O que é flutuações populacionais?

Perguntado por: Sofia Margarida Torres  |  Última atualização: 28. April 2022
Pontuação: 4.5/5 (20 avaliações)

As flutuações das populações acontecem por diversos fatores, que dependem ou não da densidade apresentada. A competição intra ou interespecíficas é pela alimentação e pelo território, podendo acarretar a morte do indivíduo.

O que é flutuação populacional de insetos?

Na natureza, as populações dos insetos flutuam em função do tempo, devido à ação de fatores ecológicos de natureza abiótica (por exemplo, os fatores climáticos) e biótica (alimento e inimigos naturais) (Silveira Neto et al., 1976).

O que é regulação populacional?

Regulação Populacional versus Limitação Populacional A regulação populacional: processo pelo qual uma população retorna a sua densidade de equilíbrio (ou amplitude de densidades).

Quais são os fatores que determinam o crescimento da população?

O crescimento populacional de um determinado território ocorre através de dois fatores: a migração e o crescimento vegetativo, esse último é a relação entre as taxas de natalidade e as de mortalidade.

Quais são os fatores que regulam o tamanho populacional?

A disponibilidade de espaço e alimentos, o clima e a existência de predatismo e parasitismo e competição são fatores de resistência ambiental (ou, do meio que regulam o crescimento populacional.

SmartMIP - Níveis Populacionais

31 questões relacionadas encontradas

Quais são os fatores que limitam o crescimento populacional humano?

Finalmente, podemos descrever os estresses ambientais como um conjunto de fatores que limitam o crescimento populacional. Distúrbios naturais ou antropogênicos (causados por ação humana) podem aumentar a mortalidade de indivíduos. Outros exemplos são a temperatura, ciclo de chuvas e a quantidade de nutrientes.

Quais são os meios para controlar o crescimento populacional?

Métodos
  1. métodos anticoncepcionais: camisinha, pílula anticoncepcional, DIU, etc.
  2. abstinência sexual.
  3. reduzir a mortalidade infantil para que os pais não aumentarem o tamanho da família, de maneira a garantir que pelo menos alguns sobrevivem até a idade adulta.
  4. Aborto.
  5. Infanticídio.

Quais as principais causas para o crescimento populacional brasileiro?

O intenso crescimento brasileiro se deve, sobretudo da cultura de famílias com um grande número de filhos, dos fluxos migratórios que ocorreram ao longo do processo de povoamento do país, a melhoria das condições médico-sanitárias, além da criação de vacinas e métodos de tratamento de doenças.

O que é crescimento da população mundial?

O crescimento populacional ou crescimento demográfico mundial é calculado a partir do saldo entre o total de pessoas nascidas vivas e o total de mortes em um determinado período de tempo (dentro de um ano, por exemplo).

O que determina a densidade populacional?

Densidade demográfica, densidade populacional ou população relativa é a medida expressa pela relação entre a população e a superfície do território, geralmente aplicada a seres humanos, mas também em outros seres vivos (comumente, animais). É sempre expressa em habitantes por quilômetro quadrado.

Quais as três formas possíveis de distribuição dos indivíduos nas populações?

Os indivíduos em uma população podem apresentar três padrões básicos de distribuição espacial: aleatório, agrupado e uniforme (Ludwig & Reynolds 1988, Krebs 1999).

Como o parasitismo pode regular o tamanho de uma população?

Parasitismo. Quando uma população de hospedeiros aumenta muito, torna-se fácil transferência do parasita de um indivíduo para outro, propiciando o aparecimento de epidemias e a eliminação dos organismos parasitados. Consequentemente há eliminação de um grande número de parasitas.

Quais são os motivos que levaram o crescimento da população?

As estimativas demográficas recentes apontam que a população mundial pode chegar a um número superior a 9 bilhões de habitantes em 2050. O crescimento da população mundial no último século foi balizado pelas melhorias nas condições de saúde, de emprego e de renda da população.

Qual a importância da população mundial?

A análise da dinâmica populacional é de fundamental importância para entendermos as transformações no espaço geográfico promovidas pelas relações homem-meio. Um dos elementos essenciais é o crescimento populacional registrado durante os séculos, fato que alterou de forma significativa a natureza.

Qual a raça que predomina no mundo?

A etnia chinesa Han é o maior grupo étnico do mundo, sendo 19% da população global em 2011. A língua materna mais falada no mundo é o mandarim chinês (falado por 12,44% da população global), seguido pelo espanhol (4,85%), inglês (4,83%), árabe (3,25%) e o hindustâni (2,68%).

Qual foi o principal fator que contribuiu para o crescimento acelerado das cidades no Brasil a partir da década de 1940?

No entanto, foi depois da Segunda Guerra Mundial (1939-45) que o crescimento tornou-se acelerado, devido à diminuição das taxas de mortalidade. Isso é explicado por fatores como a expansão da rede de esgoto, acesso à água encanada, campanhas de vacinação em massa, acesso a medicamentos básicos, etc.

Quais foram os motivos que favoreceram o crescimento populacional nas últimas décadas?

Melhorias e inovações na saúde, aumento da qualidade de vida, maior fluxo imigratório e maiores taxas de natalidade são fatores que influenciam no crescimento populacional.

Quais são as três fases do crescimento populacional?

Existem, assim, dois principais tipos de crescimento populacional: o crescimento vegetativo ou natural e o crescimento absoluto. Para melhor compreender esses dois importantes termos, é importante revisarmos alguns conceitos básicos de demografia, como a taxa de natalidade, a taxa de mortalidade e o saldo migratório.

Como podemos evitar a superpopulação humana?

Ações em nível individual
  1. Tenha menos filhos e os tenha mais tarde! ...
  2. Considere a adoção!
  3. Leia, eduque-se sobre as questões populacionais – leia mais aqui >>
  4. Reduza seu consumo pessoal: torne-se vegano, limite os voos, compartilhe sua casa com outras pessoas e muito mais >>

O que é o controle de natalidade?

Chamamos de controle de natalidade as medidas feitas para que as mulheres não engravidem, sem considerar se essa é a vontade delas ou não.

Qual país tem controle populacional?

A China, país mais populoso do planeta com 1,3 bilhão de pessoas, tem o exemplo mais conhecido de política de controle de natalidade, a fim de evitar a explosão populacional.

Porque o crescimento populacional está diminuindo?

Outros fatores dessa desaceleração é a redução do número de filhos por mulher decorrente do uso de métodos contraceptivos; o tratamento de água; a incidência dos surtos de fome que vêm diminuindo em muitos países graças à revolução tecnológica no setor agrícola; e o maior acesso aos serviços de educação e saúde.

Quais os fatores que podem interferir em uma população?

Fatores limitantes dependentes da densidade
  • Competição dentro da população. Quando uma população atinge uma alta densidade, há mais indivíduos tentando usar a mesma quantidade de recursos. ...
  • Predação. ...
  • Doenças e parasitas. ...
  • Acúmulo de resíduos.

Que fatores impedem o crescimento da população em determinados momentos históricos?

Os ecólogos consideram que duas forças antagônicas regulam o tamanho da população: o potencial biótico (PB), representado no gráfico pela curva CPB, e a resistência ambiental (R), que resultam no crescimento real (CR) de uma população, representado no gráfico pela curva CCR.

Quais seriam os motivos que justificam as diferenças no crescimento demográfico nas mais variadas regiões do planeta?

Esse crescimento populacional se dá por vários fatores, dentre eles os avanços da medicina, da produção de alimentos, da melhora das condições de higiene, dentre outros fatores que buscam explicar esse fenômeno.

Artigo anterior
Quem emite um parecer técnico?
Artigo seguinte
Quando um processo pode ser anulado?