O que e filosofia e para que serve?

Perguntado por: Iara Diana Simões  |  Última atualização: 2. November 2021
Pontuação: 4.6/5 (32 avaliações)

A Filosofia lida com o conhecimento e com o pensamento de maneira abstrata, crítica e conceitual. ... A Filosofia é uma forma do pensamento se desdobrar sobre si mesmo. De maneira conceitual e abstrata, a Filosofia preza, muitas vezes, por um rigor metodológico parecido com o rigor científico.

Qual é a função da filosofia?

A Filosofia é um modo de problematizar o mundo de maneira crítica e conceitual. Ela é utilizada pelo ser humano para desbravar os confins da racionalidade e do conhecimento. ... O que entendemos por Filosofia é um tipo de pensamento organizado, conceitual, crítico e reflexivo.

O que é que a filosofia estuda?

A filosofia se dedica a estudar qualquer assunto desde que se possa produzir um conhecimento válido a partir de sua argumentação. Consiste no estudo de problemas fundamentais relacionados ao conhecimento, à lógica, à existência, à verdade, aos valores morais e estéticos, à mente e à linguagem.

Para que serve a filosofia Justifique sua resposta?

A filosofia se preocupa com a construção de conceitos que irão servir de base para diversas áreas do conhecimento. Assim, é tarefa da filosofia criar e desenvolver conceitos, sendo um campo do conhecimento que tem como objetivo a produção de conhecimento.

Qual a relação entre a filosofia e nosso cotidiano?

A filosofia não só nos ajuda a ver o mundo de maneira diferente, mas também pode mudar a forma como interagimos com ele. De como podemos ajudar os outros até como enfrentar a morte, ou se devemos tuitar com raiva.

O que é e para que serve [FILOSOFIA]

29 questões relacionadas encontradas

O que é filosofia do cotidiano?

O estudo da filosofia visa, entre outros benefícios, formar indivíduos capazes de pensar crítica e eficazmente por si próprios, e, como conseqüência, serem capazes de fazer uma argumentação mais consciente, reflexiva e segura em todas as áreas da vida.

Como podemos questionar a realidade?

Questionar a realidade demanda uma mente curiosa e aberta, disposta a enfrentar dogmas e, por vezes, nossas próprias crenças acerca de como o mundo funciona. Demanda pensar fora da caixa e estar pronto para permitir que suas perguntas o levem a território desconhecido.

Para que serve a filosofia nos dias de hoje?

A filosofia hoje consiste em reflexões que direcionam o indivíduo para padrões de comportamento que ele julga ser ético. ... Na sociedade atual a filosofia se traduz na busca de um consenso ético que seja o mais racional possível, porém respeitando as crenças individuais de cada um.

Por que a filosofia se vê rodeada de inimigos?

É preciso impedir que os homens se tornem sensatos. ... Quanto mais vaidades se ensinem, menos estarão os homens arriscados a se deixar tocar pela luz da filosofia. Assim, a filosofia se vê rodeada de inimigos, a maioria dos quais não tem consciência dessa condição.

Qual a importância da filosofia para a sociedade em que vivemos?

A Filosofia permite ao ser humano compreender melhor a si mesmo, a sociedade e o mundo que o cerca, estimulando uma maior autonomia do pensar, agir e se comportar. A partir dela, e ao longo de séculos, foram e são fundamentados projetos, pesquisas, produções científicas, artísticas e culturais.

Como se estuda a filosofia?

  1. Entenda as diferentes áreas da Filosofia. ...
  2. Comece pela Grécia. ...
  3. Trace relações entre a Filosofia e o contexto histórico. ...
  4. Leia resumos antes de começar a estudar um movimento ou uma obra. ...
  5. Confira se as teorias são aplicáveis aos dias atuais. ...
  6. Faça e refaça exercícios.

O que é o objeto da filosofia?

A filosofia tem como objecto os conceitos mais básicos que usamos nas ciências, nas artes, nas religiões e no dia-a-dia. A filosofia estuda conceitos como os seguintes: o bem moral, a arte, o conhecimento, a verdade, a realidade, etc. O seu método é a troca de argumentos, a discussão de ideias, a reflexão.

Quais são as áreas que a filosofia estuda?

Quais são as áreas da filosofia?
  • Epistemologia. A primeira das áreas da filosofia é a epistemologia, que foca na compreensão do que é o conhecimento, como ele se dá e é transmitido. ...
  • Ética. A ética é, certamente, o campo mais conhecido da filosofia. ...
  • Política. ...
  • Filosofia da história. ...
  • Estética. ...
  • Metafísica. ...
  • Lógica.

Qual a função da filosofia na arte?

A filosofia da Arte, também chamada de Estética, enquanto discurso reflexivo sobre as produções artística do homem, tem justamente o objetivo de explicitar essas funções. ... Para ele, a arte também é fonte de singularização, visto que através dela, o homem expressa o seu domínio sobre as ferramentas, sobre a realidade.

Qual é a função social da filosofia?

A filosofia social se ocupa de questões referentes ao significado e à essência da sociedade, considerando sua trajetória, suas mudanças e tendências, bem como as relações entre o indivíduo e a comunidade e as estruturas de convivência. ... Dentro de seu âmbito estão as normas que regem a sociedade.

Quais são as funções da reflexão filosófica Qual é a importância de cada função?

A reflexão é o movimento pelo qual o pensamento volta-se para si mesmo, interrogando a si mesmo. A reflexão filosófica é tida como radical porque é um movimento de volta do pensamento sobre si mesmo para conhecer-se a si mesmo, para indagar como é possível o próprio pensamento.

O que quer dizer a filosofia é perturbadora da paz?

3. A filosofia nos mostra a verdade, e muitos não a querem. Por isso a filosofia é considerada como perturbadora da Paz. Os filósofos conseguem enxergar essa verdade através da capacidade do pensar e do contato com outros pensadores como eles.

Como se define a filosofia?

A Filosofia é uma área do conhecimento que coloca em questão o próprio conhecimento. Os filósofos, desde a Antiguidade, tentaram entender o mundo e tudo o que há nele, seja concreto, seja abstrato, de maneira conceitual.

Quem enfrentou com coragem o desafio máximo da morte?

A morte de Sócrates aconteceu, porque ele teve a coragem que muitos não tiveram: a coragem de questionar o poder estabelecido. O filósofo morreu em 399 a.C. aos 71 anos de idade.

Por que a filosofia parece estar ameaçada nos dias de hoje?

As verdadeiras ameaças são o desemprego, a violência, o preconceito e a resistência a mudanças. Além disso, há em curso hoje uma espécie de banalização do saber; uma desconsideração com a análise cuidadosa sobre os fatos e problemas. Um certo desdém com a ciência, com a filosofia, com o esforço intelectual.

Qual é o papel do filósofo no mundo contemporâneo?

A partir desta narrativa de Platão, discorra sobre qual o papel do “filósofo” no mundo contemporâneo. ... O “filósofo” é representado por alguém que se liberta das “aparências” e tenta explicar a “realidade” para os outros, mas é hostilizado e ameaçado.

Qual a colaboração da filosofia para o mundo atual?

A colaboração da filosofia para o mundo atual é fruto de uma série de evoluções sociais que ocorreram desde o primeiro contato humano. O modo de pensar e a resposta a esses pensamentos sempre foi o foco de questionamento da filosofia, que, em todos os momentos, propõe teorias sobre a existência.

Como o filósofo interpreta a realidade?

A realidade representa todos os fenômenos do universo cujas leis estão fora de alcance da vontade do homem. ... Então, a realidade da filosofia socrática está além dos sentidos e é percebida através de uma manifestação limitada desta realidade suprassensível.

Como podemos perceber a realidade que nos cerca?

Também podemos investigar como o contato com a televisão, o cinema, a fotografia, o computador e outras tecnologias alteram nossa percepção da realidade e as interpretações que fazemos do mundo. Quando vemos, ouvimos, sentimos, e os sentidos correspondem àquilo que realmente é, dizemos que percebemos a realidade.

Qual a principal forma de conhecer a realidade para a filosofia?

A principal preocupação do conhecimento filosófico é questionar e encontrar respostas racionais para determinadas questões, mas não necessariamente comprovar algo. Neste sentido, pode-se afirmar que este modelo de conhecimento é crítico e especulativo.

Artigo anterior
Que é democracia?
Artigo seguinte
Quanto mede a folha a4?