O que é fantasia para a psicologia?

Perguntado por: Alícia Lorena Batista Castro  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.6/5 (23 avaliações)

Fantasia em psicologia é um mecanismo de defesa que consiste na criação de um sistema de vida paralelo, que existe apenas na imaginação de quem o cria, com o objetivo de proporcionar uma satisfação ilusória, que não é ou não pode ser obtida na vida real.

Qual o papel da fantasia?

O presente artigo aborda a importância da fantasia como realidade psíquica, como um dispositivo para o maravilhoso, resolutiva de conflitos, constitutiva de identidade, criadora de espaços psíquicos tão reais e potentes quanto a dita realidade da vida.

O que é uma fantasia?

Do latim phantasĭa (que, por sua vez, provém de um vocábulo grego), a fantasia é a faculdade humana que permite reproduzir, através de imagens mentais, coisas passadas ou representar acontecimentos que não pertencem ao âmbito da realidade.

Qual a diferença entre desejo e fantasia?

O desejo é algo mais do que fantasia.

No desejo existe um componente que incentiva a ação, uma intenção de movimento, enquanto na fantasia o componente é mental. Quando desejamos, sabemos que algo nos move por dentro e está de acordo com a nossa moral e a nossa forma de entender o mundo.

Qual a função do mundo da fantasia para o neurótico?

Assim, a fantasia é condição necessária, ao menos para a perspectiva neurótica, para que algo como uma realidade possa ser inferida da relação do sujeito com o Real, ou paradoxalmente, para que o Real possa ser inferido da relação entre o sujeito e a realidade.

O QUE É A FANTASIA ? # 20

27 questões relacionadas encontradas

O que Freud fala sobre fantasia?

De acordo com a teoria freudiana, as fantasias representam uma forma de leitura subjetiva, organizada a partir dos desejos e dos mecanismos de defesa, da realidade dos fatos. Trata-se do que Freud denomina realidade psíquica, a qual tem suas bases na infância e nas fantasias filogenéticas.

O que é fantasia para a Psicanálise?

O termo fantasia indica uma noção central da Psicanálise. A expressão alemã Phantasie compreende a imaginação, o mundo imaginário, seus conteúdos, a atividade criadora que o anima : das Phantasieren, como sublinham Laplanche e Pontalis no seu Vocabulário de Psicanálise.

Qual a diferença entre fantasia e realidade?

Irreal, mentirosa, falsa, desonesta, corruptível. Exemplo de uso da palavra Fantasia: Tudo aquilo que foje da realidade absoluta - VERDADE - é fantasia, e fora da verdade está a mentira.

O que é ter uma fantasia com alguém?

Fantasiar é um modo normal e saudável de se explorar a sexualidade e imaginar coisas que podem se tornar realidade. Algumas pessoas sentem culpa ao fazê-lo, enquanto outras se preocupam que não são criativas o suficiente para manter uma fantasia rica em detalhes.

O que é nome fantasia de uma empresa?

O nome fantasia de uma empresa nada mais é do que a designação popular do título dela. Ou seja, o nome de marca, nome comercial ou nome de fachada, enfim como é conhecida pelas pessoas e divulgada em publicidades. Essa denominação é diferente da razão social.

Qual o significado da festa a fantasia?

Festa à fantasia é uma das temáticas mais usadas e por isso, levanta um mundo de possibilidades. Esse tipo de festa, geralmente, segue para dois caminhos: ser um total sucesso, ou se tornar um completo pesadelo. Para fazer a sua festa à fantasia ser incrível, não é preciso muito.

Qual a importância das fantasias para as crianças?

A fantasia melhora as habilidades de comunicação

Conforme a criança se sente mais confiante e segura, os problemas de comunicação começam a diminuir. Dessa maneira, expressar suas emoções para os pais e descobrir novas formas de resolver as dificuldades se torna mais fácil.

Qual a diferença entre as fantasias inconscientes e as conscientes?

Uma fantasia consciente atua sobre a formação do conteúdo manifesto de um sonho, enquanto a fantasia inconsciente “inscreve-se na origem da formação do sonho” (ROUDINESCO, 1998, p. 225) como processo primário, ou seja, o que o sonho realmente está querendo dizer.

Qual a importância da imaginação infantil?

A imaginação é a capacidade de resolver situações, criando possibilidades de lidar com o desconhecido e buscando soluções. Estimular essa característica pode ser capaz de transformar a criança em um adulto inovador e criativo.

Qual a fantasia do homem?

Muitos homens desejam ver a mulher vestida com fantasias provocantes e sensuais, como de enfermeira, de polícia, de colegial, entre outras. A ideia de ter relações sexuais em locais proibidos com risco de ser visto e apanhado em flagrante, é uma ideia que simplesmente enlouquece os homens.

Como parar de fantasiar sexo?

Durma bem.
  1. Tente limpar a mente à noite para não ficar acordado na cama fantasiando. Medite antes de deitar e evite equipamentos com telas brilhantes até uma hora antes de ir para a cama.
  2. De manhã, em vez de ficar na cama sonhando acordado, levante-se imediatamente e comece o dia.

Como se escreve fantasia?

Significado de Fantasia

substantivo feminino Imaginação criadora; ficção.

O que ocorre entre o paciente e a realidade no fantasiar E o que é realidade psíquica?

Segundo Nasio (1980), a fantasia se constitui como aquilo que temos de mais próximo, ou seja, a realidade. Mas a postura se encontra na forma de viventes sexuados (no corpo) e não enquanto ser falante. Em outras palavras, a realidade psíquica é recoberta de fantasia, ou seja, é o nosso modo corporal de tratar o real.

Quais são os mecanismos de defesa segundo Freud?

Os principais mecanismos de defesa são: repressão, negação, racionalização, formação reativa, isolamento, projeção e regressão. A repressão consiste em afastar da consciência eventos e ideias provocadores de ansiedade.

O que é deslocamento para a Psicanálise?

Deslocamento (em alemão: Verschiebung, "mudar, mover"), na Psicanálise, é um mecanismo de defesa inconsciente pelo qual a mente transfere (desloca) uma reação emocional a um objeto ou pessoa para outro objeto ou pessoa.

O que é a teoria da sedução?

A teoria da sedução foi a primeira proposta sistemática de Freud para dar conta de um excedente de excitação que faz uma exigência de tradução ao sujeito humano, constituindo, ao mesmo tempo, o seu aparelho psíquico.

Por que Freud abandonou a teoria do trauma?

O fato é que Freud deixa de acreditar na realidade propriamente dita do trauma, realidade no sentido mais imediato dessa palavra, para afirmar a formação e o desenvolvimento do trauma na fantasia do pensamento.

O que é a teoria do trauma?

A noção de trauma está relacionada à problemática da memória desde as primeiras teorizações freudianas acerca da histeria. Em suas primeiras formulações nos Estudos sobre a histeria (1893), Freud referia-se a "traços de memória de traumas" ou a "lembranças do trauma" que se apresentavam nos ataques histéricos.

Qual é a teoria de Melanie Klein?

A teoria kleiniana fundamenta-se a partir da infância mais primitiva, das fantasias inconscientes, que se fazem presentes logo após o nascimento do bebê e do seu primeiro contato com o mundo externo, bem como na teoria do caráter inato no qual desenvolve-se a personalidade através das pulsões de vida e de morte, em ...

Como é a mãe Kleiniana?

Em segundo lugar, a mãe kleiniana é uma mãe não castrada, receptadora do pênis e fálica. Ela não apenas contém todos os objetos evocados, o pênis do pai e também o pai, já que a parte equivale ao todo, mas é, ela mesma, completa.

Artigo anterior
Quantas tem uma viola?
Artigo seguinte
Qual a parte ácida do tomate?