O que é excelência em gestão?

Perguntado por: Denis Luís Fonseca  |  Última atualização: 21. April 2022
Pontuação: 4.4/5 (8 avaliações)

O que é o Modelo de Excelência em Gestão (MEG)?
O MEG é um modelo utilizado para avaliar o grau de maturidade e excelência da gestão de diferentes organizações. Empresas públicas, privadas e empresas de pequeno porte, médio ou grande podem fazer uso do MEG.

O que significa gestão por excelência?

Nasce, assim, a necessidade de desenvolver a gestão de excelência. O conceito diz respeito à promoção da melhoria contínua dos resultados organizacionais, de forma lógica e sustentável, mantendo a conformidade com padrões comparáveis aos das melhores organizações do mundo.

Quais são os fundamentos da excelência da gestão?

Ao longo deste post serão abordados alguns fundamentos para a excelência da sua gestão. Podemos destacar alguns Aprendizado Organizacional, Cultura de Inovação, Liderança, Visão de Futuro, Geração de Valor.

O que são os critérios de excelência?

Os Critérios de Excelência compõem o Modelo de Excelência da Gestão que é constituído por oito critérios (Liderança, Estratégias e Planos, Clientes, Sociedade, Informações e Conhecimento, Pessoas, Processos e Resultados) e que se subdividem em 24 itens de requisitos (18 representando os aspectos das práticas de gestão ...

O que é excelência de uma empresa?

Excelência empresarial significa um estado excelente; composto por pensamentos, sentimentos e ações fundamentados em 9 indicadores de gestão; cujo desdobramento é uma correlação da efetividade, eficácia e eficiência com o espaço, a matéria e o tempo em que as manifestações são efetuadas.

Conheça o Modelo de Excelência da Gestão® (MEG)

28 questões relacionadas encontradas

Qual a importância da excelência?

Excelência, diferentemente de gestão, é uma palavra de fácil definição e podemos arriscar que de entendimento quase que universal. Ao ouvirmos excelência, ou melhor, sentirmos, entendemos imediatamente que se trata de algo com qualidade do que é excelente ou qualidade muito superior.

Qual a diferença entre eficiência e excelência?

De forma resumida, a eficiência e eficácia estão interligadas, mas apenas a eficácia é caracterizada pela excelência na execução da atividade, fazendo o que for necessário para alcançar um determinado resultado, tendo em vista também a satisfação de uma necessidade e o alcance de um objetivo.

Quais são os 8 critérios de Excelência?

O MEG é baseado em oito critérios: liderança; estratégias e planos; clientes; sociedade; informações e conhecimento; pessoas; processos e resultados.

Quais são os oito critérios?

Os 8 critérios MEG
  • Informações e conhecimento.
  • Clientes.
  • Liderança.
  • Sociedade.
  • Pessoas.
  • Estratégias e planos.
  • Processos.
  • Resultados.

Quais são os critérios da qualidade?

Esse gerenciamento visa obter excelência na execução de todas as tarefas e procedimentos, tendo em mente que as dimensões da qualidade podem ser compreendidas como desempenho, confiabilidade, percepção, durabilidade, características, conformidade e atendimento.

Quantos são os fundamentos da excelência?

São 11 os fundamentos da Excelência: Pensamento Sistêmico - Entendimento das relações de interdependência entre os diversos componentes de uma organização, bem como entre a organização e o ambiente externo.

Qual a importância dos fundamentos de excelência na gestão da FNQ?

O Modelo de Excelência da Gestão® (MEG) é o carro-chefe da FNQ para a concretização da sua missão, que é a de estimular e apoiar as organizações brasileiras no desenvolvimento e na evolução de sua gestão para que se tornem sustentáveis, cooperativas e gerem valor para a sociedade e outras partes interessadas.

Quais são os fundamentos que são colocados em prática por meio dos oito critérios em Fundamentos do Modelo de excelência da gestão?

Critérios: liderança; estratégias e planos; clientes; sociedade; informações e conhecimento;pessoas; processos e resultados.

Como aplicar os 8 fundamentos da gestão de excelência?

8 fundamentos da excelência em gestão
  1. Pensamento sistêmico.
  2. Compromisso com as partes interessadas.
  3. Aprendizado Organizacional e Inovação.
  4. Adaptabilidade.
  5. Liderança transformadora.
  6. Desenvolvimento sustentável.
  7. Orientação por processos.
  8. Geração de valor.

O que é a gestão?

Gestão vem do termo em latim gestione, e configura o ato de administrar ou de gerir recursos, pessoas ou qualquer objeto que possa ser administrado com alguma finalidade: seja em benefício próprio ou de uma entidade.

O que é FNQ e qual o seu objetivo?

Sobre a FNQ - FNQ. A Fundação Nacional de Qualidade (FNQ) atua em disseminação, educação, diagnóstico e consultoria com foco na gestão voltada para a excelência e transformação das organizações do Brasil.

Quais os critérios são avaliados pela Fundação Nacional da qualidade no Prêmio Nacional da qualidade hoje denominado melhores em gestão?

Os Critérios de Excelência compõem o Modelo de Excelência da Gestão® (MEG), que é constituído por oito Critérios (Liderança, Estratégias e Planos, Clientes, Sociedade, Informações e Conhecimento, Pessoas, Processos e Resultados) e que se subdividem em 23 itens, sendo 18 de processos gerenciais e 5 de resultados ...

Quais são os fundamentos do MEG?

Os 8 Fundamentos do novo Modelo de Excelência da Gestão (MEG)
  • Pensamento sistêmico. ...
  • Aprendizado organizacional e inovação. ...
  • Liderança transformadora. ...
  • Compromisso com as partes interessadas. ...
  • Adaptabilidade. ...
  • Desenvolvimento sustentável. ...
  • Orientação por processos. ...
  • Geração de valor.

Quais as 7 etapas do processo de avaliação melhores em gestão?

Confira as sete etapas:
  • Inscrição;
  • Envio de informações complementares;
  • Análise prévia de todas as informações;
  • Visita de avaliação;
  • Entrega do Diagnóstico de Maturidade da Gestão (DMG);
  • Banca de Juízes (definição das ganhadoras);

Quais as etapas de um processo de gestão de qualidade de excelência?

Por isso, levantamos as 4 principais etapas que fazem parte dessa busca pela excelência, para que elas possam ser estudadas e reproduzidas. Confira!
...
1. Trace objetivos e metas
  • Custo operacional.
  • Qualidade do produto.
  • Confiabilidade.
  • Flexibilidade.
  • Velocidade.

Quais são as dimensões da qualidade total?

O termo qualidade total tem inserido em seu conceito seis atributos ou dimensões básicas que lhe conferem características de totalidade. Essas seis dimensões são: qualidade intrínseca; custo, atendimento, moral, segurança e ética (LONGO, 1996).

O que é eficiência exemplos?

Para exemplificar, a eficiência seria a classificação do comportamento de alguém que agiu com perfeição na realização de um determinado trabalho. Exemplo: “O menino limpou o quarto com eficiência”.

Qual a diferença entre eficiência e eficácia exemplos?

Eficiente é o que executa uma tarefa com qualidade, competência, excelência, com nenhum ou com o mínimo de erros. A eficiência está ligada ao modo de fazer uma tarefa. O eficaz faz o que é certo para atingir o objetivo inicialmente planejado. O eficiente faz com qualidade, mas nem sempre atinge um objetivo.

Qual é o conceito de eficiência?

Eficiência é a qualidade daquilo ou de quem é competente, que realiza de maneira correta as suas funções. A eficiência é uma característica positiva, principalmente como parte do perfil de profissionais que desejam obter sucesso em suas áreas de atuação.

Qual a importância da qualidade para um atendimento de excelência?

Aumento de confiança e credibilidade

Portanto, a qualidade no atendimento ao cliente é essencial para que seu cliente se sinta encantado pela experiência de compra e divulgue isso para outras pessoas, criando uma rede de confiança entre seu negócio e o público.

Artigo anterior
Quais os princípios ou bases que nortearam as pessoas na organização de Rochdale?
Artigo seguinte
O que acontece se você colocar o CEP errado na compra?