O que é feito na primeira consulta com o obstetra?

Perguntado por: Ana Leite  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.4/5 (54 avaliações)

Na primeira consulta o médico deve conversar sobre todo o histórico e antecedentes da mulher, incluindo problemas de saúde, cirurgias prévias, gestações anteriores, doenças na família e medicações em uso.

O que é feito na primeira consulta do pré-natal?

Na primeira consulta seu médico vai pedir uma bateria de exames, entre eles: hemograma completo, glicemia de jejum, tipagem sanguínea e determinação do fator Rh, sorologias para hepatite B, Sífilis, HIV, toxoplasmose, citomegalovírus, exame protoparasitológico de fezes, exame de urina e urocultura, colpocitologia ...

O que perguntar para o médico na primeira consulta obstetra?

O que perguntar na primeira consulta ao obstetra?
  1. Quais medicamentos são permitidos durante a gravidez? ...
  2. Como cuidar da alimentação durante a gestação? ...
  3. É comum engordar quantos quilos na gravidez? ...
  4. Quais os principais exames na gestação e qual a importância deles? ...
  5. É permitido se exercitar durante a gravidez?

O que o obstetra faz na segunda consulta?

Com a segunda consulta irá realizar a primeira ecografia ou ecografia do 1º trimestre que lhe vai permitir ver o seu bebé ainda tão pequenino. Este exame permite: Confirmar a data provável do parto (DPP). Estudar a morfologia fetal.

Quando deve ser feita a primeira consulta de gravidez?

Se o teste de gravidez deu positivo ou se suspeita que está grávida, convém marcar a 1ª consulta pré-natal com o seu médico de família ou ginecologista com a maior brevidade que lhe for possível. Idealmente, a 1ª consulta deve realizar-se entre a 2ª e a 4ª semana após a ausência da menstruação ou antes das 12 semanas.

PRIMEIRA CONSULTA NA OBSTETRA! O QUE FAZER?

31 questões relacionadas encontradas

Pode fazer 2 pré-natal?

Para uma gestante sem fatores de risco detectados, estabelece-se que, no mínimo, duas consultas sejam realizadas pelo médico: uma no início do pré-natal (não necessariamente a 1ª consulta) e outra entre 29ª e a 32ª semana de gestação.

O que pode acontecer se eu não fizer o pré-natal?

Entre elas estão a realização inadequada do pré-natal, médicos não capacitados para fazer o acompanhamento e hospitais despreparados para atender os casos de gravidez de alto risco. Esse quadro gera as principais causas desses óbitos: hipertensão, hemorragias, infecções e abortos.

O que acontece na consulta com obstetra?

Em todas as consultas serão avaliadas as queixas e bem estar da mãe e o desenvolvimento do bebê, além de examinar os principais parâmetros como peso, pressão arterial e presença de inchaço, escuta dos batimentos cardíacos fetais e movimentação do bebê e altura uterina (tamanho da barriga) após 20 semanas (fase que o ...

Quantas vezes no mês ir ao obstetra?

Geralmente, a visita ao médico deverá ser mensal até o sétimo mês de gestação. Depois da trigésima semana, a consulta é indicada a cada quinze dias e no último mês de gravidez, recomenda-se que seja realizada semanalmente. Essa periodicidade pode variar de acordo com a saúde da paciente e com as orientações médicas.

Quantas consultas devem ser realizadas no pré-natal?

Realização de, no mínimo, 06 (seis) consultas de acompanhamento pré-natal, sendo, preferencialmente, uma no primeiro trimestre, duas no segundo e três no terceiro trimestre da gestação; 3. Realização de 01 (uma) consulta no puerpério, até 42 dias após o nascimento; 4.

O que perguntar para o médico obstetra?

7 perguntas fundamentais sobre gravidez para fazer ao obstetra
  1. 1 - Quais medicamentos posso utilizar durante a gestação? ...
  2. 2 - Devo me preocupar com cólicas ou sangramentos? ...
  3. 3 - Quanto peso devo ganhar na gestação? ...
  4. 4 - Quais exercícios posso fazer durante a gravidez? ...
  5. 5 - Podemos discutir o meu plano de parto?

O que devo perguntar em uma visita à maternidade?

7 perguntas para fazer na maternidade
  • O acompanhante pode passar a noite? ...
  • Quais são as regras de amamentação durante a recuperação? ...
  • O Hospital tem UTI materna? ...
  • Caso eu chegue antes da obstetra à maternidade, as orientações dela (informadas por carta) serão seguidas?

O que perguntar na hora da ultrassom?

O médico responde as dez principais perguntas sobre ultrassom na gravidez:
  • O ultrassom é um exame seguro? ...
  • É verdade que o feto ouve o som emitido pelo equipamento? ...
  • A partir de quando é possível ter uma imagem do bebê? ...
  • Existe um número ideal de ultrassonografias recomendado às gestantes?

Quais são as etapas do Pré-natal?

  • Uma agenda repleta de compromissos passa a fazer parte do dia a dia da mulher assim que se constata uma gravidez. ...
  • Exames obrigatórios e exames especiais. ...
  • Sangue. ...
  • Urina. ...
  • Fezes. ...
  • Ultrassonografia intravaginal. ...
  • Ultrassonografia da transluscência nucal. ...
  • Ultrassonografia morfológica.

Quantas Ultras se faz na gravidez?

Toda grávida deve realizar no mínimo 3 ultrassons durante a gestação, algumas vezes 4 se for realizado um ultrassom intravaginal logo no início da gravidez. Mas, cada gestação é diferente e é o obstetra quem deve indicar quantos exames são necessários.

Quais exames fazer no 8 mês de gravidez?

Além dos exames físicos, o médico também deve solicitar alguns exames de laboratório, como o hemograma de rotina e o exame de urina. Podem ser repetidos, se necessário, os exames de hepatite B e C, toxoplasmose e doenças como a sífilis e o HIV.

Qual ultra se faz com 38 semanas?

A Ultrassonografia Doppler é utilizada principalmente no final da gestação (26ª a 38ª semanas) e não representa risco para a grávida e seu bebê. Com ele é possível avaliar, por exemplo, a condição de nutrição do bebê.

O que o médico obstetra faz?

De uma maneira geral podemos dizer que a obstetrícia é a área da medicina que estuda a reprodução na mulher, investigando a gestação, o parto e o puerpério tanto nos seus aspectos fisiológicos como patológicos.

Qual é a função de um obstetra?

O médico obstetra é o especialista que cuida da gestação, parto e puerpério, em todos os âmbitos fisiológicos e patológicos. É com o obstetra que a gestante deve realizar o acompanhamento pré-natal e os demais exames durante a gestação, a fim de identificar possíveis complicações na sua saúde ou do seu bebê.

Quanto uma obstetra ganha por mês?

Salário Médio de um Obstetra

Segundo a Pesquisa Salarial e de Benefícios Online da Catho, o salário médio do médico Obstetra no Brasil é de R$ 8.964.

É necessário fazer Pré-natal?

Por isso, a realização do pré-natal é de grande importância. Esse é um processo de assistência médica continuada à gestante e ao bebê, que tem como objetivo prevenir e diagnosticar possíveis complicações nesse período. Recomenda-se que o pré-natal comece assim que a gestação seja confirmada.

Porque as mulheres não fazem Pré-natal?

Falta de apoio da família, dificuldades de deslocamento, desinformação e descobrimento tardio da gravidez são alguns dos motivos que levam muitas gestantes a não realizarem o pré-natal ou as impossibilita de realizar as consultas dentro do período gestacional.

Porque o Pré-natal é tão importante?

A realização do pré-natal representa papel fundamental na prevenção e/ou detecção precoce de patologias tanto maternas como fetais, permitindo um desenvolvimento saudável do bebê e reduzindo os riscos da gestante.

Quantos meses tem uma grávida de 28 semanas?

28 semanas de gravidez são 7 meses.

Qual o nome da ultrassom que se faz com 30 semanas?

Realizado no terceiro trimestre de gestação, entre 32ª e 36ª semanas, o Ultrassom com Doppler é um dos mais completos. O exame avalia a oxigenação, os batimentos cardíacos e a circulação sanguínea entre o bebê e a placenta e desta com a mãe, assim como o desenvolvimento fetal.

Artigo anterior
Onde assistir a 3 temporada de Expresso do amanhã?
Artigo seguinte
O que significa crédito não retornado INSS?