas visualizadas por um visitante durante uma sessão. Quando ele passa do mínimo que você indicar, o Google Analytics registra uma conversão.

Porque estar no Google Meu Negócio?

Mais interação com os clientes

Outra vantagem do Google My Business é a oportunidade de interagir com os próprios consumidores que procuraram pelo seu negócio. A ferramenta permite que os usuários façam perguntas, comentários e até avaliações do local, o que aumenta o engajamento e fortalece a relação com o público.

O que é ferramenta Analytics?

Ferramenta Analytics possibilita obter análises do comportamento do usuário e para isso listamos algumas ferramentas que ajudarão seu negócio ter uma visão ampla.

Como criar uma propriedade no Google Analytics?

Use o seletor de propriedades ou a tela "Administrador" para acessar a nova propriedade do GA4.
  1. Clique em Administrador.
  2. Na coluna Propriedade, confirme se você selecionou a propriedade do Google Analytics 4 certa e clique em Fluxos de dados e, depois, em Web.

Como tirar o Google Analytics?

Para mover uma conta do Google Analytics para a lixeira:
  1. Remova o código de acompanhamento do Google Analytics de todas as páginas da Web ou do aplicativo.
  2. Faça login no Google Analytics..
  3. Clique em Administrador.
  4. Na coluna CONTA, use o menu para selecionar a conta que você deseja excluir.

Como criar vista Google Analytics?

Adicionar uma nova vista
  1. Faça login no Google Analytics..
  2. Clique em Administrador e navegue até a conta e a propriedade em que você quer adicionar a vista.
  3. Na coluna VISTA, clique no menu e em Criar vista.
  4. Selecione Site ou App para dispositivos móveis. ...
  5. Insira um Nome. ...
  6. Selecione o Fuso horário do relatório.

Como ver conversões no Google Analytics?

No menu lateral esquerdo, clique em Conversões > Metas > Visão Geral para começar. (Existem alguns outros lugares no Google Analytics para visualizar as metas de conversões, mas esta é a forma mais direta). E é isso!

O que é preciso configurar no Google Analytics para saber a taxa de conversão?

Para o cálculo das taxas de conversão, leva-se em conta o número de conversões dividido pelo total de interações com o anúncio que podem ser vinculadas a uma conversão durante o mesmo período. Por exemplo, se você tivesse 50 conversões geradas a partir de 1.000 interações, sua taxa seria de 5%, já que 50 ÷ 1.000 = 5%.

Como configurar conversões no Google Analytics?

Identificar os novos eventos de conversão antes de coletar dados
  1. Faça login no Google Analytics.
  2. Selecione sua propriedade.
  3. No painel à esquerda, selecione Configurar > Conversões.
  4. Clique em Novo evento de conversão.
  5. Digite o nome do evento que você vai criar ou modificar. ...
  6. Clique em Salvar.

O que permitem monitorizar os relatórios de rastreio da Google Search Console?

O Google Search Console é uma coleção de ferramentas e relatórios que permitem aos webmasters (e a qualquer pessoa que opere um site realmente) monitorar, gerenciar e melhorar seus sites. É um serviço Web fornecido pelo Google gratuitamente, que lhe fornece informações sobre o seu site e as pessoas que o visitam.

Como configurar o Google Search?

Configurando o Google Search Console
  1. Acesse o site do ? Google Search Console e clique em "Iniciar agora". ...
  2. Escreva seu domínio na opção Prefixo do URL e clique em "Continuar" para prosseguir. ...
  3. Após clicar em "Continuar", aguarde alguns segundos para que o Google Search Console possa fazer a verificação da propriedade.

Artigo anterior
Quando ocorre o desenvolvimento Embrionario dos animais?
Artigo seguinte
Como Luffy ganhou poderes?