O que é gestão do conhecimento e da informação?

Perguntado por: Érica Nunes Soares  |  Última atualização: 27. April 2022
Pontuação: 4.2/5 (71 avaliações)

A gestão do conhecimento, do inglês KM - knowledge management, é o conjunto de tecnologias e processos cujo objetivo é apoiar a criação, a transferência e a aplicação do conhecimento nas organizações. O conhecimento e a gestão do conhecimento são conceitos complexos e multifacetados.

O que é gestão da informação e do conhecimento?

A gestão da informação estuda os aspectos técnicos do conhecimento, como a clareza e a linguagem adequada no passar de mensagens, a analisa os principais meios de transmissão para cada tipo de receptor. Além disso, engloba análises sociológicas e políticas do contexto em que cada instituição ou empresa está inserido.

Qual é a diferença entre gestão do conhecimento e gestão da informação?

A gestão da informação apóia-se nos fluxos formais (conhecimento explícito) e a gestão do conhecimento nos fluxos informais (conhecimento tácito). ... A gestão da informação, portanto, deve se preocupar com os documentos gerados, recebidos e utilizados para as atividades do negócio corporativo.

Qual o conceito de gestão do conhecimento?

A gestão do conhecimento pode ser definida em seu sentido mais amplo como o processo de criar, compartilhar, usar e gerenciar o conhecimento de uma organização. Esse conceito se refere a uma abordagem multidisciplinar para alcançar os objetivos organizacionais por meio das melhores práticas do uso do conhecimento.

Quais as principais funções da gestão do conhecimento?

A gestão do conhecimento ajuda no desenvolvimento do compartilhamento, integração, criatividade, trabalho em equipe, fazendo com que as empresas obtenham ganhos no mercado competitivo. É um conjunto de atividades que tem como principais funções a criação, o armazenamento e o uso do conhecimento dentro das organizações.

Gestão da informação e do conhecimento

42 questões relacionadas encontradas

São objetivos da gestão do conhecimento?

O principal objetivo da gestão do conhecimento (GC) é fazer o gerenciamento do capital intelectual que as organizações detêm, a fim de que esse ativo seja aproveitado estrategicamente para gerar resultados ainda mais positivos.

Quais são as quatro etapas do processo de gestão do conhecimento?

Do mesmo modo, segundo a literatura revisada e conforme figura 4, quatro são as grandes fases no ciclo de GC. Estas fases são: Criação e captura, compartilhamento e disseminação, aquisição e aplicação, geração de valor.

Como se classifica a gestão do conhecimento?

O que é Gestão do Conhecimento nas empresas e organizações? Dentro do meio corporativo, existem dois tipos de conhecimento que guiam as ações do dia a dia: conhecimento explícito e tácito. A primeira classificação diz respeito a todas as teorias e práticas que já foram documentadas em livros, apostilas e manuais.

Quais são os três pilares da gestão do conhecimento?

Os pilares da gestão do conhecimento

A gestão do conhecimento pode ser dividida em três pilares: processos, pessoas e tecnologia (SERVIN; DE BRUN, 2005; DALKIR, 2013; RABABAH et al, 2013) .

Qual a semelhança entre gestão da informação e gestão do conhecimento?

Nesse contexto, a gestão do conhecimento e a gestão da informação têm um mesmo objetivo: usar esses ativos para gerar mais valor para a empresa e otimizar seus resultados. No entanto, elas atuam de maneira distinta: a gestão da informação categoriza, organiza e armazena esse recurso para que o seu uso seja facilitado.

Qual a ordem de importância entre a gestão da informação e a gestão do conhecimento?

A gestão da informação antecede a problemática da gestão do conhecimento (Cianconi, 2003). McGee e Prusak (1994), apud Cianconi (2003), afirmam que para gerenciar a informação seria preciso primeiro mapear, identificar os tipos necessários, categorizar e então disponibilizar para amplo acesso.

Quais seriam as atribuições da gestão da informação e quais suas contribuições?

As funções de um gestor da informação incluem coletar, armazenar, classificar, processar e distribuir dados. Ele identifica as necessidades da informação na empresa, faz o mapeamento desses dados, observando o fluxo.

O que é gestão por competências e como ela é utilizada nas empresas?

A Gestão por Competência é uma metodologia utilizada em Recursos Humanos para gerenciar e desenvolver ao máximo as habilidades técnicas e comportamentais dos profissionais. O objetivo do método é identificar as expectativas das empresas para os colaboradores.

Qual a velocidade do conhecimento?

O ritmo foi acelerando de forma que em 1900, o conhecimento humano dobrava aproximadamente a cada 100 anos e no final da 2a Guerra Mundial passou a dobrar já a cada 25 anos. Hoje, estima-se que o conhecimento humano dobre a cada ano com previsões de que até 2020, esse ritmo seja a cada 12 horas!

Qual a diferença entre conhecimento tácito e explícito?

Conhecimento explícito é o conhecimento que possuímos e de que temos consciência. É o conhecimento que somos capazes de documentar, é o conhecimento que as organizações conseguem armazenar. O conhecimento tácito, ao contrário, é conhecimento que temos mas do qual não nos apercebemos.

Quais são os pilares que sustentam o conhecimento?

Para entender o conceito é necessário compreender os 5 pilares que o sustentam:
  • 1) Inteligência Empresarial. ...
  • 2) Educação Corporativa. ...
  • 3) Gestão de Competências. ...
  • 4) Gestão do Capital Intelectual. ...
  • 5) Aprendizagem Organizacional.

Quais os pilares do GC?

Os Três Pilares da Gestão do Conhecimento
  • A gestão de pessoas na era do conhecimento. ...
  • A tecnologia de informação para gestão do conhecimento. ...
  • Processos de negócio na gestão do conhecimento.

Quais são os pilares do capital intelectual?

Conceitualmente, podemos dividir o capital intelectual em três pilares fundamentais:
  1. Capital humano. É resultante dos recursos humanos disponíveis na empresa. ...
  2. Capital estrutural. São os dados armazenados em documentos, bancos de dados, planos de ação, metodologias e estratégias. ...
  3. Capital relacional.

Quais são os quatro passos para implementação?

Os quatro passos são:
  1. Desenvolvimento de framework.
  2. Definir problema.
  3. Gerar ideias.
  4. Implementar a melhor solução.

Quais são as fases do ciclo de produção de conhecimento?

A produção do conhecimento segue uma metodologia composta por cinco fases: planejamento, reunião, análise, interpretação e difusão.

Quais são as três etapas do conhecimento?

Numa atividade acadêmica também tem as três fases do conhecimento: a difusa, a analítica e a sintética.

Quais são os objetivos da gestão?

O objetivo da gestão por desempenho é desenvolver as competências e habilidades dos profissionais, implementar melhorias no processos e, assim, alcançar os objetivos organizacionais.

Qual o principal objetivo da gestão do conhecimento?

O conhecimento objetivo é aquele centrado no objeto, aquele que não depende do sujeito que o detém, sua produção advém da objetividade humana – é aquele que gera e lida com compreensões e explicações (busca verdades) sobre o mundo.

São objetivos da gestão do conhecimento acelerar a inovação?

Temos como principais objetivos da gestão do conhecimento:

Acelerar a inovação; Reduzir silos de informação; Mapear o conhecimento; Valorizar o capital intelectual.

Como funciona a gestão por competência?

Gestão por competência é o processo de identificar, gerenciar e desenvolver o conjunto de habilidades dos colaboradores dentro de uma organização. É um mecanismo que busca alinhar as habilidades e comportamentos dos funcionários aos objetivos globais da empresa.

Artigo anterior
Tem como comprar um celular parcelado no boleto?
Artigo seguinte
Quais os três tipos de ligações?