O que é gestão do conhecimento e da informação?
Perguntado por: Érica Nunes Soares | Última atualização: 27. April 2022Pontuação: 4.2/5 (71 avaliações)
A gestão do conhecimento, do inglês KM - knowledge management, é o conjunto de tecnologias e processos cujo objetivo é apoiar a criação, a transferência e a aplicação do conhecimento nas organizações. O conhecimento e a gestão do conhecimento são conceitos complexos e multifacetados.
O que é gestão da informação e do conhecimento?
A gestão da informação estuda os aspectos técnicos do conhecimento, como a clareza e a linguagem adequada no passar de mensagens, a analisa os principais meios de transmissão para cada tipo de receptor. Além disso, engloba análises sociológicas e políticas do contexto em que cada instituição ou empresa está inserido.
Qual é a diferença entre gestão do conhecimento e gestão da informação?
A gestão da informação apóia-se nos fluxos formais (conhecimento explícito) e a gestão do conhecimento nos fluxos informais (conhecimento tácito). ... A gestão da informação, portanto, deve se preocupar com os documentos gerados, recebidos e utilizados para as atividades do negócio corporativo.
Qual o conceito de gestão do conhecimento?
A gestão do conhecimento pode ser definida em seu sentido mais amplo como o processo de criar, compartilhar, usar e gerenciar o conhecimento de uma organização. Esse conceito se refere a uma abordagem multidisciplinar para alcançar os objetivos organizacionais por meio das melhores práticas do uso do conhecimento.
Quais as principais funções da gestão do conhecimento?
A gestão do conhecimento ajuda no desenvolvimento do compartilhamento, integração, criatividade, trabalho em equipe, fazendo com que as empresas obtenham ganhos no mercado competitivo. É um conjunto de atividades que tem como principais funções a criação, o armazenamento e o uso do conhecimento dentro das organizações.
Gestão da informação e do conhecimento
São objetivos da gestão do conhecimento?
O principal objetivo da gestão do conhecimento (GC) é fazer o gerenciamento do capital intelectual que as organizações detêm, a fim de que esse ativo seja aproveitado estrategicamente para gerar resultados ainda mais positivos.
Quais são as quatro etapas do processo de gestão do conhecimento?
Do mesmo modo, segundo a literatura revisada e conforme figura 4, quatro são as grandes fases no ciclo de GC. Estas fases são: Criação e captura, compartilhamento e disseminação, aquisição e aplicação, geração de valor.
Como se classifica a gestão do conhecimento?
O que é Gestão do Conhecimento nas empresas e organizações? Dentro do meio corporativo, existem dois tipos de conhecimento que guiam as ações do dia a dia: conhecimento explícito e tácito. A primeira classificação diz respeito a todas as teorias e práticas que já foram documentadas em livros, apostilas e manuais.
Quais são os três pilares da gestão do conhecimento?
Os pilares da gestão do conhecimento
A gestão do conhecimento pode ser dividida em três pilares: processos, pessoas e tecnologia (SERVIN; DE BRUN, 2005; DALKIR, 2013; RABABAH et al, 2013) .
Qual a semelhança entre gestão da informação e gestão do conhecimento?
Nesse contexto, a gestão do conhecimento e a gestão da informação têm um mesmo objetivo: usar esses ativos para gerar mais valor para a empresa e otimizar seus resultados. No entanto, elas atuam de maneira distinta: a gestão da informação categoriza, organiza e armazena esse recurso para que o seu uso seja facilitado.
Qual a ordem de importância entre a gestão da informação e a gestão do conhecimento?
A gestão da informação antecede a problemática da gestão do conhecimento (Cianconi, 2003). McGee e Prusak (1994), apud Cianconi (2003), afirmam que para gerenciar a informação seria preciso primeiro mapear, identificar os tipos necessários, categorizar e então disponibilizar para amplo acesso.
Quais seriam as atribuições da gestão da informação e quais suas contribuições?
As funções de um gestor da informação incluem coletar, armazenar, classificar, processar e distribuir dados. Ele identifica as necessidades da informação na empresa, faz o mapeamento desses dados, observando o fluxo.
O que é gestão por competências e como ela é utilizada nas empresas?
A Gestão por Competência é uma metodologia utilizada em Recursos Humanos para gerenciar e desenvolver ao máximo as habilidades técnicas e comportamentais dos profissionais. O objetivo do método é identificar as expectativas das empresas para os colaboradores.
Qual a velocidade do conhecimento?
O ritmo foi acelerando de forma que em 1900, o conhecimento humano dobrava aproximadamente a cada 100 anos e no final da 2a Guerra Mundial passou a dobrar já a cada 25 anos. Hoje, estima-se que o conhecimento humano dobre a cada ano com previsões de que até 2020, esse ritmo seja a cada 12 horas!
Qual a diferença entre conhecimento tácito e explícito?
Conhecimento explícito é o conhecimento que possuímos e de que temos consciência. É o conhecimento que somos capazes de documentar, é o conhecimento que as organizações conseguem armazenar. O conhecimento tácito, ao contrário, é conhecimento que temos mas do qual não nos apercebemos.
Quais são os pilares que sustentam o conhecimento?
- 1) Inteligência Empresarial. ...
- 2) Educação Corporativa. ...
- 3) Gestão de Competências. ...
- 4) Gestão do Capital Intelectual. ...
- 5) Aprendizagem Organizacional.
Quais os pilares do GC?
- A gestão de pessoas na era do conhecimento. ...
- A tecnologia de informação para gestão do conhecimento. ...
- Processos de negócio na gestão do conhecimento.
Quais são os pilares do capital intelectual?
- Capital humano. É resultante dos recursos humanos disponíveis na empresa. ...
- Capital estrutural. São os dados armazenados em documentos, bancos de dados, planos de ação, metodologias e estratégias. ...
- Capital relacional.
Quais são os quatro passos para implementação?
- Desenvolvimento de framework.
- Definir problema.
- Gerar ideias.
- Implementar a melhor solução.
Quais são as fases do ciclo de produção de conhecimento?
A produção do conhecimento segue uma metodologia composta por cinco fases: planejamento, reunião, análise, interpretação e difusão.
Quais são as três etapas do conhecimento?
Numa atividade acadêmica também tem as três fases do conhecimento: a difusa, a analítica e a sintética.
Quais são os objetivos da gestão?
O objetivo da gestão por desempenho é desenvolver as competências e habilidades dos profissionais, implementar melhorias no processos e, assim, alcançar os objetivos organizacionais.
Qual o principal objetivo da gestão do conhecimento?
O conhecimento objetivo é aquele centrado no objeto, aquele que não depende do sujeito que o detém, sua produção advém da objetividade humana – é aquele que gera e lida com compreensões e explicações (busca verdades) sobre o mundo.
São objetivos da gestão do conhecimento acelerar a inovação?
Temos como principais objetivos da gestão do conhecimento:
Acelerar a inovação; Reduzir silos de informação; Mapear o conhecimento; Valorizar o capital intelectual.
Como funciona a gestão por competência?
Gestão por competência é o processo de identificar, gerenciar e desenvolver o conjunto de habilidades dos colaboradores dentro de uma organização. É um mecanismo que busca alinhar as habilidades e comportamentos dos funcionários aos objetivos globais da empresa.
Tem como comprar um celular parcelado no boleto?
Quais os três tipos de ligações?