O que é gamificação escolar?

Perguntado por: Jéssica Rodrigues  |  Última atualização: 29. April 2022
Pontuação: 4.8/5 (56 avaliações)

A prática consiste em aplicar elementos de jogos no processo de aprendizagem. Ela é beneficiada pelo uso da tecnologia por meio de tablets, smartphones e computadores para aplicar conhecimentos através de atividades interativas. Isso deixa o aprendizado mais dinâmico, construtivo e atraente para os alunos.

O que é gamificação na escola?

Gamificação é o uso da dinâmica de jogos em qualquer tipo de atividade, fazendo com que as pessoas se engajem para resolver problemas colaborativamente, atingindo os desafios propostos de maneira divertida e lúdica.

O que é Gamificação na educação exemplos?

Resumidamente, a gamificação na educação é usar elementos de jogos na rotina escolar. E isso envolve desde aproveitar games já existentes, até mesmo os mais tradicionais, como xadrez e ludo, até criar novas atividades ou trazer elementos dos jogos para a sala de aula.

O que é a gamificação?

A gamificação (ou gamification, em inglês) é a aplicação das estratégias dos jogos nas atividades do dia a dia, com o objetivo de aumentar o engajamento dos participantes. Ela se baseia no game thinking, conceito que abrange a integração da gamificação com outros saberes do meio corporativo e do design.

Como aplicar a gamificação na educação?

A primeira dica sobre como aplicar a gamificação na educação é investir na contação de histórias. Do inglês storytelling, a contação de histórias serve para ambientar os alunos no contexto de uma determinada disciplina. Essa técnica ajuda a soltar a imaginação e despertar o interesse pela atividade proposta.

GAMIFICAÇÃO NA ESCOLA - Aula 1: Definindo gamificação

37 questões relacionadas encontradas

Como fazer storytelling na educação?

Storytelling (story + telling) significa contar história.
...
Seguem algumas dicas para começar a usar o storytelling nas suas aulas:
  1. Crie personagens com características peculiares para que os alunos se familiarizem com eles;
  2. Opte por criar histórias interdisciplinares que abarquem diferentes disciplinas ao mesmo tempo;

Como Gamificar uma aula?

Olha só:
  1. Estabeleça um objetivo de aprendizagem. Defina qual o objetivo de aprendizagem da aula gamificada. ...
  2. Defina quais conteúdos serão trabalhados. ...
  3. Estabeleça as atividades. ...
  4. Crie a mecânica de feedbacks e recompensas. ...
  5. Coloque em prática o plano de aula gamificada.

O que é a gamificação resposta?

Gamificação – do o inglês gamification, é o uso de mecânicas e características de jogos para engajar, motivar comportamentos e facilitar o aprendizado de pessoas em situações reais, tornando conteúdos densos em materiais mais acessíveis, normalmente não associado a jogos.

Quais são os elementos da gamificação?

Elementos da gamificação
  • 1 – Storytelling. ...
  • 2 – Avatar. ...
  • 4 – Recompensa. ...
  • 5 – Pontos. ...
  • 6 – Moedas, dinheiro virtual ou loja virtual. ...
  • 7 – Medalhas. ...
  • 8 – Progressão. ...
  • 9 – Feedback Instantâneo.

Porque a gamificação é importante?

Com a gamificação, o processo de aprendizado é construído de forma coletiva. Assim, o aluno tem a oportunidade de contribuir com suas ideias e conhecimentos, ajudando a melhorar o processo e deixando lições aprendidas para novos participantes. Ou seja, os jogos permitem mais facilidade na transmissão do conhecimento.

Qual o papel do professor na gamificação?

Os professores podem promover interações entre os alunos, cronometrando o tempo de jogo e salvando o ranking de cada aluno. A brincadeira pode ser feita diariamente, estimulando inclusive a frequência das crianças às aulas, pois quem falta deixa de pontuar.

Como fazer uma gamificação?

O caminho da gamificação é engajar, comprometer e recompensar os participantes. Na prática, isso significa que aqueles que realizarem tarefas preestabelecidas serão recompensados. Essas tarefas, geralmente, são direcionadas à recomendação, divulgação ou avaliação de um produto ou serviço que a empresa oferece.

Qual a importância da gamificação na educação?

Os jogos promovem uma série de estímulos visuais que, associados ao conteúdo escolar, estimulam a memória do aluno. Sendo assim, as atividades baseadas na gamificação contribuem para que a criança ou o jovem se recorde com mais facilidade do material trabalhado, pois o processo de absorção está ligado ao lúdico.

Quais são os elementos principais que torna os jogos de gamificação tão atraentes?

Desafios, conquistas e missões

Podemos dizer que esse é o elemento mais importante na gamificação, pois completar missões e vencer desafios é o que faz o jogador querer se esforçar cada vez mais. Esses são fatores motivacionais, para que os alunos queiram se engajar nos jogos ativa e voluntariamente.

Quais são os elementos dos jogos?

Em resumo os jogos possuem um certo número de características comuns que permite que sejam classificados como elementos de um jogo:
  • Jogador;
  • Adversário;
  • Interatividade;
  • Deve existir regras;
  • Deve existir objetivo;
  • Condições de vitória, empate e derrota;
  • Ser uma forma de entretenimento.

Quais são os componentes que tornam os jogos melhores e mais eficazes?

O nível de engajamento é um fator primordial para o sucesso de qualquer processo de gamificação. Zichermann e Cunningham (2011) apontam quatro razões que motivam as pessoas a jogar: obter o domínio de um determinado assunto; aliviar stress; como entretenimento; e como meio de socialização.

O que é gamificação CMSP?

Gamificar pressupõe transformar algo, que originalmente não foi pensado para ser jogado, em um jogo propriamente dito. Ou seja, não precisa ser nada especificamente eletrônico/digital.

O que é gamificação na educação infantil?

O que é gamificação? A gamificação pode ser entendida a partir da compreensão de outro termo: a ludicidade. Essa expressão é utilizada para se referir a um conjunto de ações que envolvem a aplicação de jogos e de brincadeiras principalmente na Educação Infantil.

Quais são as etapas da gamificação?

Etapas do Processo de Gamificação
  • Descobrir as Necessidades.
  • Entender o Público-Alvo.
  • Planejar o Projeto.
  • Implementar, Avaliar e Aprimorar a Estratégia.

Como fazer um bom storytelling?

11 técnicas de como fazer storytelling
  1. Reúna informações sobre sua marca. ...
  2. Concentre-se na ação. ...
  3. Foque nas partes mais relevantes. ...
  4. Adeque a mensagem ao meio. ...
  5. Dê ritmo para suas histórias. ...
  6. Aproxime as pessoas da sua história. ...
  7. Use a emoção para se aproximar do seu público. ...
  8. Estabeleça um conflito.

O que é storytelling exemplos?

Em livre tradução, storytelling significa “contar histórias”. No mundo corporativo, o storytelling se refere à prática de desenvolver uma narrativa em torno de um produto na intenção de agregar mais valor a ele e à marca.

O que é storytelling educação?

Storytelling, que em tradução livre significa “contação de histórias”, é uma habilidade humana ancestral. Contudo, hoje, o termo significa o conjunto de técnicas desenvolvidas para a criação de narrativas com funções específicas.

Quais são os benefícios da gamificação?

Os benefícios para os estudantes são imensos. Os jogos despertam o prazer de aprender, o protagonismo na aprendizagem, a autonomia, o desenvolvimento da memória e da assimilação de conteúdos, e ajudam a desenvolver as habilidades socioemocionais tão desejadas pelo mercado de trabalho do século 21.

O que a Bncc fala sobre a gamificação?

A BNCC já compreende os games como parte indissociável do universo de crianças e adolescentes das novas gerações. Prova disso é que os games aparecem entre as competências gerais e habilidades específicas para toda a Educação Básica.

Qual é a habilidade EF15AR26?

(EF15AR26) Explorar diferentes tecnologias e recursos digitais (multimeios, animações, jogos eletrônicos, gravações em áudio e vídeo, fotografia, softwares etc.) nos processos de criação artística.

Artigo anterior
Porque MSI Afterburner não funciona?
Artigo seguinte
Vai ter o filme O Sol da Meia-Noite?