O que é Folia de Reis em Minas Gerais?

Perguntado por: Jéssica Freitas de Cardoso  |  Última atualização: 4. März 2022
Pontuação: 4.1/5 (2 avaliações)

A Folia de Reis, também conhecida como Reisado, é uma festa popular brasileira de caráter religioso (católico). ... Na Folia de Reis, grupos organizados de pessoas saem pelas ruas da cidade, visitando as casas e tocando músicas populares e entoando cânticos bíblicos em homenagem aos reis magos e ao nascimento de Jesus.

Qual é o significado da Folia de Reis?

A Folia de Reis ou Reisado é um auto popular que procura rememorar a jornada dos reis Magos, a partir do momento em que eles recebem o aviso do nasciment do Messias, até a hora em que encontram o Deus-menino na lapinha.

Quais são os rituais da Folia de Reis?

É comum os grupos de Folia de reis, também chamados de Companhias de reis, visitarem as casas de sua região nesse dia, tocando músicas e dançando para celebrar o nascimento de Jesus e o encontro com os três Reis Magos. Em troca, os moradores das casas visitadas oferecem comidas e prendas.

Qual a importância da Folia de Reis para os mineiros?

No Norte de Minas e no Triângulo Mineiro, as folias são manifestações importantes da cultura local, mas a forma popular de relembrar o nascimento de Jesus pode ser encontrada em todo o estado. Os festejos incluem o auto de Natal, as pastorinhas e uma infinidade de maneiras de reverenciar o menino Deus.

Qual a diferença entre Folia de Reis e congado?

A Folia de Reis é uma festa de origem portuguesa ligada às comemorações do culto católico do Natal, e o Congado é uma manifestação cultural e religiosa que trata basicamente de três temas em seu enredo: a vida de São Benedito, o encontro de Nossa Senhora do Rosário submergida nas águas, e a representação da luta de ...

Folia de reis no interior de Minas Gerais MG.wmv

22 questões relacionadas encontradas

Qual é o significado da palavra congado?

“O Congado vem do termo congo, que significa congar, dançar. É uma memória que vem com os escravizados do antigo Reino do Congo, na África Central, com a essência de festejar algum momento. ... Os primeiros relatos de Congado na região se deram em meados de 1850, no distrito de Miraporanga.

Quando é porque as Folia de Reis foi tombado como patrimônio imaterial de Minas Gerais?

O Conselho Estadual do Patrimônio Cultural (Conep) declarou a Folia de Reis como Patrimônio Cultural Imaterial de Minas Gerais. O título foi concedido durante reunião realizada na Casa Fiat de Cultura, no Circuito Liberdade, na Região Centro-Sul de Belo Horizonte, na tarde desta sexta-feira.

Qual a importância do Dia de Reis?

Celebrado no dia 6 de janeiro, o Dia de Reis é popularmente conhecido como o momento em que se encerram as celebrações natalinas e a árvore de Natal é desmontada. ... No calendário cristão, o Dia de Reis marca o momento que três reis magos do Oriente foram visitar o recém-nascido Jesus Cristo.

Que produções artísticas são classificadas como património cultural e material?

Os patrimônios culturais podem ser materiais e imateriais, consistindo o primeiro na reunião de coisas tangíveis de uma sociedade, como construções arquitetônicas, parques, praças, artefatos, objetos de arte, entre outros. Já as produções culturais imateriais são: registros deixados pelo homem em sítios arqueológicos.

Como são desenvolvidos os rituais presentes na comemoração religiosa da Folia de Reis e quais são eles?

Durante todo o tempo em que a “Folia” está no pouso, a “Bandeira dos Três Reis Santos” é colocada na parede, sobre o altar, com as fitas coloridas pendendo sobre ela. ... Nas cerimônias de saída da “Folia” há a reza do terço diante do altar, o almoço dos foliões, as falas e as cantorias de saída da companhia.

Como se recebe uma Folia de Reis?

Ao visitar uma casa, a Bandeira guia a folia e é a primeira a entrar sendo oferecida ao dono da casa (devoto) que permanece com ela todo o tempo da visita dos foliões. Um dos gestos mais conhecidos de fé ao poder da bandeira é beijar ou passar suas fitas pelo corpo, ou ainda amarrar dinheiro nelas.

Quem são as figuras complementares da Folia de Reis?

Os três reis magos - Baltasar, Belchior e Gaspar; Palhaços - os animadores da festa, fazem piruetas, danças, brincadeiras; Mestre ou embaixador – quem se propõe a organizar a folia; Coro - pessoas que cantam as músicas e falam as entoações ligadas a religião católica.

Qual a história da Folia de Reis?

O dia 6 de janeiro é o Dia dos Três Reis Magos, ou da Folia de Reis. Diz a tradição que, quando os três Reis Magos, Gaspar, Melchior (ou Belchior) e Baltazar, viram a Estrela de Belém no céu, foram ao encontro de Jesus, que havia nascido.

O que a Palavra de Deus diz a respeito de Folia de Reis?

Se os três Reis Magos soubessem, voltassem pra anunciar pra ele ir lá adorar. Então, os Três Reis foram avisados também que não voltassem a Herodes porque a intenção de Herodes era de ir lá matar a criança. Então, daí, desse exemplo dos três Reis é que as folias se espelham. Eles têm que ir por um caminho só.

Qual é o significado do dia de Reis?

A festa comemorada em 6 de janeiro pelos católicos, lembra quando os três reis magos, guiados pela estrela de Belém, encontraram o menino Jesus. Todo 6 de janeiro, Dia de Reis, aqueles que comemoram o Natal se preparam para desfazer a árvore, os presépios e os enfeites natalinos.

O que devemos fazer no Dia de Reis?

Pegue uma romã e retire 9 sementes pedindo aos 3 Reis Magos, Baltasar, Belchior e Gaspar, que nesse ano que se inicia você tenha muita saúde, amor, paz e dinheiro. Depois pegue 3 das nove sementes e guarde na carteira para que nunca lhe falte dinheiro. As outras 3 você engole.

O que tem que fazer no Dia de Reis?

- Escreva com lápis, no batente superior da porta da entrada de casa, os nomes dos Reis Magos (Baltazar, Gaspar e Melquior), um ao lado do outro. Faça a oração abaixo para proteção da casa e família. “Assim como trouxeram luz para Jesus, que tragam boas energias para a minha casa, protegendo os meus familiares. Amém”.

Qual era a função dos reis magos?

"Os Magos ofereceram três presentes ao menino Jesus: ouro, incenso e mirra, cujo significado e simbolismo espiritual é, juntamente com a própria visitação dos magos, ser um resumo do evangelho e da fé cristã, embora existam outras especulações respeito do significado das dádivas dadas por eles.

Qual patrimônio cultural imaterial de Minas Gerais?

As expressões culturais presentes em Minas Gerais reconhecidas como Patrimônio Cultural do Brasil são o Ofício de Sineiro, o Toque dos Sinos em Minas Gerais e o Modo Artesanal de Fazer Queijo de Minas. O primeiro está inscrito no Livro das Formas de Expressão e os dois últimos, no Livro dos Saberes.

Quais são os 7 patrimônios imateriais de Minas Gerais?

Conheça os 8 patrimônios imateriais de Minas Gerais
  • O Toque dos Sinos. ...
  • Ofício de Sineiro. ...
  • Modo Artesanal de Fazer Queijo de Minas (regiões do Serro e Serras do Salitre e da Canastra) ...
  • Modo Artesanal de Fazer o Queijo Artesanal da Região do Serro. ...
  • Folia de Reis.

Quais são os Patrimônio Cultural Imaterial de Minas Gerais?

Bens tombados pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha)
  • Folias de Reis, em 2017. ...
  • Modo Artesanal de Fazer o Queijo da Região do Serro, em 2004. ...
  • Festa de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos de Chapada do Norte, em 2013. ...
  • Comunidade dos Arturos, em 2014.

Qual é a origem do congado?

Origem. Em 1674, a coroação dos reis do Congo já era realizada na Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos do Recife, na então Capitania de Pernambuco. Em certas ocasiões a festa alcançava esplendor pelo empréstimo de joias e adereços, cedidos pelas senhoras e senhores do engenho.

Onde nasceu o congado?

A princípio a Congada era uma festa que reunia os negros escravos liberados pelos senhores de engenho festejando o rei Congo e a ressurreição de seu filho Mameto. Os primeiros registros da festa foi em 1539 na África.

O que significa dizer que a festa da congada e patrimônio cultural da cidade de Uberlândia?

A Festa do Congado foi registrada como Patrimônio Imaterial Municipal em 2008 pela Prefeitura de Uberlândia devido ao valor cultural que as festividades representam para a cidade. O patrimônio histórico e cultural foi registrado no Livro das Celebrações por meio do Decreto nº 11.321 de 29 de agosto de 2008.

Artigo anterior
Porque eu não consigo me interagir com as pessoas?
Artigo seguinte
Como substituir Tramal?