O que é fissão do núcleo atômico?

Perguntado por: Daniel Raúl Morais Lima Guerreiro  |  Última atualização: 1. April 2022
Pontuação: 4.6/5 (69 avaliações)

A reação de fissão nuclear ocorre quando um núcleo atômico pesado e instável é bombardeado por nêutrons, produzindo dois núcleos menores, nêutrons e energia. A palavra fissão significa uma cisão, quebra, fragmentação ou divisão.

O que é fissão e fusão?

Fissão é o processo de forçar a divisão de um átomo para formar dois outros, mais leves. A reação também libera energia e um nêutron livre. ... Fusão é o processo de colidir dois átomos propositalmente para formar um terceiro, mais pesado.

O que é fissão nuclear exemplos?

A fissão nuclear consiste na divisão do núcleo dos átomos. Por exemplo, ao ser atingido por um nêutron (n), o átomo de urânio (U) pode se romper e gerar átomos de bário (Ba) e criptônio (Kr) e mais três nêutrons (n). A fissão nuclear do urânio pode liberar a energia de 8.107 kJ/g.

O que é fissão nuclear Brainly?

Fissão nuclear é um processo que ocorre em núcleos atômicos instáveis e pode produzir reações em cadeia capazes de emitir grandes quantidades de energia. ... Fissão nuclear é um processo natural que consiste no decaimento de núcleos atômicos instáveis em núcleos atômicos menores por meio da captura de nêutrons lentos.

O que é fissão e fusão nuclear exemplos?

Fissão nuclear é o processo em que se “bombardeia” o núcleo de um elemento radioativo, com um nêutron. ... Um exemplo de fusão nuclear é o que acontece o no interior das estrelas, quando quatro núcleos de hidrogênio se fundem para formar um átomo de hélio.

Fissão Nuclear: Passo a Passo.

26 questões relacionadas encontradas

Como podemos diferenciar as reações de fissão e fusão nuclear Cite um exemplo de cada?

Ao contrário da fissão, a fusão nuclear acontece quando dois elementos se chocam para formar um novo elemento, evidentemente mais pesado. A liberação de energia na fusão nuclear é muito superior que na fissão. O melhor exemplo de um processo de fusão nuclear é o Sol. Isso mesmo!

Onde acontecem a fissão e fusão nuclear?

A fissão e a fusão são fenômenos que acontecem no núcleo dos átomos. Eles têm a mesma natureza, mas funcionam de forma bem diferente! Você sabe quais são as diferenças entre fissão e fusão nuclear?

O que significa o termo fissão?

Significado de Fissão

substantivo feminino Ruptura, cisão. [Física] Fenômeno que consiste na divisão de um átomo pesado (urânio, plutônio) em dois ou mais fragmentos, graças ao bombardeamento feito com nêutrons, fenômeno do qual resulta a liberação de uma quantidade enorme de energia.

Como funciona a fusão nuclear?

A fusão nuclear é um processo em que dois núcleos se combinam para formar um único núcleo, mais pesado. ... Esta enorme quantidade de energia é liberada nas reações de fusão porque quando dois núcleos leves se fundem, a massa do núcleo produzido é menor que a soma das massas dos núcleos iniciais.

Quais as aplicações da fissão nuclear?

Aplicações da fissão nuclear
  • Como combustível em reatores nucleares, em usinas nucleares, para a produção de energia elétrica a partir da energia liberada pela fissão;
  • Combustível para submarinos nucleares;
  • Para fins bélicos, especialmente na produção de bombas atômicas, arma que apresenta um grande poder de destruição.

Quais são os três tipos de reações nucleares?

Reações Nucleares
  • Cinética das reações nucleares. Essas reações são interessantes porque produzem prótons e nêutrons com grandes energias cinéticas. ...
  • Reações artificiais. Os núcleos radioativos artificiais são produzidos por reações nucleares. ...
  • Fissão nuclear. ...
  • Fusão nuclear.

Quais são os tipos de reações nucleares?

Como nas reações químicas, as reações nucleares podem ser exotermicas (com liberação de energia) ou endotermicas (que requerem alguma energia externa para ocorrer). Podemos citar dois tipos muito importante de reações nucleares: a fissão e a fusão.

Como acontece a fissão?

A reação de fissão nuclear ocorre quando um núcleo atômico pesado e instável é bombardeado por nêutrons, produzindo dois núcleos menores, nêutrons e energia. A palavra fissão significa uma cisão, quebra, fragmentação ou divisão.

O que é uma reação em cadeia?

Uma Reação em Cadeia é uma sequência de engenhocas às vezes simples, às vezes complexas, mas quase sempre fantásticas. Ela pode fazer duas coisas ou vinte. Pode ser um projeto individual na mesa da sua cozinha ou uma cascata colaborativa de elementos que ocupam um cômodo inteiro.

Como ocorre o processo de fusão nuclear?

A Fusão Nuclear e as Estrelas

O Sol é um exemplo. As estrelas são formadas de hidrogênio, cujo núcleo é leve. A alta temperatura promove a fusão formando um núcleo de hélio, elemento mais pesado. Muita energia é gerada nesse processo violento que dá energia à energia solar.

Como funciona a fusão nuclear no Sol?

Fusão Nuclear é a união de pequenos núcleos atômicos, que formarão um núcleo maior e mais estável. Essa é a fonte de energia e vida das estrelas; um exemplo é o Sol: em seu núcleo ocorrem reações de fusão de hidrogênios originando núcleos de hélio.

Qual o perigo da fusão nuclear?

O maior deles é que você gasta muita eletricidade para gerar e manter o plasma – afinal, dentro de uma usina nuclear não dá para usar uma bomba atômica como espoleta –, e isso acaba fazendo com que o reator tenha rendimento negativo, ou seja, consuma mais energia do que produz.

Quem descobriu a fissão nuclear?

Isso mudou no dia 11 de fevereiro de 1939. Em uma carta à revista Nature, uma das publicações científicas internacionais mais conceituadas do planeta, a física Lise Meitner descreveu exatamente como executar tal divisão, que chamou de fissão.

Quem criou a fusão nuclear?

1929 – Reações atômicas que transformam o hidrogênio em hélio são os responsáveis pela energia do Sol. Essa descoberta do físico americano George Gamow dá início às pesquisas sobre a fusão nuclear.

Onde se aplica a fusão nuclear?

A fusão nuclear somente é possível de forma natural em estrelas como o sol, por exemplo. Esse processo é usado para a produção de bombas de hidrogênio – um tipo de bomba nuclear –, mas também como forma de produzir energia que, acredita-se, será seu uso principal no futuro. ...

Onde ocorrem as reações nucleares?

Uma reação nuclear é um processo que ocorre quando o núcleo de um átomo perde partículas subatômicas na medida em que suas propriedades são alteradas. ... A radiação simplesmente descreve o processo de energia ou artigos emitidos por um átomo ou outra partícula.

Quais são as diferenças entre as reações nucleares e as reações químicas?

Uma reação nuclear caracteriza-se por ser uma transformação em que ocorrem mudanças no núcleo dos átomos. Ao contrário das reações químicas, que envolvem rearranjos de eletrões, as reações nucleares envolvem alteração do número de nucleões de um átomo, isto é, transformação dos núcleos atómicos.

É possível quebrar um átomo?

Fissão nuclear, na física nuclear, é a quebra do núcleo de um átomo instável em dois núcleos menores pelo bombardeamento de partículas como nêutrons. ... O processo de fissão é uma reação exotérmica onde há liberação de energia e ocorre em usinas nucleares e em bombas atômicas.

Qual foi a causa da explosão de Chernobyl?

O acidente de Chernobyl aconteceu às 1h23min47s, portanto na madrugada do dia 26 de abril de 1986. Esse acidente aconteceu no reator 4 da usina de Chernobyl e foi resultado de falha humana, uma vez que os operadores do reator descumpriram diversos itens dos protocolos de segurança.

É possível criar ou destruir um átomo?

Quando o núcleo de um material físsil se quebra, ele solta uma força enorme. É por isso que os cientistas chamaram essa força de energia nuclear: a força que vem do núcleo. Quando um átomo se quebra, ele solta uma partícula do núcleo chamada nêutron. ... Esse nêutron faz com que o átomo vizinho também se quebre.

Artigo anterior
Qual a porcentagem de trabalho infantil nas áreas urbana e rural?
Artigo seguinte
Quais os novos valores limites para dispensa de licitação por contratação de pequeno valor na Lei nº 14.133 2021?