O que é excelência em gestão?
Perguntado por: Denis Luís Fonseca | Última atualização: 21. April 2022Pontuação: 4.4/5 (8 avaliações)
O que significa gestão por excelência?
Nasce, assim, a necessidade de desenvolver a gestão de excelência. O conceito diz respeito à promoção da melhoria contínua dos resultados organizacionais, de forma lógica e sustentável, mantendo a conformidade com padrões comparáveis aos das melhores organizações do mundo.
Quais são os fundamentos da excelência da gestão?
Ao longo deste post serão abordados alguns fundamentos para a excelência da sua gestão. Podemos destacar alguns Aprendizado Organizacional, Cultura de Inovação, Liderança, Visão de Futuro, Geração de Valor.
O que são os critérios de excelência?
Os Critérios de Excelência compõem o Modelo de Excelência da Gestão que é constituído por oito critérios (Liderança, Estratégias e Planos, Clientes, Sociedade, Informações e Conhecimento, Pessoas, Processos e Resultados) e que se subdividem em 24 itens de requisitos (18 representando os aspectos das práticas de gestão ...
O que é excelência de uma empresa?
Excelência empresarial significa um estado excelente; composto por pensamentos, sentimentos e ações fundamentados em 9 indicadores de gestão; cujo desdobramento é uma correlação da efetividade, eficácia e eficiência com o espaço, a matéria e o tempo em que as manifestações são efetuadas.
Conheça o Modelo de Excelência da Gestão® (MEG)
Qual a importância da excelência?
Excelência, diferentemente de gestão, é uma palavra de fácil definição e podemos arriscar que de entendimento quase que universal. Ao ouvirmos excelência, ou melhor, sentirmos, entendemos imediatamente que se trata de algo com qualidade do que é excelente ou qualidade muito superior.
Qual a diferença entre eficiência e excelência?
De forma resumida, a eficiência e eficácia estão interligadas, mas apenas a eficácia é caracterizada pela excelência na execução da atividade, fazendo o que for necessário para alcançar um determinado resultado, tendo em vista também a satisfação de uma necessidade e o alcance de um objetivo.
Quais são os 8 critérios de Excelência?
O MEG é baseado em oito critérios: liderança; estratégias e planos; clientes; sociedade; informações e conhecimento; pessoas; processos e resultados.
Quais são os oito critérios?
- Informações e conhecimento.
- Clientes.
- Liderança.
- Sociedade.
- Pessoas.
- Estratégias e planos.
- Processos.
- Resultados.
Quais são os critérios da qualidade?
Esse gerenciamento visa obter excelência na execução de todas as tarefas e procedimentos, tendo em mente que as dimensões da qualidade podem ser compreendidas como desempenho, confiabilidade, percepção, durabilidade, características, conformidade e atendimento.
Quantos são os fundamentos da excelência?
São 11 os fundamentos da Excelência: Pensamento Sistêmico - Entendimento das relações de interdependência entre os diversos componentes de uma organização, bem como entre a organização e o ambiente externo.
Qual a importância dos fundamentos de excelência na gestão da FNQ?
O Modelo de Excelência da Gestão® (MEG) é o carro-chefe da FNQ para a concretização da sua missão, que é a de estimular e apoiar as organizações brasileiras no desenvolvimento e na evolução de sua gestão para que se tornem sustentáveis, cooperativas e gerem valor para a sociedade e outras partes interessadas.
Quais são os fundamentos que são colocados em prática por meio dos oito critérios em Fundamentos do Modelo de excelência da gestão?
Critérios: liderança; estratégias e planos; clientes; sociedade; informações e conhecimento;pessoas; processos e resultados.
Como aplicar os 8 fundamentos da gestão de excelência?
- Pensamento sistêmico.
- Compromisso com as partes interessadas.
- Aprendizado Organizacional e Inovação.
- Adaptabilidade.
- Liderança transformadora.
- Desenvolvimento sustentável.
- Orientação por processos.
- Geração de valor.
O que é a gestão?
Gestão vem do termo em latim gestione, e configura o ato de administrar ou de gerir recursos, pessoas ou qualquer objeto que possa ser administrado com alguma finalidade: seja em benefício próprio ou de uma entidade.
O que é FNQ e qual o seu objetivo?
Sobre a FNQ - FNQ. A Fundação Nacional de Qualidade (FNQ) atua em disseminação, educação, diagnóstico e consultoria com foco na gestão voltada para a excelência e transformação das organizações do Brasil.
Quais os critérios são avaliados pela Fundação Nacional da qualidade no Prêmio Nacional da qualidade hoje denominado melhores em gestão?
Os Critérios de Excelência compõem o Modelo de Excelência da Gestão® (MEG), que é constituído por oito Critérios (Liderança, Estratégias e Planos, Clientes, Sociedade, Informações e Conhecimento, Pessoas, Processos e Resultados) e que se subdividem em 23 itens, sendo 18 de processos gerenciais e 5 de resultados ...
Quais são os fundamentos do MEG?
- Pensamento sistêmico. ...
- Aprendizado organizacional e inovação. ...
- Liderança transformadora. ...
- Compromisso com as partes interessadas. ...
- Adaptabilidade. ...
- Desenvolvimento sustentável. ...
- Orientação por processos. ...
- Geração de valor.
Quais as 7 etapas do processo de avaliação melhores em gestão?
- Inscrição;
- Envio de informações complementares;
- Análise prévia de todas as informações;
- Visita de avaliação;
- Entrega do Diagnóstico de Maturidade da Gestão (DMG);
- Banca de Juízes (definição das ganhadoras);
Quais as etapas de um processo de gestão de qualidade de excelência?
...
1. Trace objetivos e metas
- Custo operacional.
- Qualidade do produto.
- Confiabilidade.
- Flexibilidade.
- Velocidade.
Quais são as dimensões da qualidade total?
O termo qualidade total tem inserido em seu conceito seis atributos ou dimensões básicas que lhe conferem características de totalidade. Essas seis dimensões são: qualidade intrínseca; custo, atendimento, moral, segurança e ética (LONGO, 1996).
O que é eficiência exemplos?
Para exemplificar, a eficiência seria a classificação do comportamento de alguém que agiu com perfeição na realização de um determinado trabalho. Exemplo: “O menino limpou o quarto com eficiência”.
Qual a diferença entre eficiência e eficácia exemplos?
Eficiente é o que executa uma tarefa com qualidade, competência, excelência, com nenhum ou com o mínimo de erros. A eficiência está ligada ao modo de fazer uma tarefa. O eficaz faz o que é certo para atingir o objetivo inicialmente planejado. O eficiente faz com qualidade, mas nem sempre atinge um objetivo.
Qual é o conceito de eficiência?
Eficiência é a qualidade daquilo ou de quem é competente, que realiza de maneira correta as suas funções. A eficiência é uma característica positiva, principalmente como parte do perfil de profissionais que desejam obter sucesso em suas áreas de atuação.
Qual a importância da qualidade para um atendimento de excelência?
Aumento de confiança e credibilidade
Portanto, a qualidade no atendimento ao cliente é essencial para que seu cliente se sinta encantado pela experiência de compra e divulgue isso para outras pessoas, criando uma rede de confiança entre seu negócio e o público.
O que acontece se você colocar o CEP errado na compra?