O que é expressão expletiva?

Perguntado por: Mafalda Baptista de Alves  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.3/5 (34 avaliações)

Palavra ou expressão redundante ou desnecessária, mas que dá ênfase, força, graça, etc.

Quais são as expressão expletiva?

Existem três tipos de expressão expletiva (ou expressão de realce) em Português: é que, é onde, é quando. Exemplos: – O Brasil é que perdeu da Alemanha.

Como identificar partícula expletiva?

Havia muito que não tirava férias. Se: será partícula expletiva quando puder ser retirado da oração sem que haja prejuízo gramatical e quando for acompanhado de verbo intransitivo com sujeito claro ou oculto.

O que é função expletiva?

Uma partícula/expressão expletiva (ou de realce) tem o papel de realçar ou enfatizar um vocábulo ou um segmento da frase. Ela nunca exerce função sintática. Pode ser retirada da frase sem prejuízo sintático ou semântico.

Que realce?

Significado de Realce

substantivo masculino Ação ou efeito de realçar; realçamento. A representação do que se destaca; ênfase ou relevo.

Partícula expletiva - o que é?

26 questões relacionadas encontradas

O que é uma locução de realce?

Usamos a locução é que para realçar a ideia expressa na frase. ... Importante: na locução de realce é que, o verbo fica invariável.

O que é aposto exemplo?

Aposto é um termo que se junta a outro de valor substantivo ou pronominal para explicá-lo ou especificá-lo melhor. Vem separado dos demais termos da oração por vírgula, dois-pontos ou travessão. Por Exemplo: Ontem, segunda-feira, passei o dia com dor de cabeça.

O que é uma partícula Apassivadora?

A Partícula Apassivadora é a forma de utilizar o pronome “se” com o verbo na voz passiva, ou seja, recebendo a ação em vez de praticá-la. Obrigatoriamente ela existe mediante a seguinte construção: Partícula Apassivadora = pronome apassivador "se" + verbo transitivo direto ou verbo transitivo direto e indireto.

Para que serve os 4 tipos de porquês?

Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas.

É um vocativo?

Vocativo é um termo isolado da oração, não sendo parte do sujeito e nem do predicado. Serve para chamar a atenção do interlocutor e aparece separado do restante da oração por algum sinal de pontuação. Não deve ser confundido com o aposto.

Como identificar partícula de realce?

Como partícula de realce, normalmente “que” aparece depois de advérbios, expressões ou conjunções. Ex1: Quase que eu caí. Ex2: Desde de ontem que Maria esperava notícias. Ex3: Enquanto que eles conversavam, Maurício terminava a tarefa.

Qual a diferença entre o objeto direto e indireto?

O objeto indireto necessita de uma preposição para concluir o sentido de um verbo transitivo. O objeto direto pode usar preposição para completar o sentido de um verbo transitivo de forma facultativa.

O que é expressão explicativa?

e) Uma expressão explicativa (isto é, a saber, por exemplo, ou melhor, ou antes, etc.) Por Exemplo: O amor, isto é, o mais forte e sublime dos sentimentos humanos, tem seu princípio em Deus. - Para separar termos deslocados de sua posição normal na frase.

O que é um sujeito indeterminado?

O sujeito indeterminado é o tipo de sujeito que não pode ser identificado na oração. Isso acontece quando não conseguimos perceber, pelo contexto ou pelo verbo que o acompanha, quem praticou a ação. Exemplo: Estão cantando na praça desde ontem.

O que que português?

O que ou o quê são construções corretas. Sendo compostas por duas palavras, a escrita de forma junta - oque - está errada. Que é um pronome indefinido sinônimo de qual coisa. Sendo usado em interrogações diretas e indiretas, é também chamado de pronome interrogativo.

Por que exemplos?

“O 'por que' separado sempre pode embutir a palavra 'razão' ou a palavra 'motivo'”, explica o professor. Isso vale para perguntas diretas - “Por que você não foi?" vira "Por que razão você não foi?" e "Por que você não pagou a conta?" vira "Por que motivo você não pagou a conta?".

Qual é a diferença de porque é por quê?

No entanto, se queremos substituir expressões como “pois”, “já que”, “visto que”, “uma vez que” ou “em razão de”, devemos utilizar o “porque”. Só colocamos o acento — ou seja, “porquê” — se pretendemos utilizar um sinônimo de “razão” ou “motivo”.

Como usar o porquê?

Regra dos porquês: quando empregar por que? Na regra dos porquês, deve ser usada a forma do por que quando tratar-se de perguntas, assim como pronome relativo. Dessa maneira, o emprego do por que, grafado assim com palavras separadas e sem acento, dá-se no começo das frases interrogativas diretas.

Quando o se é Apassivador?

O pronome se será chamado de partícula apassivadora quando estiver junto de verbo transitivo direto acompanhado de objeto direto, que se tornará o sujeito paciente. Compram-se carros usados. = Carros usados são comprados. Esperou-se o tempo necessário.

O que é o pronome Apassivador se?

O pronome apassivador segue um VTD (verbo transitivo direto) que esteja na 3ª (terceira) pessoa. Exemplos: Vendem-se casas. Os livros que se extraviaram, foram restaurados.

Como identificar um verbo transitivo indireto?

O verbo é transitivo indireto quando o complemento está ligado ao verbo de forma indireta. Neste caso, o uso da preposição é obrigatória. São aqueles que necessitam de um objeto indireto para dar sentido a uma frase. Sem o objeto indireto ela fica incompleta.

Como identificar um aposto na oração?

O aposto é o nome que se dá ao termo que exemplifica ou especifica melhor outro de valor substantivo ou pronominal, já mencionado anteriormente na oração. Geralmente, a pausa entre um termo e outro vem separado dos demais termos da oração por vírgula, dois pontos, parênteses ou travessão.

Quais são os 4 tipos de aposto?

Tipos de Aposto. O aposto classifica-se em: enumerativo, explicativo, resumitivo, especificativo, distributivo, comparativo, aposto de oração.

Qual é a função do aposto?

Aposto é o nome que se dá às palavras que cumprem a função de explicar, esclarecer ou resumir um outro termo da oração, sem ocupar uma função sintática. O poeta está definindo a morte e a solidão. Na maior parte dos casos, o aposto tem um sentido explicativo.

Artigo anterior
Quais as exceções em âmbito constitucional ao princípio da inafastabilidade jurisdicional?
Artigo seguinte
Como é a pessoa que tem a Maria Padilha?