O que é fosfatase alcalina ALP?

Perguntado por: Eduardo Fernando Silva Alves Lima  |  Última atualização: 22. März 2022
Pontuação: 4.7/5 (69 avaliações)

A fosfatase alcalina é uma hidrolase que remove grupos fosfato de um grande número de moléculas diferentes, incluindo nucleotídeos, proteínas e alcalóides; como o próprio nome sugere, essa enzima é mais ativa em soluções alcalinas. O processo de remoção desses grupos fosfatos é conhecido como desfosforilação.

O que acontece quando a fosfatase alcalina está alta?

Elevações maiores da fosfatase alcalina indicam obstrução do fluxo biliar. Esta ocorre fora do fígado e é provocada por cálculos biliares ou tumores que bloqueiam os canais que conduzem a bile para o intestino ou na vesícula biliar. Nesses casos, costuma haver também um aumento grande das bilirrubinas.

Quando se preocupar com a fosfatase alcalina?

O exame da fosfatase alcalina deve ser feito quando estão presentes sinais e sintomas de distúrbios do fígado como aumento do abdômen, dor no lado direito do abdômen, icterícia, urina escura, fezes claras e coceira generalizada.

O que é ALP no exame de sangue?

O exame de fosfatase alcalina serve para estudar se há problemas ou alterações no funcionamento dos órgãos em que essa enzima está presente, como o fígado e os rins, por exemplo.

Qual o nível normal de fosfatase alcalina?

Resultados entre 40 U/L e 150 U/L estão dentro da faixa normal. Resultados maiores que 150 U/L são considerados altos e precisam de acompanhamento médico pois podem indicar problema no fígado, nas vesícula biliar ou nos ossos, por exemplo.

Elevação da fosfatase alcalina

28 questões relacionadas encontradas

Quando a fosfatase alcalina é considerada baixa?

Na nutrição a fosfatase alcalina tende a ficar abaixo de 50 U/L quando há deficiência de ferro, magnésio, zinco ou B12.

O que acontece quando o Gama-GT está muito alto?

A elevação na GGT indica que algo está produzindo lesão no fígado, mas sem especificar a causa. Em geral, quanto maior a dosagem, maior é a lesão produzida. Níveis elevados podem ser provocados por doença hepática, mas há outras causas possíveis como insuficiência cardíaca congestiva e consumo de álcool.

O que quer dizer quando as enzimas estão altas?

Concentrações altas dessas enzimas no sangue tendem a indicar alterações ou doenças no fígado. Presumivelmente, muitos casos são devidos a depósitos de gordura no figado, condição conhecida como esteatoses.

Qual o resultado normal do Gama GT?

O valor de referência variam de acordo com o laboratório sendo normalmente entre 7 e 50 UI/L.

Quais medicamentos aumentam a fosfatase alcalina?

O uso de medicamentos que sobrecarregam o fígado, podem aumentar as taxas de fosfatase alcalina no sangue. Como exemplo podemos citar o alopurinol, anticonvulsivantes, antibióticos como gentamicina e tetraciclina e opioides, como a morfina.

O que é gama GT no exame de sangue?

GGT é a sigla para Gama Glutamil Transferase. O exame de GGT também pode ser chamado simplesmente de Gama GT ou de gamaglutamiltransferase. A Gama Glutamil Transferase é uma enzima encontrada no fígado e em outros órgãos do corpo humano, como rins, vesícula biliar e pâncreas.

O que aumenta amilase?

Outras causas de aumentos da amilase incluem: pancreatite crônica, parotidites e outras afecções das glândulas salivares, pseudocisto pancreático, abscesso pancreático, cirrose hepática, trauma abdominal, insuficiência renal, apendicite, doenças do trato biliar, queimaduras, obstrução ou infarto intestinal, gravidez, ...

Para que serve o exame de reserva alcalina?

Este teste é útil na avaliação do equilíbrio ácido-básico. Valores aumentados são encontrados na alcalose metabólica e acidose respiratória, e valores diminuídos na acidose metabólica e alcalose respiratória.

Qual o valor alto do Gama GT?

O valor normal de Gama GT varia de 0 a 30 U/L, sendo um pouco maior nos homens comparado ao valor nas mulheres. Esse valor de referência da Gama-GT pode variar um pouco de acordo com cada laboratório, ficando, em geral, dentro dos seguintes intervalos: Homem: 07 a 60 U/L; Mulher: 05 a 43 U/L.

O que causa aumento de enzimas no fígado?

São necessárias algumas investigações para podermos concluir se estas pequenas alterações estão ou não relacionadas à eventual doença As causas mais frequentes são o álcool, esteatose hepática, medicamentos e as hepatites B e C. A tolerância do fígado ao álcool varia muito de indivíduo para indivíduo.

O que causa o aumento das enzimas cardíacas?

Quando um coração não está indo bem, acontece a elevação das enzimas cardíacas, que são dosadas de forma seriada. Elas são identificadas de diversas maneiras, como a creatinofosfoquinase (CPK), que se eleva no sangue entre 3 a 6 horas após o início dos sintomas do infarto.

Qual o limite máximo do Gama GT?

O valor do Gama GT considerado normal varia entre 0 e 30 U/L, sendo que para os homens o valor é um pouco maior do que para as mulheres. Dentro dos intervalos, os valores correspondem a: 07 a 60 U/L para homens; 05 a 43 U/L para mulheres.

O que fazer para diminuir o Gama GT?

Nos pacientes com GGT elevada devido à doença hepática gordurosa não alcoólica, deve-se recomendar prática regular de atividade física, alimentação equilibrada, balanceada com fibras, proteínas e redução de gorduras e açúcares (carboidratos) industrializados e moderação ou suspensão do consumo de álcool e tabagismo.

Quanto tempo é necessário para baixar o Gama GT?

Depois de consumir bebida alcoólica, a Gama-GT normalmente demora entre 15 e 20 dias para baixar aos níveis normais, podendo elevar-se novamente em pouco tempo se a pessoa voltar a ingerir álcool. Recomenda-se ficar, pelo menos, 72 horas sem consumir bebidas alcoólicas antes de fazer o exame de Gama-GT.

O que significa fosfatase baixa?

Definição de fosfatase alcalina baixa

A fosfatase alcalina é uma enzima cuja concentração no sangue é frequentemente medida para o diagnóstico de várias doenças, particularmente hepáticas e nos ossos. A fosfatase alcalina muito baixa é sinônimo de insuficiência hepática por cirrose e hepatite, por exemplo.

O que acontece quando a albumina está baixa?

Níveis baixos de albumina são vistos em doenças hepáticas, em doenças renais e quando há desnutrição. Se a suspeita for de doença hepática, são pedidos outros exames, como enzimas hepáticas, para determinar o tipo de doença.

O que é reserva alcalina baixa?

A fosfatase alcalina baixa pode ser um sinal de hipofosfatasia, uma doença genética rara que afeta ossos e dentes. Uma taxa de fosfatase alcalina baixa também pode ter como causas: deficiência de zinco, desnutrição, deficiência de proteína e Doença de Wilson.

Como melhorar a reserva alcalina?

  1. Carbonato de Sódio: 1 colher café (diluído em 1 litro água DI ou RO) é capaz de aumentar em 1 ponto o PH, ou seja de 8.2 para 8.3 em 100 litros.
  2. Bicarbonato de Sódio: 1 colher de sopa (diluído em 1 litro água DI ou RO) é capaz de aumentar 1 ponto na Reserva Alcalina, ou seja de 7 para 8 KH em 100 litros.

O que é bicarbonato reserva alcalina?

O bicarbonato é um íon carregado negativamente que é excretado e reabsorvido pelos rins. É usado pelo organismo para ajudar a manter o equilíbrio ácido-base (pH) e, secundariamente, em conjunto com o sódio, potássio e cloreto mantém a neutralidade elétrica em nível celular.

Artigo anterior
O que é uma visão compartilhada?
Artigo seguinte
É correto afirmar sobre a repartição de competências federativas em matéria ambiental?