O que é fracionamento logística?

Perguntado por: Júlia Clara de Pereira  |  Última atualização: 2. März 2022
Pontuação: 5/5 (55 avaliações)

Conceito de transporte de cargas fracionadas
A logística de cargas fracionadas consiste em um sistema de remessas de produtos em quantidades pequenas. Essas encomendas geralmente são agrupadas com mais mercadorias avulsas, uma vez que não integrariam uma carga completa se fossem mandadas sozinhas.

O que é fracionamento de mercadorias?

É o envio de pequenas quantidades de mercadorias, que não ocupam a capacidade total de espaço no veículo selecionado para o transporte. Com este modelo é possível agrupar diversos tipos de mercadoria em um único meio de transporte.

O que é uma carga fracionada?

Em termos simples, a carga fracionada é um tipo de serviço no qual o embarcador paga somente pelo espaço no caminhão utilizado pela sua remessa. Dessa forma, o custo com o transporte é fracionado entre outras cargas e, portanto, diminuído.

Como funciona o transporte de cargas fracionadas?

Funciona como o princípio da economia compartilhada: mais de uma empresa divide o mesmo caminhão para fazer a entrega. Isso é uma forma de reduzir custos de transportes e ainda possibilitar uma entrega expressa ou mais rápida do que se o cliente fosse esperar juntar mais pedidos para o envio ser feito.

O que é distribuição fracionada?

A distribuição fracionada é uma solução logística que favorece as empresas que precisam atender diferentes clientes em um curto espaço de tempo. Isso porque o caminhão é abastecido de uma só vez com mercadorias que serão entregues em diferentes endereços.

CARGA FRACIONADA: O que esperar dessa modalidade? | Logística na Prática

37 questões relacionadas encontradas

Como fazer carga fracionada?

Basta contratar uma transportadora que atue com carga fracionada e ela coletará o seu produto e de outros clientes que tenham o mesmo destino e todas as encomendas compartilharão o mesmo veículo, como o caminhão ou carreta.

O que é carga fracionada e dedicada?

Na carga fracionada, o pedido é transportado no espaço disponível do veículo, dividido entre pedidos de outros clientes. Já na carga exclusiva, o cliente que tem a necessidade de uma entrega dedicada. Pode contar com um veículo exclusivo onde somente a sua mercadoria será transportada.

Qual é mais vantajoso transporte próprio ou contratado?

As principais vantagens de quem opta pela frota própria é que esta garante uma maior confiabilidade no serviço, a garantia de um serviço de qualidade ao cliente devido à gestão direta da equipe e da frota, além de uma maior autonomia nas tomadas de decisões a respeito das entregas.

Como trabalhar com transporte de carga?

Para quem deseja apostar nesse segmento e prestar serviço de frete e transporte de pequenas cargas é necessário ter alguns equipamentos como:
  1. Veículo-caminhão de pequeno porte, furgão, utilitários ou moto (dependendo do serviço que irá desempenhar)
  2. Telefone Celular – para realizar o contato com os clientes.

Qual a diferença entre uma carga fracionada e uma carga com lotação completa?

Carga Fracionada x Carga Lotação

A carga fracionada representa basicamente uma parcela total de toda a carga que ocupa um caminhão que transporta mercadorias. ... Ao contrário da carga fracionada, a carga lotação (carga fechada), representa uma carga que ocupa totalmente um caminhão ou precisa ser transportada sozinha.

O que é unitização?

Juntar ou acondicionar carga ou diversas embalagens num só volume.

O que é uma carga seca?

O que é carga seca

Este tipo de mercadoria nada mais é do que produtos não perecíveis, ou seja, aqueles que não têm perigo de estragarem no meio do caminho.

Qual a definição de carga completa?

Também conhecido por Lotação ou carga fechada, o sistema de carga completa é aquele no qual uma empresa utiliza o espaço total de um veículo para fazer o transporte de suas mercadorias, de forma exclusiva — para isso, precisa arcar com os custos totais dessa movimentação também.

Qual é a diferença entre carga e mercadoria?

Carga é a mercadoria que ao ser transportada, paga frete (remuneração do transporte de mercadorias de um ponto a outro). As principais características das cargas são: Peso: Determina o tipo e a capacidade dos equipamentos adequados a sua movimentação.

O que é a unitização e como esse processo é realizado?

A unitização de cargas refere-se ao processo de reorganização e agrupamento de produtos para sua gestão unificada na armazenagem e transporte. ... No armazém, a unitização de mercadorias é aplicada como parte de diferentes operações no recebimento, armazenagem, preparação de pedidos e expedição de mercadorias.

O que é uma carga fechada?

A carga fechada, também chamada de consolidada ou lotação, é a coleta de mercadoria que leva para um único destinatário. Ela é definida pela rota que será feita e pelo tempo que será gasto para carga e descarga do caminhão.

Como entrar no mercado de transporte de cargas?

Assim como na fundação de qualquer empresa, abrir uma transportadora exige a legalização de documentos:
  1. Razão social e responsável legal;
  2. Inscrição no CNPJ/MF;
  3. Inscrição estadual;
  4. Registro de contrato social na Junta Comercial;
  5. Alvará de funcionamento para transporte rodoviário;
  6. Endereço completo da matriz;

Qual é o lucro de uma transportadora?

A margem de contribuição pode ser usada como um excelente ponto de partida para precificar os fretes. Por exemplo, supõe-se que as despesas fixas da transportadora represente 10% das suas vendas e você deseja ter um lucro de 15%. Isso significa que a margem de contribuição que você deve buscar é de 25%.

Como montar uma empresa de transporte de cargas?

Para abrir uma empresa de transportes de sucesso, você vai precisar de alguns documentos e licenças, como:
  1. CNPJ.
  2. Inscrição estadual.
  3. Contrato na Junta Comercial.
  4. Área de atuação da transportadora.
  5. Razão sociais e responsável legal.
  6. Alvará de funcionamento.
  7. Endereço completo da matriz.
  8. Relação com filiais, caso exista.

Quando o transporte próprio é mais conveniente do que o suso de uma transportadora?

Ou seja, o modal mais barato é geralmente aquele mais lento e que necessita do maior lote de movimentação. Utilizar esse modo de transporte pode acarretar elevados níveis de estoque em ambas as pontas da operação, assim como aumenta o estoque em transito , gerando maiores custos de inventário.

Quando é mais conveniente contratar frota própria?

Quando o volume de embarque de mercadorias é significativo, admite-se que é mais vantajoso manter uma frota própria para realizar as entregas. Com isso, é possível mobilizar veículos e motoristas de acordo com a necessidade e o volume de trabalho.

Quais são as vantagens e desvantagens do uso de transporte próprio ou terceirizado?

Frota Própria: Vantagens e Desvantagens
  • #1 Controle Completo. ...
  • #2 Flexibiilidade nas entregas. ...
  • #3 Publicidade gratuita. ...
  • #1 Custos com encargos trabalhistas. ...
  • #2 Gasto de tempo. ...
  • #3 Flexibilidade menor para implementar melhorias. ...
  • #4 Custos com manutenção, diesel e pedágio.

O que é transporte dedicado?

O transporte dedicado de cargas é um tipo de serviço logístico onde a empresa a realizá-lo disponibiliza um veículo exclusivo para o transporte de produtos do cliente que a contratou.

O que é entrega dedicada?

Carga Dedicada

Destinado quando a carga por algum motivo requer exclusividade como volume maior, urgência ou especificações de tempo, entrega ou trajeto. Nesta modalidade não é necessário preencher todo o veículo. ... Esta modalidade é ideal para empresas com cargas especiais que necessitam de uma personalização do frete.

O que é um veículo dedicado?

Já o transporte dedicado é aquele no qual o cliente exige a entrega exclusiva da carga. Ou seja, independentemente do espaço disponível, apenas os produtos daquela empresa ocupam o veículo.

Artigo anterior
O que quer dizer 12V?
Artigo seguinte
O que comer para desinchar o abdômen?