O que é extemporâneo na RRT?

Perguntado por: Hugo César de Andrade  |  Última atualização: 5. April 2022
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O RRT Extemporâneo é o documento emitido para a atividade técnica de arquitetura e urbanismo, quando efetuada fora do período correto.

O que significa RRT extemporâneo?

O que é? É a condição do Registro de Responsabilidade Técnica feito fora dos prazos legais determinados pela Resolução CAU/BR nº 184/2019. O registro das atividades do grupo Execução deve ser feito antes do seu início.

Quando devo registrar uma RRT extemporânea e por quê?

Quando o profissional não faz o RRT no tempo certo, ou seja, antes de iniciar os trabalhos, é necessário preencher o RRT Extemporâneo no SICCAU. Neste caso, é preciso pagar uma taxa e enviar a solicitação do RRT Extemporâneo para análise da Comissão de Exercício Profissional (CEP/MS), onde será julgado.

Como prorrogar uma RRT?

Acessar o SICCAU – Sistema de Informação e Comunicação do CAU (servicos.caubr.gov.br) com CPF e senha, por meio do menu: RRT>PESQUISAR/RETIFICAR RRT.

Como preencher RRT para regularização de edificação?

Aprenda o passo a passo de como emitir uma RRT
  1. Fazer login e acessar o SICCAU (Sistema de Informação e Comunicação do CAU) ...
  2. Ir na guia RRT > Preencher Registro de Responsabilidade Técnica. ...
  3. Forma de Registro > Selecione “INICIAL” ...
  4. Selecione o Modelo > “SIMPLES” ...
  5. Dados. ...
  6. Atividades contratadas. ...
  7. Dados do contratante/contrato.

RRT EXTEMPORÂNEO - vídeo educacional

44 questões relacionadas encontradas

Qual RRT para regularização de imóvel?

Neste caso, a regularização do profissional ou empreendimento é feita através do chamado RRT Extemporâneo.

Como pagar uma RRT vencida?

Após o vencimento do boleto, somente é possível aprazá-lo caso o RRT ainda esteja dentro das condições de tempestividade de registro, ou seja, caso ainda não configure um RRT Extemporâneo. Estando ainda dentro das condições de tempestividade, o boleto poderá ser aprazado por igual período e uma única vez.

Quantas vezes posso retificar um RRT?

São permitidas até 10 retificações do mesmo RRT inicial. O profissional deverá incluir justificativa do motivo da retificação em campo de preenchimento obrigatório. O QUE PODE SER CORRIGIDO? Valor do contrato/honorários; • Contratante; • Participação; • Endereço da obra ou serviço técnico; • Número do contrato.

Como fazer uma retificação de RRT?

Para retificar um RRT, ele precisa estar pago (caso não seja isento de taxa) e com o boleto já compensado no sistema, além de não poder estar com baixa. Cada retificação realizada em um mesmo RRT fica registrada no próprio documento, no campo “Histórico de Retificações”. O RRT retificador é gratuito.

Pode emitir art com data retroativa?

Apenas o profissional que originou a ART pode alterá-la

Tal determinação consta no artigo 10 (itens I e II) da Resolução 1025/2009 do Confea, que determina que as ARTs vinculadas por forma de registro devem ser do mesmo profissional.

Quais os tipos de RRT?

Ao iniciar o preenchimento do formulário de RRT, o profissional deve escolher a modalidade de registro entre as quatro disponíveis:
  • 5.1. RRT Simples. Serve para registrar a responsabilidade técnica por atividade de Arquitetura e Urbanismo. ...
  • 5.2. RRT Múltiplo Mensal.
  • 5.3. RRT Mínimo. ...
  • 5.4. RRT Derivado.

O que é RRT normal?

O RRT é um instrumento de defesa da sociedade contra a prática ilegal da Arquitetura e Urbanismo. É o documento de preenchimento obrigatório e fundamental para atender as demandas de segurança e regularidade da lei e garante ao contratante que o profissional é habilitado para tanto.

Quanto tempo sai uma RRT?

Quanto tempo leva? Em média 10 (dez) minutos para solicitação, podendo variar conforme a complexidade dos dados para registro (serviço online de emissão automática pelo sistema) e em até 3 (três) dias úteis a emissão definitiva realizada somente após a compensação do pagamento do boleto.

O que é RRT mínimo?

É o registro de atividades técnicas de Arquitetura e Urbanismo referentes a edificação de uso residencial unifamiliar com área de construção total de até 70 m², comércio ou atividades técnicas habitacionais que se enquadrem na Lei n° 11.124/2005, que trata do Sistema Nacional de Habitação de Interesse Social, ou na Lei ...

Como imprimir RRT no CAU?

Acessar o SICCAU – Sistema de Informação e Comunicação do CAU (servicos.caubr.gov.br) com CPF e senha para emitir o RRT simples, clicando em “RRT”, “Preencher Registro de Responsabilidade Técnica”.

Como excluir um RRT?

1. No ambiente do SICCAU – Sistema de Informação e Comunicação do CAU (servicos.caubr.gov.br), o profissional deve solicitar a exclusão do RRT, clicando em “RRT”, “RRTs Pendentes”, selecionando o RRT a ser excluído e clicando no botão “Excluir”.

Como dar baixa em um RRT?

Acessar o SICCAU – Sistema de Informação e Comunicação do CAU (servicos.caubr.gov.br) com CPF e senha, o profissional deve solicitar a baixa do RRT, por meio do menu: RRT>ALTERAR STATUS DE RRT.

O que acontece se não pagar RRT?

O Registro de Responsabilidade Técnica (RRT) só poderá ser excluído caso tenha sido preenchido indevidamente e não utilizado, caso o boleto tenha sido emitido e não pago, poderá ser excluído somente depois do vencimento do boleto.

Como gerar boleto de RRT?

Se o boleto já foi emitido, ele pode ser encontrado pelo menu Financeiro – Boletos, onde é possível também fazer a sua impressão. Se o boleto ainda não foi emitido, é preciso acessar a página do RRT preenchido, rolar a página até o fim e clicar no botão Gerar Boleto.

Como gerar novo boleto RRT?

Para imprimir o boleto, pesquise o RRT e, na página de visualização do RRT, clique em Imprimir Boleto. O boleto será aberto em uma janela pop-up. Certifique-se de que o seu navegador está com essa função habilitada.

Qual ART para regularização de obra?

Regularização de Obra/Serviço concluída ou Cargo/Função extinto sem a devida ART. Conforme artigo 28 da Resolução 1025/09 do Confea, é vedado o registro de ART após a conclusão da obra/serviço, ou após a extinção do cargo/função.

Como preencher uma ART passo a passo?

Para preencher uma ART, é necessário ter o registro no CREA ativo. A empresa também deve ter registro, se for o caso. A ART deve ser feita na jurisdição do local da obra ou do serviço, exceto para os trabalhos de laboratório/escritório, nos quais o registro pode ser feito onde o profissional possui seu registro.

Como fazer projeto de regularização?

Como funciona o processo de regularização do imóvel na prefeitura?
  1. Contrate um profissional habilitado. ...
  2. Consulte a Secretaria de Planejamento, Obras e/ou Urbanismo. ...
  3. Registre o terreno em cartório. ...
  4. Providencie as certidões negativas. ...
  5. Obtenha o “Habite-se”

Como fazer o registro no CAU SP?

Acessar a área pública do SICCAU – Sistema de Informação e Comunicação do CAU através do site do CAU/SP (https://servicos.caubr.gov.br/), por meio do menu: SOLICITAR REGISTRO DE EMPRESA>Preencher o requerimento e encaminhar toda a documentação digitalizada.

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