O que é fatura e duplicata?

Perguntado por: Bernardo Cláudio Marques Pires  |  Última atualização: 26. Februar 2022
Pontuação: 5/5 (24 avaliações)

Duplicata: é um título de crédito que representa o acordo de compra e venda; Boleto: é um documento emitido para pagamento em agência bancária; Fatura: é um documento que descreve produtos e serviços adquiridos que ainda não foram pagos.

O que significa fatura duplicata?

Duplicata é um título de crédito, pelo qual o comprador se obriga a pagar dentro do prazo a importância representada na fatura. A Duplicata ou duplicata mercantil é um documento nominal emitido pelo comerciante, com o valor global e o vencimento da fatura. ... É uma promessa de pagamento parcelado, vinculada a um contrato.

O que é fatura duplicata na nota fiscal?

A duplicata é um título de crédito que comprova um acordo entre comprador e vendedor. É um documento que funciona como uma forma facilitada de pagamento. Ela serve para pagar faturas e contas sem notas fiscais. A duplicata mercantil surgiu por volta de 1912, no artigo 219 do Código Comercial Brasileiro.

Como se paga uma duplicata?

A duplicata deve ser apresentada para o devedor em, no máximo, 30 dias de sua emissão. O devedor, por sua vez, tem prazo de 10 dias para devolvê-la, declarando se aceita ou recusa. Depois disso, a duplicata fica em posse de quem entregou o bem, como uma promessa de que o devedor pagará a dívida contraída.

O que é duplicata e como funciona?

A duplicata é um documento emitido junto da nota fiscal por uma empresa que vende uma mercadoria ou presta um serviço a outra. Ela funciona como prova do contrato de compra e venda entre as partes, na qual consta o valor a ser pago e o vencimento do título. A duplicata funciona como um título de crédito.

Fatura e Duplicata

30 questões relacionadas encontradas

Quando se usa a duplicata?

A duplicata é um documento nominal que simboliza os papéis representativos de uma obrigação por parte do comprador. A duplicata é extraída de uma fatura, na qual esta fatura deverá conter as informações referentes as mercadorias vendidas ou os números e valores das notas fiscais pertinentes.

Como se faz uma duplicata?

Como emitir uma duplicata?
  1. A denominação “duplicata”, a data de sua emissão e o número de ordem;
  2. O número de sua fatura;
  3. A data certa do vencimento ou a declaração de ser a duplicata à vista;
  4. O nome e domicílio do vendedor e comprador;
  5. A importância a pagar, em algarismos e por extenso;
  6. A praça de pagamento;

Qual o valor de uma duplicata?

Art. 3º A duplicata indicará sempre o valor total da fatura, ainda que o comprador tenha direito a qualquer rebate, mencionando o vendedor o valor líquido que o comprador deverá reconhecer como obrigação de pagar.

Quem pode assinar a duplicata?

A lei prevê que haja um documento junto à duplicada que deve ser assinado pelo devedor validando a sua obrigação de pagamento. É essa assinatura que chamamos de “aceite”.

Quem pode emitir uma duplicata?

As empresas, individuais ou coletivas, fundações ou sociedades civis, que se dediquem à prestação de serviços, poderão, também, emitir fatura e duplicata.

Qual a diferença de nota fiscal e duplicata?

Em síntese: a nota fiscal, a nota fiscal-fatura e a fatura descrevem a mercadoria (a fatura quando posta na nota fiscal recebe o nome de nota fiscal fatura). A duplicata é o documento que representa o direito do vendedor receber a mercadoria vendida a prazo.

Qual a diferença entre duplicatas e duplicatas?

Boleto é um documento emitido por empresa para pagamento em agências bancárias. O pagamento é facilitado por um código de barras. ... Duplicata é um crédito que funciona como uma forma facilitada de pagamento e pode ser utilizada para pagar faturas e contas sem notas fiscais.

Qual a diferença de duplicata e nota promissória?

Nota promissória: promessa incondicional de pagar quantia determinada dada pelo emitente do título a terceiro. Duplicata: ordem de pagamento dada pelo vendedor de determinada mercadoria ou pelo prestador de um certo serviço (sacador) a terceiro.

Qual a diferença entre boleto fatura e duplicata?

Duplicata: é um título de crédito que representa o acordo de compra e venda; Boleto: é um documento emitido para pagamento em agência bancária; Fatura: é um documento que descreve produtos e serviços adquiridos que ainda não foram pagos.

Qual a diferença entre contas a pagar e duplicatas a pagar?

Ambas as denominações estão corretas,mas, usualmente as empresas industriais utilizam Fornecedores para as compras da Produção(Matérias-primas e outros custos de Produção,exceto Serviços) e Duplicatas a Pagar para as empresas que fornecem material de consumo e Prestadores de Serviços.

Como fazer duplicata de boleto?

Sua duplicata precisa ter:
  1. Número da fatura.
  2. Data do vencimento ou uma declaração de que se trata de uma duplicata à vista.
  3. nome e domicílio do vendedor e também do comprador.
  4. O valor a pagar, estando descrito em algarismos e também por extenso.
  5. A praça de pagamento.
  6. Cláusula a ordem.

Quem pode emitir duplicata de prestação de serviços?

As empresas, individuais ou coletivas, fundações ou sociedades civis, escolas e profissionais liberais que se dedicam a prestação de serviços poderão, também, emitir fatura e duplicata pelos serviços prestados.

Quem é o sacador na duplicata?

As figuras essenciais da duplicata são: o vendedor (sacador) e o comprador (sacado).

O que é necessário para protestar uma duplicata?

Para protestar duplicata Aceita (com assinatura do devedor) basta apenas a duplicata no original e o termo de responsabilidade devidamente preenchido.

Como calcular o valor de duplicatas a receber?

Para fazer o cálculo de duplicatas, é preciso ter o valor nominal, o prazo do vencimento em dias e a taxa mensal de desconto. Com esses valores será possível ter um resultado que apresentará o total de juros e o valor de resgate.

Quais são os tipos de duplicatas?

Espécies de duplicata

Duplicata mercantil: emitida por causa da compra e venda mercantil. Duplicata de serviços: emitida por causa da prestação de serviços.

Como emitir uma duplicata de serviço?

A duplicata pode ser emitida diante de uma compra e venda mercantil ou de uma prestação de serviço. Quando aceita pelo sacado, nada mais será exigido, além da própria duplicata. Quando não aceita, deverá estar acompanhada de comprovantes de venda/entrega/recebimento da mercadoria (nota fiscal e canhoto assinado.

Quem são as partes da duplicata?

Assim como outros títulos de crédito, como as letras de câmbio ou os cheques, as duplicatas representam um direito de crédito e representam a promessa de pagamento da dívida. Uma duplicata envolve duas partes, sendo a primeira do vendedor, conhecido como sacador, e o comprador conhecido na transação como sacado.

Como saber se é duplicata?

Assim, conforme os destaques na imagem acima, os elementos da duplicata são:
  1. Expressão Duplicata;
  2. Nome, domicílio e demais dados (CNPJ, Insc. ...
  3. Data da emissão, que coincide com a data da fatura;
  4. Número da fatura e o número da duplicata;
  5. Data do vencimento da duplicata;
  6. Assinatura do sacador;

O que deve constar na nota promissória?

Requisitos da nota promissória
  • denominação “nota promissória” inserta no próprio texto do título e expressa na língua empregada para a redação desse título;
  • a promessa pura e simples de pagar uma quantia determinada;
  • a época do pagamento;
  • a indicação do lugar em que se efetuar o pagamento;

Artigo anterior
O que é valor eficaz de uma corrente alternada?
Artigo seguinte
O que é uma dizima periodica?