O que é formol?

Perguntado por: Helena Francisca Amorim Carneiro Jesus  |  Última atualização: 15. Februar 2022
Pontuação: 4.3/5 (42 avaliações)

O formaldeído é um dos mais comuns produtos químicos de uso atual. É o aldeído mais simples, de fórmula molecular H₂CO e nome oficial metanal. A solução aquosa de formaldeído, em regra diluída a 45%, denomina-se formol ou formalina.

O que é e para que serve o formol?

O formol é uma mistura homogênea composta por água e pelo menor aldeído existente, o metanal. Ele já foi muito utilizado para preservação de animais mortos.

O que o formol faz com o cabelo?

O uso indevido de formol em alisantes de cabelo pode causar diversos males à saúde, como: irritação, coceira, queimadura, inchaço, descamação e vermelhidão do couro cabeludo, queda do cabelo, ardência dos olhos e lacrimejamento, falta de ar, tosse, dor de cabeça, ardência e coceira no nariz.

Porque o formol faz mal à saúde?

O formol é considerado pela Agência Internacional de Pesquisa em Câncer como um fator de risco para tumores e até para malformações no feto. Ao entrar em contato com células saudáveis, ele desencadeia mutações que às vezes levam a anomalias pra lá de perigosas.

Por que o formol alisa o cabelo?

A ação do formol: Substâncias como a amônia, presente nos produtos de beleza, abrem as cutículas, deixando o caminho livre para o formol chegar ao córtex. Nessa camada do meio, o formol ataca as pontes de dissulfeto, que dão forma ao cabelo. Esse quebra-quebra é que faz o alisamento.

Saúde em Prática | Formol

29 questões relacionadas encontradas

Quanto tempo dura o efeito do formol no cabelo?

Mas o problema é que muitos salões de beleza ainda insistem em usar o componente em suas fórmulas de alisamento. Isso porque é o formol o responsável pela impermeabilização dos fios, que resulta no alisamento mais duradouro – é possível ficar quatro meses com o cabelo liso, sem preocupação.

Como descobriram que formol alisa cabelo?

Há algum tempo se conserva corpos em formol, para fins de estudo e análise. Aliás, foi assim que se descobriu que ele poderia alisar os fios. Os cientistas que estudavam os cadáveres perceberam que os mesmos ficavam com os pelos lisos, após envoltos pela substância.

O que o formol pode causar no organismo?

Em altas concentrações, pode causar bronquite, pneumonia ou laringite. Os sintomas mais frequentes no caso de inalação são fortes dores de cabeça, tosse, falta de ar, vertigem, dificuldade para respirar e edema pulmonar.

Quais os efeitos colaterais do formol?

Sinais de intoxicação por formol
  • Irritação da pele, que pode ser percebida por meio de vermelhidão, dor, ardor e descamação;
  • Irritação dos olhos, havendo lacrimejamento excessivo, conjuntivite e visão embaçada;
  • Irritação das vias respiratórias, o que pode resultar em edema pulmonar, irritação no nariz;

Como tirar o formol do organismo?

Além disso, o formol nunca é eliminado do organismo e pode trazer danos a longo prazo”, explica a dermatologista Lúcia Miranda. Por evaporar durante a aplicação (são usadas até duas fontes de calor, como chapinha e secador), o formol acaba sendo inalado em grandes quantidades.

Qual a diferença da escova progressiva com formol e sem?

A escova progressiva sem formol não irrita o nariz devido ao cheiro e não traz danos para as madeixas. No entanto, ela não tem o mesmo efeito duradouro que a progressiva feita com formol. No caso da progressiva sem formol, os cabelos não ficam tão lisos quanto na progressiva com formol.

Para que serve o uso do formol?

O formaldeído é um gás, composto orgânico volátil (VOC) e normalmente utilizado em solução aquosa a cerca de 37%, sendo também conhecido como formol ou formalina. Ele serve para impedir o crescimento de microrganismos em diversos produtos, portanto possui ação conservante.

Qual a função do formol na escova progressiva?

O que acontece é que o formol destrói as moléculas que dão forma ao cabelo e cria uma capa que encobre o fio, enquanto os estragos ficam escondidos por dentro. Essa capa impede que a produção sebácea natural do couro cabeludo escorra pelo fio, assim, ocorre um excesso de oleosidade na raiz.

Quanto tempo formol fica no corpo?

“Você aplica uma pequena quantidade do produto numa região do corpo e espera 24 horas para ver se terá reação alérgica”, ensina o toxicoloxista.

Quanto tempo a química fica na corrente sanguínea?

Cocaína. Pode ser encontrada no organismo até 2 dias no sangue, 4 dias pelo exame de urina, 90 dias pelo de cabelo e até 180 dias em pelos do corpo e raspas de unha.

Que tipo de câncer o formol pode causar?

A exposição por tempo prolongado, principalmente se esta se dá em ambientes fechados, aumenta o risco de desenvolvimento de câncer, em especial de nasofaringe e leucemias.

Como vem escrito o formol nos produtos?

O formol pode ter quase 20 nomes derivados, a exemplo de formalina, metil aldeído, metileno glicol, oxido de metileno, metanal, formalida 40, morbicida, BFV, formalite, aldeído fórmico, Yde, Ivalon, Karsan, Lysoform, Oxometano e Oximetileno.

Como identificar formol na composição?

“É só pegar o papel, pingar uma gota do produto, ele vai dar uma cor e se for uma cor roxa, no caso, vai dizer que tem formol. Então, você sabe que naquele produto tem formol”, explicou Guilherme Bandeira, aluno de doutorado.

Quem inventou a escova progressiva com formol?

Em 2003 foi inventada a Escova Progressiva de Formol no Rio de Janeiro por um cabeleireiro X, tendo como inspiração a escova Japonesa com algumas modificações.

Qual progressiva alisa mais formol ou ácido?

Ela diz que as fórmulas mais ácidas garantem maior brilho e alisamento pois selam mais as cutículas, estruturas externas do fio de cabelo. Porém, o dano é maior. A modificação da estrutura interna é disfarçada pela formação de um filme em torno do fio, responsável pelo brilho que a escova dá ao cabelo.

Faz mal passar formol na unha?

4) O formol penetra a placa da unha e pode causar alguns efeitos colaterais como descolamento da unha, dor ou sensibilidade e sangramentos de intensidade variada. O uso crônico pode levar à formação de uma pele dura embaixo da unha que dificulta o seu corte.

O que acontece se passar formol na pele?

O uso do formol pode provocar irritação na pele, queimaduras, irritação nos olhos e, se inalado, pode causar câncer no aparelho respiratório, dor de garganta, irritação no nariz, tosse e graves ferimentos nas vias respiratórias.

Tem formol no esmalte?

Apesar de tóxico são inúmeros os produtos que contém essa substância, inclusive os esmaltes, que podem conter formol no limite máximo de 5%, de acordo com a Anvisa. ... Sim, o formol é considerado, desde 2004, pela Organização Mundial de Saúde como um agente cancerígeno, e isso independe da quantidade.

Para que serve escova progressiva sem formol?

A escova progressiva sem formol tem como objetivo alisar os cabelos, reduzir o frizz e deixar os fios mais sedosos e brilhantes sem que haja necessidade de utilizar produtos com formol, já que além de representar um grande risco para a saúde, o seu uso foi proibido pela ANVISA.

Qual é a escova progressiva que menos agride o cabelo?

A escova progressiva sem formol é muito boa para os seus cabelos, pois é capaz de hidratar, tirar o frizz e reduzir o volume dos fios. Além disso, as progressivas sem formaldeído são muito mais seguras, uma vez que a fórmula não é tóxica e raramente causa alergias (bem diferente das com formol).

Artigo anterior
Qual é o significado de aprovisionado?
Artigo seguinte
Como fazer pro vídeo viralizar no Instagram?