O que é flexibilidade exemplos?

Perguntado por: David Leonardo Silva  |  Última atualização: 20. Februar 2022
Pontuação: 4.2/5 (16 avaliações)

A flexibilidade é a capacidade de realizar movimentos em certas articulações com apropriada amplitude de movimento. ... Por exemplo, quando uma dona de casa necessita pegar algo embaixo do sofá ela necessita utilizar toda a sua flexibilidade, alongando os músculos das costas e da parte posterior das pernas.

Quais são os tipos de flexibilidade?

Existem dois tipos de flexibilidade: Flexibilidade Estática, que é a amplitude do movimento de uma articulação sem considerar a velocidade desse movimento. Flexibilidade Dinâmica, que representa a habilidade de se realizar um movimento rápido dentro da amplitude normal de movimento articular.

O que é flexibilidade e capacidade?

Flexibilidade pode ser definida como a capacidade de a estrutura muscular esquelética se estender, sem danos, ferimentos ou lesões e com ampla movimentação numa articulação ou grupos de articulações como a capacidade de uma articulação mover-se com facilidade em sua amplitude de movimento.

O que é a flexibilidade?

Flexibilidade é a característica do que é flexível, ou seja, aquilo que consegue se dobrar com facilidade; maleável. Também pode significar algo que se move com facilidade e agilidade, ou que possui fácil manuseio. ... Os exercícios para a flexibilidade do corpo, permitem uma maior amplitude de movimentos corpóreos.

Como a flexibilidade é classificada?

Segundo Achour Júnior (1996), a flexibilidade pode ser definida pela máxima amplitude de movimento em uma ou mais articulações sem a presença de lesões. ... Podemos dividir a flexibilidade em quatro tipos: Balística, estática, dinâmica e a controlada.

O que é flexibilidade?

37 questões relacionadas encontradas

Quais os tipos de teste de flexibilidade?

  • Flexômetro de Leighton.
  • Fleximeter - (Baseado no Flexômetro de Leighton)
  • Eletrogoniômetro.
  • Goniômetro - (Goniometria)

Quais são os componentes da flexibilidade?

Uma boa flexibilidade é resultado de mobilidade das articulações e elasticidade dos músculos, possibilitando movimentos amplos e sem dor. Existem fatores que podem influenciar o grau de flexibilidade, como a capacidade de distensão da pele, ligamentos, tendões e cápsula articular.

O que é flexibilidade quando devemos fazer?

Segundo Weinek (2003), “flexibilidade é a capacidade de um indivíduo de executar movimentos de grande amplitude”. Atividades do dia a dia como levantar, sentar, pegar um objeto, subir escadas, entrar e sair do carro ou do ônibus, exigem um certo grau de flexibilidade para que sejam executadas com facilidade.

O que é flexibilidade motora?

Flexibilidade - (Sinônimos - Extensibilidade ou Mobilidade Articular): ... "Qualidade motriz que depende da elasticidade muscular e da mobilidade articular expressa pela máxima amplitude de movimento necessária para execução de qualquer atividade física, sem que ocorra lesões anatomo-patológicas"(ARAÚJO, 1987).

O que é flexibilidade na educação?

A flexibilidade é a capacidade de realizar movimentos em certas articulações com apropriada amplitude de movimento. ... Ou seja, o quanto que a sua articulação pode movimentar.

O que é flexibilidade relativa?

A “flexibilidade relativa compensatória” é um conceito enfatizado por Sahrmann (2002), com base na suposição de que, para alcan- çar determinado limite de movimento, o corpo se move pelo ponto de menor resistência. Esse ponto é a área de maior flexibilidade relativa.

O que é flexibilidade artigo científico?

Para Dantas (2005), flexibilidade pode ser definida como: Qualidade física responsável pela execução voluntária de um movimento de amplitude angular máxima, por uma articulação ou conjunto de articulações, dentro dos limites morfológicos, sem risco de provocar lesões (DANTAS, 2005 p. 57).

Quais são os tipos de agilidade?

Agilidade
  • equilíbrio, habilidade de manter-se estável pela realização de acções coordenadas ou pelas funções sensoriales. ...
  • coordenação, habilidade de controlar o movimento do corpo em coordenação com as funções sensoriales.
  • velocidade, capacidade de mover todo ou parte do corpo de forma rápida.

Qual o sinônimo da palavra flexibilidade?

Qualidade do que é flexível, maleável, ágil: 1 agilidade, maleabilidade, elasticidade, ligeireza, plasticidade, versatilidade, destreza. Qualidade de quem é compreensivo: 2 tolerância, transigência, condescendência, brandura, complacência, compreensão, contemporização, docilidade, indulgência, obediência, submissão.

Qual objetivo da flexibilidade?

A flexibilidade é uma capacidade física onde o indivíduo pode realizar movimentos com maior amplitude articular, podendo realizar movimentos com um ângulo maior, com mais conforto na realização dos mesmos e proporcionando assim um bem-estar mais elevado.

O que a falta de flexibilidade pode causar?

A falta de flexibilidade gera um mau desempenho esportivo e aumenta as chances de lesões tais como as distensões musculares. E a flexibilidade excessiva pode provocar instabilidade articular gerando: entorses articulares, osteoartrite e dores articulares (BLANKE, 1997).

Qual a diferença entre flexibilidade e alongamento e qual é a sua importância?

Enquanto flexibilidade é um termo utilizado para descrever um componente de aptidão relacionado ao bem-estar físico, a palavra alongamento é usada para descrever a técnica utilizada para melhorar a flexibilidade, por meio de elasticidade muscular, ao colocar o músculo alongado além de seu tamanho habitual1.

Quanto tempo leva para ter uma boa flexibilidade?

O tempo necessário para alcançar o objetivo vai depender da flexibilidade inicial da pessoa. Se você começar do zero, talvez sejam necessárias oito semanas, desde que haja o compromisso de fazer os alongamentos diariamente.

É possível melhorar a flexibilidade?

1. Alongue-se. Para manter uma boa movimentação dos membros e melhorar a sua flexibilidade é indispensável se alongar. Esses tipos de exercícios preparam os músculos para a prática de esportes e, até mesmo, para as atividades do dia a dia.

Para que servem os exercícios de flexibilidade?

O treino de flexibilidade ajuda o organismo a se preparar para o movimento, favorece a aceleração da recuperação e atua para prevenir lesões. Ao colocar esse tipo de treino na rotina, você estará dando mais elasticidade ao sistema de músculo e tendões do corpo, o que melhora o condicionamento físico.

Qual a capacidade física da flexibilidade?

FLEXIBILIDADE: "Capacidade de realizar movimentos em certas articulações com amplitude de movimento apropriada." ... FORÇA ISOTÔNICA (DINÂMICA) – É o tipo de força que envolve os músculos dos membros em movimento ou suportando o peso do próprio corpo em movimentos repetidos.

Quais são as vantagens em ter uma boa flexibilidade?

Ela pode potenciar um maior desenvolvimento muscular, melhorar a recuperação, proporcionar uma maior agilidade e mobilidade, potenciar o teu bem-estar diariamente, facilitando a execução de atividades simples do dia-a-dia e, ainda, promover o equilíbrio entre corpo e mente.

Como é chamado o teste para medir a flexibilidade e como que é realizado?

O TSA é o teste mais comum para se avaliar a flexibilidade dos isquiotibiais e está presente em muitas baterias de testes que visam avaliar desempenho atlético e aptidão física relacionada à saúde.

Como é feito o teste de flexibilidade?

Teste de Schober para medir sua flexibilidade
  1. Manter os joelhos esticados (não dobrar),
  2. Fazer o movimento de descida lentamente,
  3. Inclinar o busto gradualmente,
  4. Realizar o teste sempre nas mesmas circunstâncias, de modo a medir se houve progresso ou não.

O que são testes angulares?

Testes angulares: aqueles que possuem resultados expressos em ângulos (formados entre dois segmentos que se opõem na articulação). Testes lineares: [...] os que se caracterizam por expressarem os seus resultados em uma escala de distância.

Artigo anterior
Como giardar a rota por onde passei?
Artigo seguinte
O que pode ser manchas roxas na pele?