O que é excludente de responsabilidade?

Perguntado por: Dinis Amorim  |  Última atualização: 13. Juni 2024
Pontuação: 4.7/5 (58 avaliações)

As causas de excludentes de responsabilidade civil são definidas como situações que a partir do momento que é atacado um dos elementos ou pressupostos da responsabilidade se rompe o nexo de causalidade, não gerando direito em regra a uma indenização por parte de quem sofreu o dano, em razão de uma determinada situação.

O que é fato de terceiro excludente de responsabilidade?

Fala-se em fato exclusivo de terceiro ou da vítima quando a sua conduta é a causa direta e determinante do evento, de modo a não ser possível apontar qualquer outra circunstância como fato ensejador da sua ocorrência.

Quando se exclui a responsabilidade civil?

A responsabilidade pode ser excluída quando: o agente tiver agido sob uma excludente de ilicitude [ 1 ], ou quando não houver nexo causal entre a conduta do agente e o dano sofrido pela vítima. Portanto, quando ausente o nexo causal, não há que se falar em responsabilidade do agente.

São fatores excludentes da responsabilidade subjetiva?

3.2 Das excludentes da responsabilidade subjetiva e objetiva

São três as possibilidades de exclusão: a culpa exclusiva da vítima, o fato de terceiro e o caso fortuito ou força maior.

São excludentes de responsabilidade civil CDC?

Direito do Consumidor - Quais são as excludentes de responsabilidade civil previstas no CDC? Excludente de responsabilidade civil é, em poucas palavras, a justificativa prevista em lei para que determinada pessoa não responda por eventuais danos causados à outra pessoa.

08 - Responsabilidade Civil (Excludentes da Responsabilidade)

21 questões relacionadas encontradas

São consideradas como causas excludentes da responsabilidade?

Trata-se das denominadas excludentes da responsabilidade civil, que, no caso da responsabilidade civil do Estado, seriam: a culpa da vítima, o fato de terceiro, o caso fortuito e a força maior.

O que é excludente de responsabilidade do fornecedor?

- Excludente da culpa exclusiva do consumidor ou de terceiro. A culpa exclusiva do consumidor ou de terceiro é a última excludente da responsabilidade do fornecedor pelo fato do serviço. Nesse sentido, segue entendimento do Superior Tribunal de Justiça: RECURSO ESPECIAL.

Quais são os 4 elementos da responsabilidade civil?

civil, a saber: o fato, o dano, o nexo de causalidade e a culpa.

Quais são as situações que isentam da responsabilidade Segundo o Código Civil?

As excludentes de ilicitude na responsabilidade civil são circunstâncias que afastam a obrigação de reparar um dano causado a outra pessoa, mesmo que o agente tenha agido de forma ilícita. São situações em que o comportamento do agente é considerado lícito e, portanto, não há responsabilidade civil a ser imputada.

Quais as excludentes de responsabilidade civil pelo fato do produto?

Por outro lado, a ministra destacou que o próprio artigo 12 do CDC elenca expressamente, em seu parágrafo 3º, as excludentes de responsabilidade pelo fato do produto: não ter colocado o produto no mercado, não existir o defeito, ou haver culpa exclusiva do consumidor ou de terceiro.

Quais são as excludentes de culpabilidade?

Em contrapartida, a excludente de culpabilidade corresponde à ausência de cada um desses elementos – ou seja, inimputabilidade, ausência de potencial consciência da ilicitude e inexigibilidade de conduta diversa. Isso ocorre quando o sujeito: apresenta doença, desenvolvimento incompleto ou retardo mental (art.

O que diz o artigo 393 do Código Civil?

Art. 393. O devedor não responde pelos prejuízos resultantes de caso fortuito ou força maior, se expressamente não se houver por eles responsabilizado.

O que é a culpa exclusiva do consumidor?

Culpa exclusiva: ato praticado pela vítima isenta a responsabilidade da outra parte envolvida. Culpa concorrente: envolvidos respondem pelos atos praticados na proporção de sua culpa.

Qual a diferença entre responsabilidade civil objetiva e subjetiva?

Pode ser objetiva – quando os atos praticados pelos agentes públicos resultam em prejuízos ou danos a terceiros, mesmo sem culpa – ou subjetiva, quando basta demonstrar o dano provocado pelo agente do Estado, e o nexo causal.

Quais são os três elementos da responsabilidade civil?

São eles (i) conduta, (ii) nexo causal e (iii) dano. Note que no elemento “conduta”, não é necessária a investigação acerca da culpa, mas, apenas uma conduta capaz de causar o dano e que tenha relação com ele.

O que diz o artigo 932 do Código Civil?

932 do Código Civil e da Sumula 341 do STF, o empregador responde civilmente pelos danos causados por ato praticado pelos seus prepostos.

Como provar culpa exclusiva da vítima?

Para ser reconhecida a culpa exclusiva da vítima como excludente de nexo causal é necessário que nenhum outro fator tenha contribuído para a ocorrência do dano, o que não ficou provado no caso dos autos.

O que é o fato de terceiro?

O fato de terceiro, conforme ensina Sergio Cavalieri Filho (2009, p. 65), equipara-se ao caso fortuito ou força maior, por ser uma causa estranha à conduta do agente aparente, imprevisível e inevitável.

O que é culpa exclusiva de terceiro?

Culpa exclusiva da vítima ou fato de terceiro

No fato de terceiro, o agente aparente é identificado, mas não incorre em responsabilidade, pois é a ação de um terceiro que provoca o dano, e esta ação tem o condão de excluir o nexo entre a conduta do agente e o dano causado.

Quais danos são indenizáveis?

Os danos morais são aqueles que ferem o interior da pessoa, seu psicológico, bem como os direitos da personalidade, como o nome, a honra e a intimidade. Pois bem. Todos os dias milhares de ações são ajuizadas no Judiciário com base neste tema, nas mais diversas situações.

O que diz o artigo 927 do Código Civil?

927. Aquele que comete ato ilícito (arts. 186 e 187) fica obrigado a repará-lo. § 1º Haverá obrigação de reparar o dano, independentemente de culpa, nos casos especificados em lei, ou quando a atividade normalmente desenvolvida pelo autor do dano implicar, por sua natureza, risco para os direitos de outrem.

O que é responsabilidade civil exemplos?

Entenda a Responsabilidade Civil Objetiva

Em outras palavras, se a ação ou omissão da empresa resultar em algum prejuízo para outra pessoa, a organização será penalizada, mesmo não tendo agido com negligência ou má-fé. Um exemplo comum é o caso de ocorrências no transporte de mercadorias.

Quais são os tipos de excludentes?

São elas: legítima defesa, estado de necessidade, estrito cumprimento do dever legal e exercício regular de direito. Assim, embora a conduta seja formalmente típica, essas excludentes garantem uma justificativa capaz de remover o aspecto ilícito da ação.

Quem deve provar o nexo causal?

Compete ao empregado, na leitura do art. 818 , I , da CLT , comprovar o dano e o nexo de causalidade entre sua patologia e o exercício da atividade.

O que é caso fortuito ou de força maior?

São fatos ou eventos imprevisíveis ou de difícil previsão, que não podem ser evitados, mas que provocam consequências ou efeitos para outras pessoas, porém, não geram responsabilidade nem direito de indenização.

Artigo anterior
O que é bom para tirar manchas da pele?
Artigo seguinte
Quais os benefícios do Renuvion?