O que é excesso ou desvio de execução?

Perguntado por: Bruno Abreu de Melo  |  Última atualização: 18. März 2022
Pontuação: 4.6/5 (31 avaliações)

Dispõe o artigo 185 da Lei de Execução Penal que “haverá excesso ou desvio de execução sempre que algum ato for praticado além dos limites fixados na sentença, em normas legais ou regulamentares”.

O que é desvio de execução?

Haverá desvio da execução quando o cumprimento da pena destoar dos parâmetros impostos na sentença ou previstos em lei, podendo referir-se não apenas ao afrontamento dos direitos do sentenciado, como também, a benefícios impropriamente concedidos.

Pode suscitar o incidente de excesso ou desvio de execução?

São legitimados para provocar o incidente de excesso ou desvio de execução: o Ministério Público, o Conselho Penitenciário, o sentenciado ou qualquer dos demais órgãos da execução penal.

O que significa incidente de execução execução penal?

Primeiramente, como profissional do Direito, você precisa entender que incidentes de execução penal são questões e procedimentos secundários, que afetam o procedimento principal, merecendo ser resolvidos antes da decisão da causa a ser proferida, quando tratamos do processo penal de conhecimento.

Qual a pena de execução?

O processo de execução da pena nada mais é que o cumprimento da pena a qual o acusado foi condenado. No caso da pena privativa de liberdade a execução ocorre com o recolhimento do acusado a penitenciária, já no caso de multa a execução ocorre com o pagamento dos valores estipulados em sentença.

Lei 7.210/84 – Lei de Execução Penal - Do Excesso ou Desvio (Arts 185 a 193)

20 questões relacionadas encontradas

Quando começa a execução da pena?

O início do processo de execução penal se dá com a expedição da guia de recolhimento. é muito importante ressaltar que a guia de execução é expedida pelo juiz do processo de conhecimento. Depois de expedir a guia de execução, o juiz do processo de conhecimento a encaminha ao juízo das execuções criminais.

O que é um crime de execução?

Crime de execução livre é aquele que admite variadas formas para a prática da conduta típica, como o homicídio, cometido por golpes de faca, disparo de arma de fogo, envenenamento, esganadura etc.

O que seria um incidente?

Segundo o dicionário incidente é um “evento não planejado que tem o potencial de levar a um acidente. Evento que deu origem a um acidente ou que tinha o potencial de levar a um acidente.” Sendo assim, por mais que a gente se planeje, incidentes acontecem. É sabendo que eles acontecem que podemos nos prevenir.

Quais são os incidentes processuais?

São as questões e os procedimentos secundários que incidem sobre o procedimento principal, que devem ser solucionados antes da decisão de mérito. Dividem-se em questões prejudiciais e procedimentos incidentes.

Qual é o objeto da execução penal?

Art. 1º A execução penal tem por objetivo efetivar as disposições de sentença ou decisão criminal e proporcionar condições para a harmônica integração social do condenado e do internado.

O que é uma infração penal?

Sob o enfoque formal, infração penal é aquilo que assim está rotulado em uma norma penal incriminadora, sob ameaça de pena. Num conceito material, infração penal é comportamento humano causador de relevante e intolerável lesão ou perigo de lesão ao bem jurídico tutelado, passível de sanção penal.

O que é um incidente processual?

Incidente processual é todo e qualquer ponto controvertido entre as partes (autor/a e ré/u), que surge no curso do processo, fugindo do ritmo normal deste, que ocorre de forma acessória e secundária devendo ser julgada antes da decisão do mérito da causa principal.

Quais são os incidentes processuais penais?

Processos incidentais

Alguns exemplos de procedimentos incidentes são os conflitos de jurisdição, as incompatibilidades e os impedimentos, as medidas assecuratórias, os incidentes de insanidade mental ou de falsidade, entre outros.

Quais os incidentes processuais do CPP?

  • I – QUESTÕES PREJUDICIAIS. Prejudicial é aquilo que deve ser julgado de forma antecipada. ...
  • II – INCIDENTE DE FALSIDADE. Trata-se de incidente onde se discute a falsidade de documento, seja suscitado pelo MP, querelante ou defesa. ...
  • III – INCIDENTE DE INSANIDADE MENTAL.

O que é um incidente no trabalho?

Já um incidente de trabalho é uma ocorrência que tem potencial de ocasionar um acidente de trabalho, isto é, um fato que ainda não gerou danos a nenhum colaborador e muito menos para a empresa, porém, é capaz de desencadear consequências mais graves, caso seja negligenciado.

Como descrever um incidente?

2. Reúna os fatos
  1. Os fatos relacionados ao incidente incluem:
  2. O básico. Identifique o local, hora e data específicos do incidente. ...
  3. Os afetados. Reúna os dados das pessoas envolvidas e/ou afetadas pelo incidente. ...
  4. As testemunhas. ...
  5. O contexto. ...
  6. As ações. ...
  7. O ambiente. ...
  8. As lesões.

O que é incidente na segurança do trabalho?

Já o incidente de trabalho é uma ocorrência não planejada com potencial de causar um acidente, mas que não afetou nenhum dos envolvidos, a empresa ou a rotina de trabalho.

O que é crime comissivo exemplo?

São crimes comissivos aqueles praticados por uma ação (ex.: estupro) e omissivos são aqueles cometidos através de uma abstenção (ex.: omissão de socorro).

O que caracteriza uma execução?

EXECUÇÃO FISCAL

O processo de execução se baseia na existência de um título executivo extrajudicial, denominado de Certidão de Dívida Ativa (CDA), que servirá de fundamento para a cobrança da dívida que nela está representada, pois tal título goza de presunção de certeza e liquidez.

Como funciona a lei de execução penal?

A relação jurídica na execução penal é constituída por direitos e deveres dos sentenciados com a Administração e vice-versa. Sendo assim, o condenado faz uso de seus direitos, não suprimidos pela sentença judicial transitada em julgado, e a Administração assume deveres para a garantia destes.

O que fazer após o cumprimento da pena?

Procedimentos judiciais após extinção/cumprimento da pena, que devem ser requisitados pelo interessado logo após o cumprimento da pena, para fins de reintegração na sociedade
  • 1º Comunicação ao Tribunal Regional Eleitoral, para reestabelecimento dos direitos políticos.
  • Base Legal: Art.

Quais as espécies de questões incidentais?

Espécies de questões e processos incidentes:
  • Questão prejudicial;
  • exceções;
  • incompatibilidades e impedimentos;
  • conflito de jurisdição;
  • restituição de coisa apreendida;
  • medidas assecuratórias;
  • incidente de falsidade;
  • incidente de insanidade mental do acusado.

Quais as 3 formas de comunicação dos atos processuais?

246, CPC/2015): a) pelo correio; b) por oficial de justiça; c) pelo escrivão ou chefe de secretaria, se o citando comparecer em cartório; d) por edital; e) por meio eletrônico, conforme regulado em lei.

Quais são as questões prejudiciais no processo penal?

As questões prejudiciais são questões que devem ser avaliadas pelo juiz, com valoração penal ou extrapenal, e devem ser decididas antes do mérito da ação principal. Quanto à natureza, as questões prejudiciais são classificadas em homogêneas e heterogêneas.

Como distribuir um incidente processual?

Distribuir a petição usando a classe genérica PETIÇÃO, vinculando-a (por dependência) ao processo principal e definindo corretamente o assunto (VALOR DA CAUSA + IMPUGNAÇÃO) e o tipo das partes (IMPUGNANTE x IMPUGNADO), para que a secretaria corrija apenas a CLASSE (menu MOVIMENTAÇÃO > COMPLEMENTAÇÃO) e apense o ...

Artigo anterior
Quanto tempo dura uma escuta?
Artigo seguinte
Como e quando surgiu o direito?