O que é extravasamento de veia?

Perguntado por: Luna Mia Pereira  |  Última atualização: 11. April 2022
Pontuação: 4.6/5 (66 avaliações)

Introdução: Extravasamento é a infiltração ou escape de drogas de vasos sanguíneos para tecidos circunjacentes à área puncionada. Pacientes submetidos a tratamento oncológico necessitam de acesso venoso que permita a infusão segura de drogas quimioterápicas.

O que fazer quando o soro extravasa?

Se ao caso já estiver ocorrido o soroma, retirar logo o soro e o cateter, aplicar compressas mornas e orientar elevação do membro.

Quais os sinais e sintomas de extravasamento?

Os sinais e sintomas do extravasamento são: diminuição ou parada do gotejamento, de edema, de hiperemia; queimação; resistência durante a infusão; diminuição ou ausência de retorno venoso, ulceração; vesículas e necrose.

Qual a diferença entre extravasamento e infiltração?

A diferenciação está no tipo de medicamento, o extravasamento é a administração inadvertida no espaço extravascular de medicamento vesicante e a infiltração é a administração inadvertida no espaço extravascular dos demais tipos de medicamentos inclusive os irritantes.

Como Pode-se definir o extravasamento?

O extravasamento pode ser descrito como escape acidental da droga ou solução do vaso sanguíneo para os tecidos adjacentes, que pode ocasionar danos teciduais, inclusive necrose e sequelas muitas vezes limitantes( 7.

Extravasamento do meio de contraste

43 questões relacionadas encontradas

O que é extravasamento de quimioterápicos?

O extravasamento de quimioterapia antine- oplásica é definido como o escape de drogas quimioterápicas do vaso sanguíneo para os tecidos circunjacentes e seus efeitos tóxicos locais variam po- dendo causar dor, necrose tissular ou descamação do tecido3.

Quais são os sinais de extravasamento ou infiltração endovenosa periférica?

Os sinais de infiltração são: Edema, diminuição da perfusão local, e esfriamento da extremidade afetada, alteração da coloração da pele no local (necrose), formação de bolha.

O que é infiltração na enfermagem?

A infiltração é a administração acidental de uma solução ou medicamento em um tecido adjacente. O extravasamento é similar a infiltração, no entanto, a solução administrada inadvertidamente, nesse caso, é vesicante ou irritante.

O que é infiltração na veia?

A infiltração reporta-se a outro tipo de trauma vascular, proveniente de uma lesão nas camadas da veia e subsequente perfuração, resultando na infiltração de soluções ou medicamentos não vesicantes nos tecidos próximos à inserção do cateter venoso.

O que é infiltração de medicamentos?

A infiltração consiste na injeção de uma medicação em algum ponto do espaço intra-articular, nos músculos, fascias, tendões e nervos. A escolha do medicamento a ser usado (seringa ou agulha) varia conforme a patologia musculoesquelética a ser tratada.

Quais são os efeitos colaterais da quimioterapia?

O tratamento com quimioterapia pode causar diferentes efeitos colaterais, como queda de cabelo, diarreia, feridas na boca, náuseas e vômitos, pele sensível e até mesmo infertilidade. Para saber como minimizar e lidar com cada um deles, veja abaixo uma lista de alimentos para amenizar os efeitos colaterais.

O que é derramamento de quimioterapia?

Resumo: A exposição aos antineoplásicos representa risco potencial à saúde dos profissionais que os manuseiam, os administram e os descartam. Derramamento é a contaminação ambiental acidental de medicamentos citotóxicos.

O que fazer quando derramar quimioterapia?

Após a identificação e a restrição de acesso ao local, esse deve ser limitado com compressas absorventes e a área limpa com água e sabão neutro. Quando o derramamento ocorre com o profissional, o vestuário deve ser imediatamente removido, e as áreas da pele lavadas com água e sabão neutro.

Porque a veia extravasa?

A causa comum das veias estourarem é a inserção da agulha muito profunda. Em seguida, insira o cateter em cima da veia e diminua o ângulo para reduzir as chances de atravessar as duas paredes da veia. Faça a inserção lentamente mas de forma constante.

O que fazer quando a medicação infiltra?

Quais os cuidados após uma infiltração? ​A infiltração deve ser seguida por um período de repouso articular por no mínimo 48h, para retardar a saída da medicação do local e aumentar o seu efeito.

O que é infiltração no acesso?

Infiltração e extravasamento são complicações que podem ocorrer durante a terapia intravenosa administrada tanto em dispositivos periféricos quando centrais. A equipe de enfermagem é peça chave para reduzir os riscos e as lesões decorrentes da infiltração e do extravasamento.

O que acontece quando o soro sai da veia e fica no corpo?

Introdução: O extravasamento é caracterizado como a infiltração da solução fora do vaso sanguíneo, afetando o tecido circundante. Os sintomas iniciais incluem: sensação de queimação, relato de dor, inchaço, sensibilidade ao toque, pele fria na área onde a solução penetrou.

Quais as complicações do acesso venoso periferico?

Complicações do Acesso Venoso Periférico

Entre as mais comuns estão a flebite, extravasamento de fluidos IV, e formação de hematomas. A tromboflebite ocorre em até 15 por cento das pessoas com cateteres venosos periféricos.

Como fazer uma punção venosa?

Inserir o cateter na veia com a mão dominante com o bisel da agulha voltado para cima, em ângulo de 30º, 1 cm abaixo do local da punção. Após a verificação do refluxo sanguíneo, pedir para o paciente abrir a mão, introduzir delicadamente o corpo do cateter e retirar o mandril (cateter sobre agulha). Soltar o garrote.

O que fazer em caso de extravasamento de quimioterapia?

Para os demais quimioterápicos: no local onde ocorreu o extravasamento do quimioterápico deverá ser aplicada compressa com água fria, por 15 minutos, de 3 a 4vezes ao dia, durante 48 horas subseqüentes ao evento ocorrido avaliando resposta do paciente.

Como evitar extravasamento de Quimioterapicos?

A fim de prevenir o extravasamento, o enfermeiro deve oferecer treinamento adequado para sua equipe, sistematizar a assistência, ou seja, planejar o cuidado de forma individualizada, gerenciar os fatores de risco do paciente, definir os diagnósticos de enfermagem e respectivamente as intervenções.

Quais são os quimioterápicos irritantes?

Os quimioterápicos com maior potencial tóxico para as mucosas, utilizados na Instituição, são: daunoblastina, doxorrubicina, metotrexato, citarabina, ciclofosfamida, etoposide, mitoxantrona, vincristina, vimblastina, hidroxiuréia, tioguanina e mercaptopurina.

O que fazer em caso de acidentes no manuseio de quimioterápicos antineoplásicos?

Caso o acidente ocorra dentro da Cabine de Segurança Biológica (CSB), interromper imediatamente as atividades de manipulação e iniciar a limpeza da área. O Fluxo deverá permanecer ligado durante todo o procedimento de limpeza e descontaminação química do equipamento.

Quem faz quimioterapia pode sair?

Se o paciente se recuperar bem, pode retornar ao trabalho logo. Existem exceções e casos específicos nos quais pode ser solicitado que o paciente permaneça em repouso, embora isso seja menos comum.

Como descartar Quimioterapico?

O que fazer nesse caso? Procure uma drogaria ou unidade básica de saúde e solicite que façam o descarte correto para você. No caso da quimioterapia, entregue-a no mesmo local onde fez a retirada.

Artigo anterior
Por que o detergente limpa uma panela engordurada?
Artigo seguinte
Como pedir perdão?