O que é formação complementar?

Perguntado por: Nelson Soares  |  Última atualização: 15. April 2025
Pontuação: 4.6/5 (64 avaliações)

Formação complementar: Inserir curso, programa de aperfeiçoamento, atividade de extensão que não seja curso acadêmico formal. Exemplos: Oficinas, Cursos de idiomas, Treinamentos etc.

O que é uma formação complementar?

A formação complementar compreende o conjunto de atividades que possibilitam ao aluno a aquisição de conhecimentos formativos que complementem a sua formação específica.

O que é um curso complementar?

Um novo curso superior na área em que você já atua expande suas opções de trabalho e de formato de carreira neste mesmo campo e dá mais consistência para sua formação. E ele conta ainda com uma duração menor, visto que há diversas disciplinas em comum, ou seja, em pouco tempo, você pode ter mais uma profissão.

O que é formação complementar no currículo Lattes?

Cursos de curta duração, extensão universitária, MBA ou outros podem ser incluídos por meio do item de “Formação complementar”. Assim como os outros itens, basta selecionar a opção “incluir novo item” e preencher as informações solicitadas.

O que é educação complementar no currículo?

Cursos no currículo: formação acadêmica e extracurricular

Já os cursos extracurriculares são o que você faz além da sua formação, de forma espontânea. Eles complementam a sua experiência de ensino e preparam para diversos desafios profissionais. Exemplos de cursos extracurriculares: cursos de idiomas, como inglês.

🌻GÊMEOS♠SE PREPARE PARA VIVER O MELHOR DA VIDA, SEU OBJETIVO LOGO SERÁ ALCANÇADO!✨

33 questões relacionadas encontradas

Onde colocar formação complementar no currículo?

Cursos e certificados no currículo

Chame essa categoria de “formação complementar” ou “experiências complementares“. Essa seção deve ter um destaque menor do que a sua formação acadêmica, por exemplo. Deixe para inserir essas informações ao final do currículo, após suas experiências e formações principais.

Quais são os cursos complementares?

13 opções de cursos para horas complementares em diferentes áreas de graduação
  1. Distribuição e logística. ...
  2. Direito empresarial. ...
  3. Marketing digital. ...
  4. Gestão de recursos humanos. ...
  5. Farmacovigilância. ...
  6. Psicologia Escolar. ...
  7. Fundamentos da educação física. ...
  8. Alfabetização e letramento.

Como colocar formação complementar no currículo Lattes?

Como colocar cursos online no currículo Lattes
  1. Faça login na plataforma Lattes;
  2. Acesse o seu currículo Lattes;
  3. Entre no campo “Formação”;
  4. Clique em “Formação complementar”;
  5. Clique em “adicionar item”;
  6. Preencha os dados solicitados;
  7. Aperte o botão “Cadastrar”.

Pode colocar curso complementar no currículo?

Este componente do seu perfil profissional pode ser o diferencial em uma vaga. As atividades complementares agregam valor ao seu currículo, demonstrando que você possui uma formação completa, não limitada apenas ao conteúdo acadêmico.

O que não colocar no currículo Lattes?

Símbolos e palavras desnecessárias

Inclusive, alguns pontos podem aparecer como interrogação (uma conversão da plataforma), por isso é interessante evitá-los. Palavras desnecessárias também devem ser evitadas. Se você participou de uma jornada ou curso, por exemplo, é só colocar o nome do evento, e mais nada.

Qual a diferença entre formação acadêmica e formação complementar?

O tópico de Formação Acadêmica é exclusivo para formação de nível básico, técnico e superior (incluindo pós-graduação). Para inserir cursos livres no currículo você pode criar o tópico "Formação Complementar".

Quantos cursos complementares colocar no currículo?

Isso somente estenderá seu currículo desnecessariamente, sem enriquecê-lo de verdade. Nossa recomendação é a inclusão de cinco cursos no máximo.

Quanto tempo dura um curso complementar?

Por serem temas mais rápidos, geralmente usados como complemento, desdobramento ou atualização de determinada área, profissão ou ferramenta usada por aquele profissional ou estudante, eles costumam ter duração de 3 a 40 horas.

Quais cursos são aceitos como horas complementares?

Cursos online para horas complementares
  • SENAI/SESI. Cursos de: Finanças, educação, matemática, comunicação, mecânica, TI, redação, etc. ...
  • Universidade Rock Content. Cursos de: Marketing digital. ...
  • Escola Virtual Fundação Bradesco. ...
  • Fundação Getúlio Vargas (FGV) ...
  • Nube. ...
  • Ava Acadêmico – UFRB. ...
  • Projeto Meu Brasil. ...
  • Prominas Social.

Porque fazer cursos complementares?

Além disso, a participação em cursos extracurriculares demonstra um comprometimento notável com a aprendizagem contínua. A busca ativa por conhecimento fora do âmbito obrigatório revela uma iniciativa valiosa por parte do aluno, indicando um desejo de ir além das expectativas básicas.

Como fazer curso complementar?

Cursos presenciais e online

Fazer cursos, tanto presenciais quanto online, são ótimas maneiras de conseguir horas complementares. Além de conseguir uma certificação, você tem a oportunidade de escolher a área em que você vai estudar, e assim, ter mais qualificação profissional.

O que colocar na formação de um currículo?

e nome do curso; nome da instituição de ensino (caso não seja muito conhecida, acrescente a cidade); ano de início e conclusão do curso (caso ainda esteja cursando, coloque “em andamento” no lugar do ano de conclusão).

Quais cursos colocar no currículo Lattes?

O que posso inserir no Currículo Lattes? Todas e quaisquer atividades relacionadas à sua vida acadêmica e das quais você possua documento (diploma, certificado ou declaração) que comprove a realização da mesma por você e que informe também o período no qual a atividade foi realizada.

Como colocar um curso EAD no currículo?

Para informar seus cursos e certificados no currículo, crie uma nova seção chamada de "Educação complementar". Nela, informe: o nome do curso; o nome da instituição com a localização; as datas ou a duração do curso; uma lista para destacar o que você aprendeu.

O que é formação complementar UFMG?

O que é Formação Complementar Aberta? Formação Complementar Aberta (FCA) constitui-se em um conjunto articulado de atividades acadêmicas curriculares que propiciem ao estudante a aquisição de conhecimentos, habilidades e atitudes em campos do conhecimento diferentes daqueles que são característicos de seu curso.

O que conta como atividade complementar na faculdade?

As atividades complementares são, assim, compostas por experiências em: participação em seminários, congressos e encontros culturais; colaboração na organização de eventos; participação em pesquisas, com ou sem bolsa de iniciação científica; atuação em projetos de ação comunitária ou em atividades artísticas; estágios ...

É necessário colocar todos os cursos no currículo?

Mencionar cursos e certificados é uma excelente forma de se destacar em um processo seletivo. Normalmente, quando você acaba de concluir seus estudos, ainda não tem experiência de trabalho ou tem pouca experiência na área pretendida.

Quais são os tipos de atividades complementares?

Reunimos as principais informações sobre este requisito exigido aos formandos em cursos superiores e como consegui-lo
  • 4.1 Trabalhos voluntário.
  • 4.2 Estágios.
  • 4.3 Monitoria.
  • 4.4 Palestras.
  • 4.5 Cursos.
  • 4.6 Atividades acadêmicas.
  • 4.7 Atividades culturais e de entretenimento.
  • 4.8 Atividades esportivas.

O que acontece se eu não tiver horas complementares na faculdade?

As Atividades Complementares não são pagas, não geram DP e podem ser finalizadas até o último semestre do curso. No entanto, sua conclusão é condição necessária para a colação de grau, portanto o aluno que não completar sua carga horária não poderá solicitar o certificado de conclusão do curso e também o diploma.

O que acontece se eu não fizer as atividades complementares?

Além disso, se não cumprir a carga-horária mínima de horas complementares, o aluno não pode se formar. Portanto, o ideal é que o estudante, desde o começo do curso, busque atividades para complementar o currículo acadêmico.

Artigo anterior
Qual o cinza mais usado?
Artigo seguinte
Quando ocorre a hibridização?