O que é exposição a material biológico?

Perguntado por: Leonor Verónica Pacheco  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.9/5 (18 avaliações)

Exposição a material biológico – sangue, fluidos orgânicos potencial- mente infectantes (sêmen, secreção vaginal, liquor, líquido sinovial, lí- quido pleural, peritoneal, pericárdico e amniótico), fluidos orgânicos potencialmente não-infectantes (suor, lágrima, fezes, urina e saliva), exceto se contaminado com sangue.

Quais são os tipos de exposição envolvendo material biológico?

Exposições de mucosas: ocorrência de respingos na face envolvendo olho, nariz ou boca; ou exposição de mucosa genital; Exposição de pele não íntegra: contato com locais onde a pele apresenta dermatites ou feridas abertas; Arranhaduras e/ou mordeduras: são consideradas de risco quando envolvem a presença de sangue.

O que é um material biológico?

O acidente com material biológico consiste na exposição de uma pessoa a sangue ou secreções através da pele, das mucosas (olhos, boca e nariz) ou de lesão perfuro-cortante com agulhas, instrumental cirúrgico e vidros contendo secreções.

O que fazer após a exposição acidental a material biológico?

5.1- CUIDADOS IMEDIATOS COM A ÁREA DE EXPOSIÇÃO

Recomenda-se como primeira conduta, após a exposição a material biológico, os cuidados imediatos com a área atingida. Essas medidas incluem a lavagem exaustiva do local exposto com água e sabão nos casos de exposições percutâneas ou cutâneas.

O que é acidentes ocupacionais com material biológico?

Os acidentes resultantes de exposição a materiais biológicos são caracterizados pelo contato direto com fluidos potencialmente contaminados e são classificados como exposições percutâneas (lesões provocadas por instrumentos perfurantes e/ou cortantes), em mucosas (envolvendo olhos, nariz, boca ou genitália), cutâneas ( ...

ENFERMAGEM - Acidentes de trabalho com exposição a material biológico.

40 questões relacionadas encontradas

Quais são os fatores que mais provocam acidentes biológicos?

Entre as principais causas destacadas estão: descuido, não adoção das medidas preventivas, gravidade dos pacientes e pressa. Entre os sentimentos vivenciados destacaram: insegurança, medo da contaminação, raiva e até tranqüilidade.

O que são considerados riscos biológicos?

Riscos Biológicos. São considerados riscos biológicos: vírus, bactérias, parasitas, protozoários, fungos e bacilos. Os riscos biológicos ocorrem por meio de microorganismos que, em contato com o homem, podem provocar inúmeras doenças.

Como minimizar os riscos de contaminação com material biológico?

Como evitar os riscos biológicos em hospitais?
  1. evitar ter contato das mãos com o rosto;
  2. não passar cosméticos, não comer e nem beber na área do laboratório;
  3. usar avental, luvas descartáveis e outros Equipamentos de Proteção Individual necessários.

Como proceder após contaminação com material infectado?

A primeira medida que deve ser tomada após a exposição a qualquer material contaminado é a lavagem exaustiva do local com água e sabão, exceto quando o local de contato for à conjuntiva ocular, que deve ser irrigada intensamente com qualquer solução estéril ou água corrente.

Quando exposto a material biológico com presença de sangue e secreções qual conduta devo tomar?

Os acidentes em que profissionais de saúde se expõem a sangue e outros fluidos biológicos devem ser considerados emergência médica, havendo, portanto, necessidade de se priorizar o atendimento no mais curto espaço de tempo possível.

O que fazer se fura o dedo com agulha contaminada?

Nesses casos, o que se deve fazer é:
  1. Lavar o local com água e sabão. ...
  2. Identificar se a agulha foi utilizada anteriormente por alguém que possa ter uma doença transmissível. ...
  3. Ir ao hospital caso a agulha tenha sido usada antes, para fazer exames de sangue e diagnosticar alguma doença que precise ser tratada.

Quais as consequências dos riscos biológicos para o trabalhador?

Os agentes biológicos podem ser os principais causadores de doenças de pequeno ou grande complexidade, podendo as mesmas serem ou não contagiosas ou graves. Podendo também causar sérios danos a integridade física dos trabalhadores levando até mesmo a um afastamento do ambiente de trabalho.

Quais as categorias de profissionais que apresentam uma maior probabilidade e exposição a material biológico?

Tanto o paciente como os profissionais de saúde têm maior risco de exposição, assim como ambos podem ser o veículo de transmissão e disseminação dessas doenças. O risco de exposição varia segundo o tipo de atividade exercida, o uso de medidas preventivas à exposição e a prevalência local de doenças.

O que são exposições ocupacionais?

A exposição ocupacional é um risco inerente ao trabalho, presente em todas as empresas. Felizmente, contamos com métodos padronizados e cientificamente comprovados para minimizar essa exposição e garantir a segurança dos funcionários.

Quais os cuidados que deverão ser usados após acidente com um profissional acidentado com material Perfuro-cortante?

Quais ações devem ser realizadas após um acidente com perfurocortantes?
  • Acolhimento e registro do atendimento ao profissional acidentado;
  • Identificar fatores de maior e menor gravidade durante histórico do acidente de trabalho e risco da exposição;

Qual conduta mais indicada quando ocorre a exposição percutânea?

Lavagem do local exposto com água e sabão nos casos de exposição percutânea ou cutânea. Nas exposições de mucosas, deve-se lavar exaustivamen- te com água ou solução salina fisiológica.

Qual o maior tempo de exposição para se tomar a medicação pós contaminação?

O ideal é que você comece a tomar a medicação em até 2 horas após a exposição ao HIV e no máximo após 72 horas.

Quais são as formas de prevenção de contaminação?

  • lavar as mãos com água e sabão com frequência.
  • evitar tocar os olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • ficar em casa quando estiver doente.
  • cobrir a boca e o nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.

Quais as principais medidas de contenção para minimizar ou eliminar os riscos biológicos em atividades em saúde?

No ambiente de trabalho para reduzir o risco do agente biológico é fundamental disponibilizar medidas profiláticas eficazes que incluem a vacinação, uso de agentes antimicrobianos, antissoros e imunoglobulinas ou a adoção de medidas sanitárias, controle de vetores e medidas de quarentena (MS).

Qual o método mais eficiente para eliminar os microrganismos antes de descartar um material biológico?

Todos os resíduos infecciosos devem ser coletados em sacos autoclaváveis. O item que deve ser jogado fora é colocado antes dentro dos sacos e submetidos ao processo de autoclavação para prévia inativação microbiana.

São exemplos de agentes de risco biológico?

São considerados agentes biológicos os bacilos, bactérias, fungos, protozoários, parasitas, vírus, entre outros. Os riscos biológicos surgem do contato de certos microrganismos e animais peçonhentos com o homem em seu local de trabalho.

O que são considerados riscos físicos?

Consideram-se agentes de risco físico as diversas formas de energia a que possam estar expostos os trabalhadores, tais como: ruído, calor, frio, pressão, umidade, radiações ionizantes e não-ionizantes, vibração, etc.

O que é risco biológico em serviços de saúde?

De forma geral, os riscos biológicos são aqueles que têm relação com a manipulação ativos que possuem algum agente biológico patogênico, ou seja, que podem causar doenças. É um tipo de risco ambiental, pois em decorrência dessa relação direta, o indivíduo fica sujeito a desenvolver problemas que afetam sua saúde.

Quais os principais tipos de acidentes podem atingir o paciente?

Esses riscos são diversos (há, por exemplo, os biológicos, bem como os químicos), podendo ser ocasionados por agentes como o calor, ruídos, radiações ionizantes, radiações não ionizantes e pressões anormais. É por tal motivo que pessoas que atuam em unidades médicas devem sempre seguir normas de biossegurança.

Quais são os 5 tipos de riscos ambientais?

Quais são os tipos de riscos ambientais e como minimizá-los?
  1. Riscos físicos. ...
  2. Riscos de acidente (ou mecânicos) ...
  3. Riscos químicos. ...
  4. Riscos biológicos. ...
  5. Riscos ergonômicos.

Artigo anterior
Quantos heróis Stan Lee criou?
Artigo seguinte
Como acender churrasqueira com gaveta?