O que é flexibilidade para que serve?

Perguntado por: Patrícia Martins de Barbosa  |  Última atualização: 24. Februar 2022
Pontuação: 4.2/5 (68 avaliações)

Flexibilidade pode ser definida como a capacidade de a estrutura muscular esquelética se estender, sem danos, ferimentos ou lesões e com ampla movimentação numa articulação ou grupos de articulações como a capacidade de uma articulação mover-se com facilidade em sua amplitude de movimento.

Quais são os tipos de flexibilidade?

Existem dois tipos de flexibilidade: Flexibilidade Estática, que é a amplitude do movimento de uma articulação sem considerar a velocidade desse movimento. Flexibilidade Dinâmica, que representa a habilidade de se realizar um movimento rápido dentro da amplitude normal de movimento articular.

O que é flexibilidade quando devemos fazer?

Segundo Weinek (2003), “flexibilidade é a capacidade de um indivíduo de executar movimentos de grande amplitude”. Atividades do dia a dia como levantar, sentar, pegar um objeto, subir escadas, entrar e sair do carro ou do ônibus, exigem um certo grau de flexibilidade para que sejam executadas com facilidade.

Qual é a importância da flexibilidade?

Além de diminuir o risco de lesões a flexibilidade tem outros benefícios: redução das tensões musculares, melhora da capacidade de coordenação e consciência corporal, aumento da circulação sanguínea local e diminuição do gasto energético.

O que é flexibilidade exemplos?

A flexibilidade é a capacidade de realizar movimentos em certas articulações com apropriada amplitude de movimento. ... Por exemplo, quando uma dona de casa necessita pegar algo embaixo do sofá ela necessita utilizar toda a sua flexibilidade, alongando os músculos das costas e da parte posterior das pernas.

5 Fatos Sobre: Flexibilidade |Saúde Minuto|

29 questões relacionadas encontradas

O que é flexibilidade do corpo humano?

Por definição, flexibilidade é a capacidade da estrutura muscular se estender, sem provocar danos ou lesões, promovendo uma ampla movimentação em uma articulação com facilidade.

O que significa a palavra flexibilidade no mercado de trabalho?

Flexibilidade no trabalho é dar maior autonomia para o profissional na definição das condições de trabalho, por exemplo, em termos de horário, local, modo de se vestir e outros pontos.

Por que é importante manter a regularidade da flexibilidade?

Flexibilidade melhora coordenação e ajuda a relaxar o corpo

Dentre as principais vantagens está uma melhora na coordenação para exercer tarefas diárias e uma maior disposição - já que o corpo acaba mais relaxado pelo fato de essa habilidade ser aperfeiçoada com a ajuda da técnica de alongamento dos membros.

Qual é a importância do alongamento?

Alongamentos são exercícios voltados para o aumento da flexibilidade muscular. É uma prática fundamental para o bom funcionamento do corpo, que,além de prevenir lesões, proporciona mais agilidade e elasticidade.

O que a falta de flexibilidade pode causar?

A falta de flexibilidade gera um mau desempenho esportivo e aumenta as chances de lesões tais como as distensões musculares. E a flexibilidade excessiva pode provocar instabilidade articular gerando: entorses articulares, osteoartrite e dores articulares (BLANKE, 1997).

Quanto tempo leva para ter uma boa flexibilidade?

O tempo necessário para alcançar o objetivo vai depender da flexibilidade inicial da pessoa. Se você começar do zero, talvez sejam necessárias oito semanas, desde que haja o compromisso de fazer os alongamentos diariamente.

O que é flexibilidade resposta?

Flexibilidade pode ser definida como a capacidade de a estrutura muscular esquelética se estender, sem danos, ferimentos ou lesões e com ampla movimentação numa articulação ou grupos de articulações como a capacidade de uma articulação mover-se com facilidade em sua amplitude de movimento.

É possível melhorar a flexibilidade?

1. Alongue-se. Para manter uma boa movimentação dos membros e melhorar a sua flexibilidade é indispensável se alongar. Esses tipos de exercícios preparam os músculos para a prática de esportes e, até mesmo, para as atividades do dia a dia.

Quais os principais componentes da flexibilidade?

Uma boa flexibilidade é resultado de mobilidade das articulações e elasticidade dos músculos, possibilitando movimentos amplos e sem dor. Existem fatores que podem influenciar o grau de flexibilidade, como a capacidade de distensão da pele, ligamentos, tendões e cápsula articular.

O que é flexibilidade artigo científico?

Para Dantas (2005), flexibilidade pode ser definida como: Qualidade física responsável pela execução voluntária de um movimento de amplitude angular máxima, por uma articulação ou conjunto de articulações, dentro dos limites morfológicos, sem risco de provocar lesões (DANTAS, 2005 p. 57).

Quais são os tipos de agilidade?

Agilidade
  • equilíbrio, habilidade de manter-se estável pela realização de acções coordenadas ou pelas funções sensoriales. ...
  • coordenação, habilidade de controlar o movimento do corpo em coordenação com as funções sensoriales.
  • velocidade, capacidade de mover todo ou parte do corpo de forma rápida.

Quais são os benefícios da prática do alongamento?

Seus benefícios são:
  • Aumenta a flexibilidade, deixando os movimentos mais soltos e leves e melhorando a aptidão física;
  • Alivia a tensão muscular responsável por dores nas costas, no pescoço e até dores de cabeça;
  • Relaxa o corpo e a mente, ajudando a aliviar o estresse;

Quais os benefícios do alongamento para a saúde?

Os benefícios do alongamento para a saúde
  • Reduz o risco de lesões musculares ou entorses articulares – torcicolos, câimbras;
  • Reduz as tensões musculares, relaxando a musculatura;
  • Aumenta a flexibilidade e amplitude dos movimentos, melhorando o desempenho esportivo;

Qual é a principal função do alongamento dinâmico?

O alongamento dinâmico é uma forma de exercício que trabalha a flexibilidade de forma mais eficiente, pois explora a capacidade de ativamente levar cada articulação ao seu ponto de máxima amplitude, por meio da utilização de todos os músculos envolvidos naquele movimento.

Quais os benefícios trazidos pelo alongamento pré e pós exercícios?

São diversos efeitos que o alongamento promove no corpo:
  • Melhora a coordenação;
  • Diminui as tensões musculares;
  • Proporciona relaxamento muscular;
  • Previne lesões como distensões musculares;
  • Desenvolve a consciência corporal;
  • Contribui na recuperação muscular após atividade física;

Por que é importante sair do sedentarismo?

Melhor qualidade de sono, maior controle do estresse, redução do risco de doenças cardiovasculares, menor risco de câncer e melhor qualidade de vida são alguns dos muitos benefícios proporcionados pelo exercício.

Qual é a importância do equilíbrio?

Quando o assunto é o corpo humano, o equilíbrio é a base para a realização correta de qualquer movimento. Para conseguir desempenhar uma atividade física, o indivíduo precisa, primeiramente, ser capaz de resistir às forças da gravidade. ... Ele é responsável pela coordenação motora e pelos equilíbrios estático e dinâmico.

O que é fazer o trabalho corretamente numa ótica flexível?

Dessa forma, um trabalho flexível é aquele em que o profissional tem liberdade para fazer seus próprios horários e controlar sua rotina produtiva. ... Com rotinas mais maleáveis, o profissional tende a ficar mais satisfeito, o que impacta positivamente em sua produtividade.

Qual o sinônimo da palavra flexibilidade?

Qualidade do que é flexível, maleável, ágil: 1 agilidade, maleabilidade, elasticidade, ligeireza, plasticidade, versatilidade, destreza. Qualidade de quem é compreensivo: 2 tolerância, transigência, condescendência, brandura, complacência, compreensão, contemporização, docilidade, indulgência, obediência, submissão.

O que é flexibilidade de aprendizado?

É a capacidade de adaptação a um ambiente em constante mudança. Nesse caso a explicação ao pé da letra dá a dica de como se adaptar: é preciso ser flexível na aquisição do conhecimento.

Artigo anterior
Quando Cuba foi expulsa da OEA?
Artigo seguinte
Quais são as CNTP?