O que é Figurabilidade?

Perguntado por: Ana Vitória Figueiredo Nascimento Costa  |  Última atualização: 21. März 2022
Pontuação: 4.7/5 (6 avaliações)

2) Figurabilidade: sensações e memória em jogo
A figuração define-se, então, como caminho regressivo em direção às imagens mnêmicas originadas em impressões sensíveis, o que pressupõea perspectiva metapsicológica do aparelho psíquico presente no capítulo VII de Interpretação dos sonhos e na Carta 52.

O que significa Figurabilidade?

Significado de Figurabilidade

substantivo feminino Qualidade ou caráter de figurável. Etimologia (origem da palavra figurabilidade). Figurável + i + dade.

Como funciona a interpretação dos sonhos?

A interpretação dos sonhos é um estudo, que realizado de forma correta, pode levar ao conhecimento do momento psicológico vivido pelas pessoas. ... Desta forma, os sonhos normalmente estão ligados a aspectos emocionais da vida de cada indivíduo. Os sonhos trazem imagens, que são entendidas pela psicanálise como símbolos.

O que é a elaboração onírica?

O trabalho de sonho ou elaboração onírica é a passagem do latente ao manifesto. Basicamente podemos dizer que o conteúdo latente é inconsciente e o conteúdo manifesto é consciente. Além disso, o conteúdo latente é algo semelhante a um impulso, enquanto o conteúdo manifesto é uma imagem visual.

Por que sonhos são importantes na psicanálise?

Mas o sonho para a psicanálise, pode revelar desejos e traumas ou outros elementos presentes em nosso inconsciente. Para a psicanálise, o sonho é uma das formas de acessar o inconsciente, parte da mente a qual não temos acesso de forma fácil.

FREUD (6) – INTERPRETAÇÃO DOS SONHOS | PSICANÁLISE (SEGUNDA TEMPORADA)

16 questões relacionadas encontradas

O que são os sonhos para a psicanálise?

Segundo Freud, os sonhos constituem "uma realização (disfarçada) de um desejo (reprimido)". Para muitos neurocientistas, eles são formados a partir de estímulos aleatórios originados na ponte e não possuem qualquer significado.

Porque é importante ter um sonho?

Os sonhos funcionam como uma bússola, sinalizando os caminhos que deveremos seguir e os objetivos que queremos alcançar. São eles que nos estimulam, revigoram e nos permitem manter a chama de viver.

Qual a função da elaboração onírica e como ela acontece?

Freud foi capaz de mostrar que a elaboração onírica é um processo de seleção, distorção, transformação, inversão, deslocamento e outras modificações em um desejo original. ... Os "resíduos diurnos" que formam o conteúdo manifesto do sonho servem como estrutura do conteúdo latente ou dos desejos disfarçados.

São considerados mecanismos da elaboração onírica?

Para chegar a interpretação dos sonhos faz-se necessário um trajeto progressivo da elaboração onírica e observar os quatro mecanismos fundamentais do trabalho do sonho: Condensação, deslocamento, figuração e elaboração secundária, esta última como sendo um segundo momento da elaboração onírica.

O que é interpretação onírica?

É um equívoco pensar que a interpretação dos sonhos é apenas um interesse do misticismo ou da religiosidade: a Psicanálise propõe-se à análise onírica, significando suas funções e enfatizando as contribuições desta ao próprio processo terapêutico do sonhador. ...

Qual é o segredo dos sonhos?

O livro "O segredo dos Sonhos" baseado na vida pessoal da autora é o mesmo que abrir uma porta e poder ver os diferentes caminhos que podem nos conduzir ou não a realização dos nossos sonhos. Em outras palavras, toda iniciativa, perseverança e disciplina vale a pena quando se acredita no que se quer alcançar.

O que Freud fala sobre a interpretação dos sonhos?

Freud acreditava que os sonhos são realizações inconscientes de nossas vontades. Sempre que temos algum desejo ao qual não podemos realizar, o escondemos, a fim de esquecê-lo, o recalcando. Contudo, esse desejo continua a existir em determinado lugar e continua a criar efeitos em nós, como os sonhos.

Como ocorre a análise e interpretação dos sonhos na psicanálise?

Conforme Freud (1911) quanto mais o paciente aprende na prática da interpretação dos sonhos, mais sombrios se tornam os próximos sonhos, o conhecimento adquirido serve para colocar em guarda o processo de construção onírica. ... A grande maioria dos sonhos se antecipa a análise uma alusão a algo que estava oculto.

O que é elaboração secundária?

A ELABORAÇÃO SECUNDÁRIA pertence à DEFORMAÇÃO ONÍRICA, acontece no pré-consciente e cumpre com a CENSURA, ajustando o CONTEÚDO LATENTE do sonho às necessidades da vida de vigília. ... Através deste mecanismo, o trabalho do sonho introduz ligações entre diversas partes do sonho na tentativa de dar coerência.

Qual a relação que Freud faz entre o modelo do arco reflexo e o aparelho psíquico?

De acordo com o Freud, o processo de pensamento tem ligação direta com nosso sistema psíquico. ... Na teoria do pensamento psicanalítica, ele dirige as ações imediatas ou reflexas. Ele está relacionado, portanto, ao prazer, à parte emocional do indivíduo e ao denominado fenômeno de arco reflexo.

Quais são os mecanismos do sonho segundo Freud?

Foram os estudos de Freud que mostraram que os sonhos, na verdade, representam desejos reprimidos, muitas vezes não realizados devido às imposições sociais. Isso porque, quando nós dormimos, a nossa mente relaxa e “abaixa a guarda”; dessa maneira, o inconsciente consegue agir mais livremente sobre o nosso consciente.

Quais são os mecanismos formadores dos sonhos e como eles funcionam?

Os pensamentos advindos do inconsciente são transformados pelo recurso do simbolismo nos sonhos. O conteúdo do sonho surge carregado de metáforas, residindo aí a forma distinta que o conteúdo manifesto assume com uma inteligibilidade bem distinta do pensamento original.

O que é deformação Onirica?

Quando mais de um RESÍDUO surge para fazer parte do sonho, a DEFORMAÇÃO ONÍRICA se vale de um mecanismo que FREUD chamou de CONDENSAÇÃO. ... Nela a DEFORMAÇÃO ONÍRICA mistura vários RESÍDUOS e os condensa em uma resultante que tem um pouco de cada um, mas não é nenhum em especial.

O que é onírico em português?

Onírico é um adjetivo masculino da língua portuguesa e está relacionado ou faz referência aos sonhos, às fantasias e ao que não pertence ao chamado "mundo real". A palavra tem sua origem etimológica a partir do grego óneiros, que quer dizer literalmente "sonho".

Como se dá o processo de formação dos sonhos por que os sonhos são considerados por Freud a via régia para o ICS?

O sonho pode ser entendido como a expressão de uma série de desejos, que encontram nele a única via para a consciência. É por isto também que o sonho será entendido por Freud como a via régia para o inconsciente, uma vez que é sua manifestação mais direta.

O que é elaboração psicanálise?

Termo utilizado na psicanálise e na psicologia clínica e que consiste numa função fundamental do psiquismo. Numa perspetiva psicanalítica, é a transformação da energia livre em energia ligada, o que permite aceder ao processo secundário e adiar a descarga da tensão sob forma física ou alucinatória. ...

Por que que a gente sonha?

Segundo Freud, os sonhos são a principal via de acesso ao inconsciente. Assim, durante um processo terapêutico, os sonhos têm enorme importância, já que eles dizem muito sobre esse lado oculto de nós mesmos. ... Eles são a expressão disfarçada do inconsciente. São a tentativa de ultrapassagem da censura.

O que é ter um sonho na vida?

Sonho é um projeto de vida, algo que dá sentido à sua existência, que te faz encontrar a motivação para superar as dificuldades e aprender com os desafios. Sonho ou desejo? ... O desejo é o querer, ter a vontade ou expectativa de possuir ou alcançar algo, satisfazer as necessidades mais básicas, como sobrevivência.

O que o sonho significa para você?

Segundo a teoria freudiana, os sonhos revelam insights sobre desejos e emoções ocultas. Outras teorias proeminentes sugerem que os sonhos auxiliam na formação da memória, na solução de problemas ou simplesmente são um produto da ativação cerebral aleatória.

Qual é o uso que deve ser feito da interpretação dos sonhos em um tratamento psicanalítico?

Na teoria psicanalítica, os sonhos representam a realização de desejos, desejos inconscientes e conflitos. O conteúdo latente representa o significado simbólico reprimido inserido no sonho. ... Durante a análise dos sonhos, a pessoa em terapia compartilha o conteúdo manifesto do sonho com o terapeuta.

Artigo anterior
Quais são os reagentes e produtos da combustão do etanol?
Artigo seguinte
Quais são os principais tipos de arquivo?